Interação social

Feita por >Drica · 2 mar 2021 Habilidades sociais

Tenho dificuldade de interagir com as pessoas e na faculdade sempre sou deixada de lado principalmente nos trabalhos de grupo. Nao converso muito. Sofri bullyng na infancia e adolescencia na escola,e tambem abuso sexual. Hoje estou 31anos.

A melhor resposta 3 MAR 2021

Olá Drica, quando passamos por situações difíceis e/ou traumáticas na nossa infância ou adolescência, quando não tratados, acabamos por carregar as marcas ao longo da nossa vida. Sugiro que você busque ajuda especializada de um psicólogo. Na terapia, você será capaz de ressignificar o que houve e deixa no passado, podendo estabelecer novas bases de relacionamento e de confiança com as pessoas.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

9 MAR 2021

Bom ter o seu contato Drica!!!

Pelo seu relato tudo indica que estas perturbações ocorridas impedem de ter uma qualidade de vida desejável.

Sugiro, ainda se for do seu interesse, procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando o que lhe incomoda, processo realizado em consultório que pode contribuir de forma significativa para um retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

6 MAR 2021

Bom dia Drica, tudo bem?

Esse sentimento que descreve não deve ser comum ao longo de nossas vidas, independente dos possíveis motivos que ocasionam ele. É normal que nos sintamos assim depois de termos vivenciados eventos traumáticos, mas, quando não trabalhamos de forma adequada esses episódios traumáticos dentro de nós mesmos, eles podem perdurar e nos causa problemas maiores na idade adulta, o que pode gerar dificuldades nas relações interpessoais, no trabalho, em relações afetivas, familiares e outras mais. A terapia pode te ajudar muito a adquirir mais conhecimento sobre si própria, e te auxiliar a superar esses momentos difíceis que relata, para que você possa ter melhores condições de desenvolver relacionamentos saudáveis consigo e com os outros, ao longo de sua vida. Se desejar, tenho disponibilidade para atendimento on-line para conversarmos sobre isso, adoraria te escutar. Desejo que fique bem.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 MAR 2021

Olá Drica tudo bem?
Os eventos traumáticos que ocorrem quando nós somos crianças e adolescentes, caso não sejam tratados e elaborados, acabam sendo um potencial fator que causa angústia em nossas vidas.
Essas vivências do passado que se presentificam no nosso dia a dia, causa sofrimento e nos deixa em uma situação onde não conseguimos lidar com o presente sem as marcas do passado. Para que você consiga melhorar suas relações sociais, não há outro caminho senão entrar em contato com estas questões que lhe machucam até os dias de hoje. Para isso acontecer, você precisa começar uma psicoterapia.
Grato pela pergunta.
Atenciosamente, Túlio Bueno Rocha Martins psicólogo e psicanalista.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

3 MAR 2021

Olá Drica! Grato por citar. Que bom que você está falando dessas questões. Em local reservado, com confiança, sigilo, acolhimento, precisa falar muito mais.
Permita a um psicólogo, estando você, com mente aberta, persistência e disciplina, conhecer mais detalhadamente teus sofrimentos, tua história, tua rotina de vida, tua configuração familiar, personalidade, dentre outros fatores. Assim você e esse profissional poderão construir um caminho de tratamento que te permita, modificar forma de sentir, pensar, interpretar e agir diante da vida.
Considerando que você está com trinta e um anos, quanto antes você fizer isso, melhor para você.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.