Como controlar o ciúme?

Feita por >Apelido · 16 mar 2021 Ciúmes

Eu conheci uma garota na internet e temos conversado por alguns meses, durante esse tempo acabei me interessando por ela e acabei confessando o que sentia, e no fim ela disse que existia uma possibilidade, mas que não era o momento certo para ela. Durante esses meses tivemos alguns desentendimentos, e acabou ocasionando em um certo distanciamento entre nós, conversas mais vagas e sem muito aprofundamento. Costumávamos jogar juntos, entretanto alguns dias atrás ela encontrou um garoto aleatório e que começou a jogar com a gente. Minha primeira reação foi sair imediatamente pois não queria ele junto, discutimos sobre isso e ela ficou brava comigo, tentei outra vez participar junto com ela e seu novo "amigo", mas aí senti que fui totalmente ignorado por ela enquanto estavamos todos juntos, era como se eu não estivesse junto, ela citava apenas ele, interagia com apenas ele, me senti extremamente mal e contei a ela que não queria mais participar caso ele estivesse junto, discutimos novamente e no fim ela decidiu jogar com ele ao invés de mim, e que deixei ela muito irritada e no fim me disse para não mais falar com ela. Mas o jogar não foi o que me incomodou, o que me incomodou foi o fato de ela me trocar por alguém que ela havia conhecido a poucos dias atrás, me senti insignificante.
Agora não sei o que faço, o que posso fazer para tentar controlar essas coisas? Deveria eu tentar me afastar e esquecer dela? Eu ainda gosto muito dela e não gostaria de desistir facilmente.

Obs: Eu tenho ansiedade e costumava tomar remédio para isso, no momento não estou tomando mais. Também possuo muita insegurança. Ela já sabia de tudo isso.

Obs²: Eu já havia interagido com outros amigos dela, mas não sentia ciúmes, entretanto com esse "aleatório" eu senti e muito. Ela está de TPM, poderia isso ter sido o que deixou ela tão irritada? Nunca havíamos discutido de tal forma.

A melhor resposta 17 MAR 2021

B noite. Vc está confuso, como vc diz vc sofre de ansiedade. A ansiedade aumenta a proporção dos seus sentimentos de frustração.
Vc precisa fazer um tratamento psicológico p tratar não só a ansiedade, mas questões como auto estima, desenvolvimento pessoal.
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAR 2021

O ciúmes, primeiramente é um sentimento inerente ao ser humano. Experimentamos este sentimento ainda na fase da primeira infância em relação a nossa mãe, pai e aos nossos brinquedos, pois quando gostamos de algo ou passamos a achar que algo nos pertence, experimentamos o sentimento de ciúmes, por querer bem algo ou alguém. Até ai tudo certo, ciúmes saudável que nos faz cuidar e preservar algo que tem valor para nós. O problema é quando passamos a experimentar o ciúmes descabido ou patológico, que é demonstrado pelo medo exagerado de perder algo ou uma pessoa. Este ciúmes é disfuncional e também pode ser um sinal de insegurança, de baixa autoestima ou falta de confiança na pessoa que se relaciona, seja amigo, familiar ou parceiro. Em torno do ciumento disfuncional existe um grande carga de ameaça, que o rodeia e que o faz imaginar coisas ou situações, muitas vezes que não condizem com a realidade. Comportamentos impulsivos, de posse e de controle são frequentemente experimentados pelas pessoas que sofre de ciúmes disfuncional e muitas vezes também chegam a demonstrar comportamentos agressivos e comprometedores. . O ciúmes disfuncional, é danoso não apenas para a pessoa que sofre com a reação do ciumento , mas também muito danoso para a pessoa que sente o ciúmes, pois este sentimento negativo se torna toxico e comprometedor. Importante observar os sinais de um ciúmes disfuncional e ou patológico e buscar ajuda. Esta observação é complexa e criteriosa, incluindo todo histórico de desenvolvimento e de vida, da pessoa que sofre de ciúmes, e necessita de uma avaliação de um profissional especializado. A psicoterapia individual ou de casal voltada para autoconhecimento e comportamento é indicada neste caso como tratamento psicológico efetivo, identificando o que esta por traz destes sentimentos , desenvolvendo no processo terapêutico habilidades para supera-los . Se voce se identifica com estes sinais, procure orientação, busque ajuda!

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú