Como tomar o controle de volta?

Feita por >Gab · 5 abr 2023 Abordagem psicológica

Não consigo viver no presente porque tô sempre preocupada com alguma coisa que não posso controlar. Meu primeiro e último pensamento é se eu vou morrer no dia de “hoje”. Eu tô cansada… tô sendo consumida por tanta coisa ao mesmo tempo e que no final nem é tão relevante assim mas me tira uma energia gigante. Parece que eu tô numa onda muito ruim de uma droga alucinógena porque eu tô sempre preocupada e sempre pisando em ovos. Eu nem sei mais quem eu sou, sabe? Do que eu gosto, onde eu quero realmente chegar… E qualquer coisinha que acontece é motivo pra pensar em morte ou algum perigo eminente. Eu tô tentando fazer um exercício físico pra tentar me sentir melhor, no trabalho eu fico mais tranquila, nas aulas também. O problema é realmente quando o silêncio e a paz toma a frente. Sinto a garganta dar um nó, o peito parece que tá sendo pisoteado, a respiração fica sem ritmo certo. Tô ficando mal da cabeça de verdade. E todo santo dia quando deito a cabeça no travesseiro, tudo começa outra vez. E toda vez que fico sozinha também. Eu sinto que perdi completamente o controle dos meus pensamentos e das minhas ações.

A melhor resposta 24 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 ABR 2023

Gab
Realmente voce está sob efeito de uma droga alucinógena poderosa: a tua mente. Não vive no presente porque a mente te leva sempre para o passado, para as experiências que voce viver. Voce nunca soube quem realmente é; por isso é que está sob efeito da tua mente. Tudo o que pensa e faz, toma como referência, o que aprendeu no teu passado e o que é passado, passou, não serve mais para viver a vida no presente. Esta é a aprendizagem: viver o presente.
Mas para isso, precisa saber que é voce, qual a sua verdadeira identidade, qual o seu propósito de vida, como se enxerga, como a tua mente funciona, quais os recursos que tem e não está usando.
A tua mente te engana, sempre te leva a estar ocupada, ela te distrai justamente para não pensar e não compreender as angustias, o vazio, a frustração que sente... embora faça tudo o que aprendeu, cumpre o que o script prescreve, o sentimento é de derrota.
Precisa dar atenção a si mesma, fazer o que te agrada e não só fazer o que os outros determinam, o que os outros gostam.
O primeiro dever é contigo mesma.
Pergunte-se até que ponto o que voce é hoje é resultado do que a tua vida queria ser e até que ponto é resultado do que os outros queriam que voce fosse.
Voce não está aqui para fazer o que os outros querem; está aqui para realizar a si mesma, realizar o teu propósito de vida.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida e a profissão, permanecendo baseada onde outros te alienaram, há somente processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia para compreender a ti mesma e descobrir o teu caminho de realização
Abraços

5817 respostas

6 ABR 2023

Olá Gabi, compreendo o seu cansaço em relação ser consumida pela dificuldades que você mencionou, entendo também como deve ser se assustador pois muita das vezes esses pensamentos são involuntários e recorrentes. E é por isso que acredito que terapia possa neste momento lhe ajudar ressignificar estes pensamentos, pois no decorre da nossa vida existe situações, eventos até mesmo concepções diante algumas circunstanciais a pensar de uma forma disfuncional que acarreta em diversos prejuízos emocionais e até mesmo orgânicos a nossa Saúde.
Por isso, gostaria de te convidar a experimentar a terapia comigo. Acredito que possa ser uma oportunidade valiosa para ressignificar esses pensamentos e encontrar novas formas de lidar com as dificuldades que você está enfrentando. Durante nossas sessões, vamos trabalhar juntos para explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos e encontrar soluções efetivas para seus problemas. Sei que pode ser um processo desafiador, mas estou aqui para te apoiar em cada passo do caminho. Vamos conversar mais sobre como a terapia pode ser útil para você e agendar uma primeira sessão. Lembre-se de que você não precisa enfrentar isso sozinha. Estou aqui para te ajudar.

