Como deixar a casa dos pais dependentes financeiramente?

Feita por >Vinicius · 9 nov 2021 Desenvolvimento pessoal

Moro com minha mãe e irmão, que é maior de idade porém não tem muitas ambições e projetos para o futuro, inclusive não trabalha. Minha renda é muito maior comparada à da minha mãe, logo, assumo a maior parte das contas em casa, e quase todos meus ganhos são destinados pro coletivo, não sobra muito para gastar com meus projetos.
Atualmente minha rotina de estudo, trabalho, lazer e namoro não se encaixa com a rotina da minha família, e planejo há muito tempo sair da casa da minha mãe para ter liberdade e seguir com minha vida, mas sinto uma enorme responsabilidade sobre ela, se eu realmente me mudar, ela vai ter muita dificuldade financeira, e também vai sofrer com o abandono, pois isso aconteceu quando minhas irmãs mais velhas se casaram. Mas sinto que não consigo mais manter essa relação de “criar” mãe e irmão.

A melhor resposta 10 NOV 2021

Vinicius,
Voce não nasceu para cuidar da mãe e do irmão, muito menos do irmão que só se mantem assim porque voce mantem ele.
Voce nasceu através da tua mãe e pai, mas nasceu para se realizar e ser feliz, realizar os teus sonhos, os teus objetivos de vida.
Veja que a vida está contribuindo contigo, ganha o suficiente para isso; apenas uma questão emocional te segura preso à mãe, à família. Quando voce se der conta, conscientizar dessa emocionalidade, vai realizar a ti mesmo e vai fazer com que o irmão se desinstale e comece a crescer.
Por que não faz psicoterapia? Isto te ajudaria a resolver e corrigir e entender por que tem este comportamento. Te auxilia também a encontrar a namorada proativa que não fique na dependência sua.

5826 respostas

10 NOV 2021

Olá Vinícius! Grato por escrever. Tua posição é melhor, pois você não está dependente, mas de outro lado, você acaba por alimentar a dependência. Certamente sabemos que você não quer que sua família sofra, mas pelo escrito, é possível deduzir que eles estão dependentes porque podem. Muitas vezes é melhor, quanto antes, levar as pessoas a assumirem o controle da própria vida, Quanto mais tempo passa, mais difícil lidar com a situação. Você pode fazer um plano, conversar com eles, e ir se desligando deles de forma gradativa, mas disciplinada.
Estou à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de quarta onda da pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

10 NOV 2021

Oi, Vinicius
A princípio te sugiro uma conversa com a sua mãe para ver como ela percebe a sua possível saída.
Segundo, estruture e planeje uma organização financeira para a mudança.
Por último, avalie que, a sua saída de casa não impede que você contribua para a casa dos seus pais, entende? Uma coisa não elimina a outra, por mais que as vezes nos pareça.
A "quebra" desse ciclo pode ser facilitada num processo de terapia, buscando agir de forma mais assertiva na tomada de decisões e na forma como agimos.
Não deixe de buscar ajuda, você pode se beneficiar muito.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha