Crise de ansiedade depois do término

Feita por >Vinicius · 24 out 2022 Ansiedade

Eu estava num relacionamento à distância, éramos dois adultos já com quase dois anos de relacionamento, o único problema era se encontrarmos, houve 2 tentativas que não deu certo por causa de dinheiro. O relacionamento era muito bom, mas depois me acomodei e ficou muito "monótomo" segundo ela. Ela acabou terminando comigo e eu não esperava isso de jeito nenhum, foi um baque enorme, no próximo dia eu simplesmente desabei, foi um choque tão grande que eu senti um vazio gigante em mim e tive até dificuldade pra respirar e ficava andando de un lado pro outro muito ansioso. Fiz o pior, fiquei implorando por 3 dias uma segunda chance, até que decidi parar com essa humilhação e falei adeus pra ela, que acabou me bloqueando depois de 3 dias sem nos falarmos. O problema de verdade é que depois de 4 semanas ainda sinto essa falta de ar e essa ansiedade enorme, porque meu futuro todo estava planejado em volta dela, literalmente era a pessoa que eu mais amava no mundo, e por causa disso procurei milhares de vídeos de como reconquistar a ex, muitos falando sobre contato zero, de ficar um tempo sem se falar e usar esse tempo pra virar a melhor versão de si e voltar o contato depois. Mas o vazio de não conseguir falar com ela nesse tempo todo me destrói, e eu sinto que boto expectativa demais nessa "técnica", e eu fico muito ruim da mente e começo a pensar que eu to me iludindo. Até hoje eu acordo tofo dia sem vontade de sair da cama, porque eu odeio essa realidade, pra mim tudo perdeu o sentido e a cor e eu me sinto vivendo numa ilusão. Eu olho pro celular esperando uma notificação dela e nada, eu me sinto horrivel, cada dia mais perdendo a esperança, e eu queria logo perder de vez essa expectativa pra eu poder esquecer ela, mas parece que é impossível, e mesmo se tivermos contato de novo eu tenho medo demais de ela me tratar com tanta frieza e indiferença como no dia que ela terminou comigo. É horrível, toda vez que penso nela eu fico sem ar e querendo chorar e mandar mensagem no insta, que ela ainda não me bloqueou lá, mas eu me seguro. Eu nunca fui de me odiar, eu sempre gostei de mim mesmo, sempre me achei único e gostava da minha vida, depois disso tudo simplesmente parece que tudo desabou porque eu deixei o relacionamento "monótomo", de verdade, o que eu mais queria era voltar com ela, mas eu fico me afirmando que ela não gosta mais de mim e nunca mais vai haver esse amor de novo. Eu fico o dia inteiro vendo video de autoconhecimento e reconstrução de relacionamento. O que eu faço? Eu não consigo ver futuro que eu esteja feliz sem ela, tudo tinha ela e foi apagado, hoje eu sobrevivo só, não tenho amor à vida nenhum mais como tinha antes, e eu me odeio mais ainda por estar nessa situação. E será que vale a pena alimentar essa esperança de viver esse amor novamente mesmo sendo relacionamento a distância? Já tenho um dinheiro pra poder ir ver ela, mas só tive essa grana agora que tudo acabou. Podem me ajudar, por favor?

A melhor resposta 26 OUT 2022

Olá Estevão, espero que esteja tudo bem com você.

Será que em algum momento nessa relação a distância de 2 anos sem se verem, você, de fato, a teve? Será que podemos, nessa vida, possuirmos alguém, neste sentido que você imagina? Te convido a refletir sobre essas duas questões iniciais, para que você possa compreender que um relacionamento afetivo, para ser vivido em toda sua integridade e potencialidade, requer maturidade, disponibilidade e confiança. Mesmo tendo tudo isso, nós não devemos depositar todas fichas de nossas vidas em um relacionamento, como se apenas, através deste tipo de interação entre seres humanos, nós pudéssemos obter a felicidade e a realização pessoal que desejamos. E as outras áreas? E o trabalho? O lazer? Seus projetos pessoais? Seu desenvolvimento pessoal? Seus estudos? Existe toda uma outra gama de setores em sua vida que também precisam de atenção e são tão, ou muitas vezes até mais, importantes que um relacionamento (a distância). Você está olhando para esses setores? Você está olhando para si, agora, para sua vida? Não parece. Você está apenas olhando para a esperança de retorno de um relacionamento que talvez nem tenha existido. Com consciência ou não, é o que você está escolhendo no momento. Até quando? Ela, com certeza, segue a vida dela. E você, segue a sua, ou a dela? A vida é o que se apresenta na realidade, e temos que aprender a lidar com a realidade sempre. Você vai conseguir ir adiante, e quando estiver pronto, novas oportunidades surgirão. Até lá, aprecie sua vida, aprecie suas escolhas, aprecie seu processo. Se precisar de ajuda, e desejar aprofundar o tema, sugiro buscar um Psicólogo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 OUT 2022

Olá Estevão.
Relacionamentos virtuais acontecem muito e podem perdurar longo prazo se logo do início se tornam reais. Relacionamentos virtuais como o próprio nome diz são virtuais e podem acabar após o próximo toque. Dois anos é muito tempo para quem espera mais contato, mais entrega, mais disponibilidade presencial. O que fez com que o dinheiro seja o culpado pelo término do seu namoro? Eu não sei a sua idade mas a menos que seja ainda um estudante e dependa de outros então realmente não deve estar tão focado em relacionamento amoroso e sim em estudos e profissão. De qualquer forma todos precisamos aprender a nos relacionar conosco mesmo mesmo e com o dinheiro e com os outros. Sempre é tempo para amadurecimento e aprendizagem. Reflita e perceba que a sua independência está também relacionada com a sua capacidade de se relacionar na profissão, de investir no seu autoconhecimento e na capaciade de ganhar dinheiro. Invista nessas áreas pois é bem possível que você consiga diminuir as frustrações. As frustrações acontecem na mesma proporção das ilusões. Os relacionamentos amorosos exigem presença, empatia, escuta ativa, comprometimento, colaboração, companheirismo, empenho, organização, fidelidade, foco no seu propósito de vida e tudo o mais que uma atividade que envolve pessoas, emoções e sentimentos necessita. Faça terapia de preferência presencial para desenvolver a sua auto estima e se fortalecer, se sentir capaz de solucionar problemas de forma mais eficaz. Fico a disposição para tratar os temas abordados aqui com mais profundidade em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

25 OUT 2022

Olá Estevão! Obrigado por escrever. Pelo relatada, você precisa amadurecer e muito; precisa aprimorar vinculações reais de qualidade, estabelecer rotina de vida que lhe seja significativa, que envolva interações reais, ao vivo, em cores, com colegas e conhecidos. No fundo, você está colocando outra pessoa como mais importante do que você. Nunca se esqueça! Para namorar outra pessoa, é necessário antes, ter o centro do amor, da autoconfiança, em si próprio. Relacionamento com distância, é extremamente mais pobre. Pessoas precisam contar com turma de colegas e conhecidos consistentes, pessoas precisam de estudos e e trabalho com vínculos consistentes, éticos, realizadores, saudáveis. É necessária rotina de vida adequadamente temperada.
A ansiedade acontece em você, mas o término foi com ela. É preciso resgatar a inteireza pessoal.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Escolha a democracia e o respeito aos diversos.

8612 respostas

25 OUT 2022

Estevão
Voce criou um relacionamento ilusório, criou expectativas na sua mente e isto que estava no teu imaginário não se concretizou.
Um relacionamento depende de muito diálogo, conhecimento de si e do outro para, só depois, juntos, verem a possibilidade de continuar juntos ou não.
Voce criou tudo isso no seu imaginário... era uma nuvem, veio o vento e desfez a nuvem e voce ficou querendo trazer de volta o que não mais existe.
Voce está se deixando afetar pela sua mente, e, a mente, sempre MENTE. Sempre mente porque está baseada em acontecimentos passados, enquanto a vida acontece no presente.
Não chore pelo leite derramado... seja mais cuidadoso em criar fantasias; melhor é não criar expectativas, deixe as coisas acontecerem.
Auxilie-se pela psicoterapia para viver teus sonhos, mas com os pés no chão.