Eidy Olivier Psicólogo em Belém

6 respostas

6 ABR 2023

Bom dia Gab, espero que você esteja se sentindo bem hoje. :)
Bora lá, esse seu pensamento constante de “Será que vou morrer hoje?” pode ser considerada uma crença, na Terapia Cognitiva Comportamental existe um termo chamado crença e ela se refere às nossas verdades absolutas, todos nós temos crenças, porém nem todas as nossas crenças são funcionais, ou seja, agregam em algo. A sua no caso pode ser considerada uma crença disfuncional, pois não está te agregando e está originando sentimentos angustiantes.
Nesse caso seria interessante questionar essa sua crença para poder entender o que originou isso, o do motivo de estar presente, como ela afeta, o que é real e o que não é real, etc.

Quando você diz que sente estar perdendo o controle dos seus sentimentos seria interessante trabalhar com um diário de emoções para entender como esses pensamentos fazem você se sentir, em quais momentos eles aparecem, quais são as consequências deles, etc.

Procurar ajuda me parece ser uma boa opção nesse momento, ter auxílio para reorganizar a sua mente vai ajudar a entender esse processo e formas de lidar com isso.

Raquel Guimarães Psicólogo em Goiânia

10 respostas

6 ABR 2023

Gab, as questões referentes à perda de controle sobre os fatos no presente momento da sua vida, têm muito a ver com as crenças limitantes que vamos absorvendo na linha do do tempo de nossa história. Terei imenso prazer em lhe auxiliar no sentido de propor revisões e compreensão sobre o anseio do controle dentro do que faça sentido e lhe proporcione seu bem estar.

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

6 ABR 2023

Gab, isso que sente tem sido muito frequente. As preocupações que se avolumam, e que geram instabilidade, lhe deixando desacreditada da própria capacidade de se controlar, a ponto, de achar que não terá fim, fazendo pensar que a levaria a morte. Essa ansiedade extrema, como se apresenta, começou com as pequenas preocupações, que não foram cuidadas. Foram se sobrepondo e, não foi lhes dado importância, ou seja, foram sendo deixadas e não resolvidas. Se avolumaram, da mesma forma que vários pequenos fios de água se juntam e formam um rio caudaloso. Nesse ponto é compreensível se sentir sem forças no meio de tamanha correnteza. Mas, é possível melhorar. Os indício de que poderá lidar com isso são os momentos de exercício e trabalho, nos quais os pensamentos são afastados pelo seu senso de dever. Ou seja, você considera muito importante trabalhar, já que sabe que daí vem seu sustento. Então, seu senso de dever está sendo maior que a torrente de pensamentos. Vamos dividir aqui os pensamentos e suas reações em duas partes. Os pensamentos vem e vão, sua reação a eles depende do que está fazendo. Se estiver trabalhando, não lhes dá importância, devido ao imperativo do trabalho. Então, o ponto é: como fazer para não dar importância a eles mesmo nos momentos em que esteja só. Veja há solução. Se sentir que não consegue lidar com isso sozinha, pode buscar a ajuda psicológica, onde há técnicas e manejos para lhe auxiliar. Mas, saiba, que o segredo está em não baixar a guarda e compreender que são apenas pensamentos, você não precisa reagir a eles.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

6 ABR 2023

Olá! Isso que você está me relatando, de preocupações com coisas que fogem o seu controle, de pensamento sempre no futuro e de antecipação de situações que podem ou não vir a acontecer tem muito um fundo de ansiedade, que deve ser trabalhada em terapia para que você identifique a origem desses sentimentos e a melhor forma de lidar com eles. Essa questão de você perder essa noção dos seus gostos, de onde quer chegar, me parece algo relacionado a autoconhecimento e projeto de vida mesmo, talvez essa incerteza de futuro esteja relacionada com essa sensação mais ansiosa que você também relatou, já que se você está incerto sobre onde quer chegar, o futuro pode parecer mais incerto para você. Tudo isso, desde esses sentimentos ansiosos, até o aumento da autoestima, evolução do autoconhecimento e construção de um projeto de vida, são temas trabalhados em diversos contextos pela psicologia. O ideal seria você procurar um profissional que te ajude a entender melhor essa situação, conhecendo melhor o seu caso e que te auxilie a tomar essa consciência de quem você é, o que você quer, o que você pode, deve e/ou quer fazer. Para isso eu me encontro totalmente a disposição para te ajudar, pode entrar em contato comigo e agendamos uma consulta!
Por hora, tente focar naquilo que é sobre você, não naquilo que você não controla, identificar aquilo que você não controla e exercitar um esforço de diminuir sua preocupação com isso deve te ajudar um pouco nessa questão.

João Prim Psicólogo em Palhoça