Dependente dos meus pais

Feita por >Rita · 14 jan 2023 Abordagem psicológica

Tenho 21 anos e ainda sou dependente dos meus pais, mas acho que o meu caso é mais grave. Me formei em 2018, sempre fui uma menina dedicada e esforçada nos meus estudos.. conseguindo sempre notas muito altas e nunca ficando de recuperação! O problema começou quando eu decidi ser vestibulanda de um dos cursos mais difíceis do Brasil: Medicina (Com um agravo, na federal). E isso me fez ficar dependente deles por vários anos..! Recentemente, encontrei um antigo amigo meu de infância.. e isso foi muito bom, sabe? Foi como eu não me sentisse sozinha, e, até mesmo quem eu achava super inteligente da minha época, estava quase na mesma situação que eu! Esse amigo me fez repensar algumas das minhas escolhas de vida.. e entender que o que me fez querer medicina não era a profissão em sí, mas o fato de eu achar que, com ela, iria ganhar muito dinheiro e se livrar dos pais. Ele não falou isso diretamente, até pq ele não sabe que eu tô tentando pra isso.. mas só contando a história de vida dele, fiquei super reflexiva!! Hoje ele tem uma microfábrica e ganha consideravelmente bem.. sei que não é o emprego dos sonhos!! Mas fiquei pensando se poderia montar uma lojinha como autônoma enquanto tento outro curso!! Porque o que me desestimulava a estudar, era o fato de que, se eu fizesse medicina, iria ficar presa ao meu pai por 6 anos.. sem poder trabalhar, porque era muito difícil conciliar uma rotina de estudos com trabalho! O grande problema é que, mesmo sendo de família humilde, o meu pai não apoia o meu trabalho e não me incentiva em nada.. ele se acostumou com o fato de eu ser dependente dele.. e isso tem me corroído muito!! Acordo cedo, faço minhas coisas e mostro que não preciso mais deles.. mas, mesmo assim, eles não querem que eu trabalhe! E ficam me prendendo a fazer tudo que eles querem! Sou obrigada a ficar em casa e não sair pra quase nenhum canto pois tenho cuidar da minha vó doente sozinha. eles não me deixam ter amigos e dizem que ninguém iria querer algo sério comigo.. pois não faço faculdade, nem trabaho! Sendo que eles não deixam nem eu fazer faculdade, nem nem trabalhar.. pois tenho que cuidar sozinha da minha vó sem receber nada em troca! Eu tô em tempo de pôr fim a essa vida sem sentido nenhum.. porque eu tô totalmente confusa e perdida!

A melhor resposta 16 JAN 2023

Oi Rita!
Compreenda uma coisa: voce veio através do seus pais, e veio para realizar o seu objetivo de vida e através deste, ser muito feliz.
Acontece que voce não descobriu seu propósito de vida; voce desconhece a si mesma, não sabe quem realmente é; voce apenas se adaptou aos outros, foi uma boa menina, tirava sempre notas boas para ser elogiada, aprovada, amada, aceita, mas sente vazio interior, sente angústia e ansiedade... tenta gora imitar seu amigo, quer uma loja para...
Nada disso vai adiantar!
Primeiro, precisa descobrir o que voce quer na vida... e não é ganhar dinheiro! O ter dinheiro não faz ninguém feliz, não é o dinheiro que traz a paz e a felicidade. É voce se conhecer e conhecer o que voce quer na vida.
Sim, a partir dos 17 anos a pessoa precisa buscar a sua realização pessoal e profissional, separado da família; precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua família para poder se tornar dona da sua vida, autônoma emocional e profissionalmente, mas fundamentada em teus talentos... já descobriu teus talentos? Precisa transformar estes talentos em ferramentas de trabalho.. e aí, o dinheiro vem como dádiva.
Enquanto voce se esforça para compreender a vida e a profissão permanecendo baseada onde foi alienada, só haverá processo de autodestruição e perdas progressivas.
Abraços

5817 respostas

15 JAN 2023

Olá Rita! Obrigado por escrever. Evitarei, no momento, reflexões complementares. Pelo que escreveu você apresenta uma visão distorcidas. Precisa passar por orientação ocupacional com bases científicas. Estou a disposição para tanto. Depender dos pais com vinte e um anos, é muito frequente na atualidade. A questão é que suas explicações e soluções, não estão realistas. Não há relação entre faculdade cursada e salário. A questão envolve muitos outros componentes.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8634 respostas

15 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém