Como deixar de ser dependente dos meus pais?

Feita por >João Guilherme · 20 nov 2019 Desenvolvimento pessoal

Eu moro com meu pai, mãe e irmão mais velho. Meu irmão sempre foi muito esforçado nos estudos e eu não, ele passava com notas altas e eu sempre em recuperação. Com o tempo eu fui observando que meus pais(principalmente meu pai) vinham me tratando de forma diferente(por muitos anos), como se eu fosse incapaz de muitas coisas(mas nada que me incomodasse tanto) e nesse ultimo fim de semana eu soube que meu pai comprou um terreno para começar um negocio, o que me deixou profundamente magoado foi que levou meu irmão até o terreno e consultou ele antes de comprar, se eu não tivesse escutado eles conversando eu não saberia até agora. Isso me deixou muito triste, como se eu fosse um peso morto para o meu pai e que minha opinião não serviria de nada. O fato é que eu tenho 19 anos e não quero mais viver nesse ambiente me sentindo assim, porem não tenho como sair de casa pois sou totalmente dependente do meu pai pois trabalho com ele. O que devo fazer? Não quero mais trabalhar com ele pois me sinto da mesma forma no trabalho. Tento arranjar um emprego novo e sair de casa?

A melhor resposta 22 NOV 2019

Olá João Guilherme...
Compreenda antes uma coisa:
1. Cada um de nós nasceu e está aqui vivendo neste mundo para realizar um projeto, o Projeto da sua Vida... tu tem dentro de ti este projeto. Deves apenas descobrir qual é e realizá-lo. A vida te deu determinados talentos que são ferramentas através dos quais podes realizar o teu projeto.
2. Nosso sistema de educação está distorcido e não vais bem, provavelmente porque estás estudando coisas que não ajudam no teu Projeto de Vida, estudas sem tesão.
3. Somos todos diferentes, mas exatamente de acordo com o que precisamos para a nossa plena realização e ser feliz.
4. De certa forma, tu veio através dos pais, mas não és dos pais ... tens que, necessariamente fazer o teu mundo, ser independente, financeiramente e afetivamente. Não se deixe envolver demais afetivamente porque dificulta a tua vida.
5. Nasceu num meio, que eu chamo de Sistema: Família e sociedade com seus princípios, leis, normas, crenças, para eles poderem conviver juntos. Este sistema tem um sistema de avaliação: Isto pode, aquilo não pode. Estás errado se fizer algo contrário às normas. Estás correto, se fizeres como diz as normas.
6. Compete a cada um zelar e conduzir estas duas realidades (Vida e Sistema) em harmonia, através da Consciência não permitindo que nenhuma das duas prevaleça sobre a outra.
7. Então, ciente disso, lute para que consiga ser o que queres ser... o que tu queres ser e não o que os outros querem de ti. Se tiver necessidade brigue para que eles te respeitem e não deixe ninguém te sufocar. É a coragem de ser assim como és. Não tens que modificar nada de ti, tem que gostar de ti mesmo, amar a ti mesmo. Mesmo que ninguém goste de ti, tu precisas gostar de ti. Tu não precisa dos outros, precisa de ti mesmo e só.
8. Tu deve ser pai de ti mesmo, mãe de ti mesmo... mesmo junto com os pais, procure uma profissão que te realize. Esta vai te dar o passaporte para tua independência financeira, não precisas da ajuda de outros, tu pode fazer isso.
9. Da mesma forma, afetivamente: quando estiveres na tua verdadeira carreira, vai sentir prazer e realização de estar fazendo. A felicidade que irradias vai atrair pessoas, amigos, mulheres interessantes, à tua escolha.
10. Não deixe que o sentimento de ter sido preterido te magoe... não deixa de ser um desafio que a vida está aprontando para ver se és valente ou não. Quanto mais preterido for, mais poder acumulas, vencendo por ti mesmo.

5817 respostas

10 DEZ 2019

Olá João tudo bem? Acho que você deve conversar com seu pai falar o que sente e ver o que ele te diz. Mas o que ficou claro é que seu irmão aos olhos do teu pai sempre precisou mais ajuda dele do que você. Parece que ele está tranquilo que você sabe se virar sozinho. Se quiser que ele te veja fale com ele mostre pai estou aqui também quero sua atenção. Como você nunca precisou ele não tem como adivinhar isso. Outra coisa os pais tendem a organizar os filhos mais velhos primeiro e depois os demais por ordem cronológica. Se depois de conversar você ainda se sentir assim bom escrever num papel o que você quer para sua vida independente de sua família e ir a luta. Forte abraço

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

21 NOV 2019

João, parece que tudo isso que você descreve vai na verdade te fortalecer. O primeiro passo é buscar ajuda porque sua jornada será de quebra de alguns paradigmas sobre você e sua família. Tendo maior clareza nao só do que está acontecendo como do que quer daqui para frente, começará a construir esse caminho de independência. As vezes uma conversa sincera, sem crítica, cobranças e julgamentos com seus pais sobre o que precisa para mudar esse cenário de dependência e se eles podem apoia-lo nesse movimento, pode te surpreender positivamente. Mas se isso nao for possível, busque você encontrar alternativas para criar o futuro que quer e merece!

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

21 NOV 2019

Um professor me dizia que amadurecer é como quebrar por dentro a casca do ovo em que estávamos. A sensação inicial seria, segundo ele, a de liberdade (enfim). Logo em seguida, as angústias naturais do processo de libertação, faria com que se sentisse o desejo de voltar para dentro do ovo, pois nos era um lugar conhecido e seguro. Porém, jamais o ovo seria o mesmo, e tampouco aquele que dali saiu seria. Amadurecer dói como deve doer para uma crisálida romper sua casca e se tornar borboleta. O mais interessante desses processos, de amadurecimento, são o respeito que sentem por si, e por seu próprio tempo, aqueles mais bem sucedidos em transpor as angústias do se tornar quem se é. Você pode escolher um psicólogo para lhe acompanhar em cada fase de seu processo, mas será você a decidir qual caminho tomar é a hora de romper com quaisquer amarras que te estejam impedindo de reconhecer que você cresceu e o como você chegou até aqui.

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina