Como voltar a respirar?

Feita por >Oliver · 2 mai 2024 Abordagem psicológica

Alguns meses eu venho sentindo mudaças de humor e me sentindo deprimido a maior parte do tempo que fico em casa. Depois que um parente usuario de droga veio morar aqui só acontecem brigas e ameças. Já não consigo mais lidar com essas situações, sinto vontade de sumir o tempo inteiro. Quero ir embora mas não tenho rede de apoio e sinto que minha familia vão me achar ingrato e que não tenho sentimentos.

A melhor resposta 9 MAI 2024

Olá, Oliver, primeiramente gostaria de te agradecer pelo oportunidade de poder te ajudar.

Provavelmente, ao menos o que posso perceber pelo seu relato, Oliver, o que vem tirando o seu ar é essa atual circunstância de conviver com alguém que provoca brigas e ameaças, então talvez o foco em que você possa se voltar seja tanto aprofundar o entendimento do porquê tal pessoa está precisando fazer parte do seu convívio cotidiano, e quanto também se voltar e aprofundar a conscientização do que está implicado nessa relação familiar em que sua presença se faz necessária. Possivelmente a presença desse parente na sua casa venha desencadeando esse humor deprimido, contrariado - até porque a própria pessoa, devido ao uso de droga, contraria uma condução minimamente saudável do espaço e convivência familiar. Se de fato você reconhece que ao menos por agora não tem condições de acolher e auxiliar esse parente que deve estar passando por um momento difícil, ao menos que vê procure se preservar, preservar sua relativa paz, seu oxigênio, e o caminho para essa autopreservação passa por você, Oliver, comunicar aos seus familiares que acolheram esse parente que você necessita de um pouco mais de privacidade, do seu espaço, de um mínimo de distanciamento do ambiente de brigas e ameaças - pois senão não teremos somente uma pessoa com dificuldades, seu parente e sua relação com a droga, mais duas pessoas, ele e você, com seu mal-estar, mudança de humor, depressão. Esclarecimentos e diálogo provavelmente é o caminho.

Oliver, se acaso necessitar aprofundar tais elucidações fico à disposição, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

191 respostas

13 MAI 2024

Olá Oliver!

Quando há mudanças no funcionamento e na estrutura familiar é comum surgir dificuldades e desafios nas relações, especialmente considerando os desafios de conviver com uma pessoa que faz uso de drogas.

É natural se sentir sobrecarregado e deprimido num contexto familiar estressante. Por isso, é importante desenvolver alguns mecanismos de enfrentamento para regular suas emoções e cuidar da sua saúde mental nesse momento.

Se você percebe que não há condições de ajudar esse parente, busque cuidar de si primeiro. Quando não estamos bem, é difícil poder ajudar outras pessoas. Busque se preservar, estabelecer seu espaço e limites, explique com assertividade aos seus familiares que você precisa de um pouco de tempo, de privacidade, de espaço para si.

Fico à disposição para auxiliá-lo.

Abraço Oliver!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

114 respostas

10 MAI 2024

Oliver sua mudança de humor pode ser por não aceitar esse novo morador na casa, juntando c falta de privacidade..
Vc n precisa sumir, apenas tentar conviver c as dificuldades ou buscar mudar .
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

5 MAI 2024

Olá Oliver, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas vezes passamos por momentos em nossas vidas onde estamos muito conturbados, envolto em questões que acabam roubando, e muito, nossa energia e disposição para vida. Aprender a passar por esses momentos é um aprendizado importante, que vai nos ajudar na superação desses momentos, sem que fiquemos muito machucados com tudo isso. No entanto, muitas pessoas não sabem e não possuem as habilidades necessárias para ultrapassar esses momentos, e é por isso que é importante buscarmos ajuda profissional quando estamos passando por isso, e não sabemos como agir, nem como sair dessa situação. Neste sentido, o profissional mais indicado é o de Psicologia, e esse profissional pode te oferecer um bom suporte para você lidar com tudo isso que está passando. Você tem que adquirir as habilidades e compressões necessárias para ultrapassar essa fase, se tornando mais forte e capaz durante todo esse processo, e isso é importante agora. Por isso, se houver oportunidade, busque ajuda desse profissional agora, e comece a modificar o contexto que está vivendo.. Tenho certeza que isso te ajudará a lidar com toda essa situação de uma maneira mais adequada e satisfatória.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

3 MAI 2024

Boa tarde.

Viver num ambiente conturbado é desafiador, por isso, a mudança de humor é esperada. Sugiro fazer atividade física a fim de ajudar no humor e procurar fazer atividades prazerosas, além de buscar ajuda psicológica para te ajudar a lidar com o seu emocional.

Me coloco a disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

52 respostas

3 MAI 2024

Olá Oliver,
É normal se sentir sobrecarregado e deprimido em um ambiente familiar conturbado, especialmente quando não há suporte emocional disponível. É importante priorizar sua saúde mental e buscar ajuda psicológica, para obter apoio e orientação sobre como lidar com suas emoções e a situação em casa. Você não está sendo ingrato por querer se afastar de uma situação que está afetando sua saúde mental. Fiquei bem, se precisar estou por aqui.

Fernanda Nunes Ribeiro Andre Psicólogo em Cotia