Como deixar de ser dependente dos pais e me sentir útil?

Feita por >irla · 13 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 22 anos e sempre morei com meus pais e irmãos, sobrinho e cunhado; nunca tive uma casa muito estruturada com espaço para estudos; um quarto por exemplo, me fez e faz muita falta, justamente para os momentos em que necessito ficar sozinha. Além disso, mesmo tendo terminado o ensino médio há alguns anos; ter trabalhado temporariamente... não consigo um emprego e estou sem celular. Dependo dos meus pais para tudo e eles me sufocam com o excesso de proteção. Ás vezes me sinto inútil e uma sobrecarga, não sei como ir pra frente, uma vez que nem estudar eu consigo com uma casa onde tem muita gente e pouca estrutura.

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Irla!
A super proteção dos pais favorece para o desenvolvimento de uma personalidade mais insegura e pelo seu pequeno relato, não houve em sua vida muito espaço para que desenvolvesse sua autonomia.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, recebendo auxilio para tratar das questões de insegurança, empoderamento e favorecer nas conquistas pessoais e profissionais.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

17 OUT 2021

Irla,
Voce veio através dos pais, mas não é deles. Voce veio com uma missão de vida, com um objetivo e deve realizar este objetivo.
Portanto, com 22 anos já te foram dados condições para seres independente, ser autônoma e viver às tuas custas, ter o teu próprio espaço de vida e de trabalho. O que gosta de fazer? Procure fazer o que gosta de fazer, lá está tua carreira e tua segurança e teu dinheiro. Não procure emprego, mas ofereça trabalho. Por isso o trabalho será aquele que gosta de fazer. Neste, tem criatividade e alegria em fazer.
Só não espere que os pais facilitem isso. Eles sempre vão querer te segurar. Voce deve abrir os olhos, acordar e dizer "adeus" "vou fazer a minha vida". A liberdade é uma conquista pessoal. Seja uma mulher que valha a pena.

5817 respostas

14 OUT 2021

Oi Irla!

Difícil conviver com a falta de privacidade né? Esse processo pela busca da independência e privacidade, é comum. Sinto muito pelo o que está passando. O que posso te sugerir é, se possível, abrir um diálogo com os seus familiares, expressando como você se sente e vendo, junto com eles, o que pode ser feito para melhorar a situação, como eles podem te ajudar de alguma forma. Mas sabemos que nem sempre abrir para um diálogo é possível, né? Busque ajuda de um profissional da sua confiança para que te ajude nesse processo.

Se precisar, estou a disposição. Abraço!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 OUT 2021

Irla, quem quer acha um jeito, quem não quer acha uma desculpa.

Não estou minimizando suas dificuldades e limitações, q realmente parecem dificultar as coisas, mas para tudo na vida existem alternativas.

Vc está focando nos problemas. Foque nas soluções e pare de ficar arrumando justificativas para seu fracasso.

Isso tudo parece ter muito mais a ver com sua imaturidade e insegurança de tomar suas próprias decisões do q com os problemas estruturais q vc cita.

A escolha é só sua! Reflita em tudo isso e boa sorte!

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

14 OUT 2021

Oi, Irla
Espero que esteja tudo bem
Quando passamos por essa fase da vida nos vemos diante de vários conflitos dentro de casa: por um lado você querendo crescer e desenvolver sua autonomia, por outro os pais que, na maioria das vezes bem intencionados, não permitem espaço para isso. Num primeiro momento te sugiro abrir um diálogo com eles. Converse e, se possível, busque mostrar como você se sente. Assim talvez eles possam te ajudar de alguma forma. Não tenha medo de pedir ajuda num processo de busca por independência, ninguém é uma ilha e ainda vamos precisar de apoio.
Conte comigo se precisar de algo!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha