Não consigo voltar ao trabalho

Feita por >Villani · 24 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 30 anos. No ano de 2017 revelei a minha família que fui abusado quando criança 2 vezes em ocasiões diferentes por um homem e uma mulher. Quando esse fato veio a tona comecei a ter insônia. Não conseguia mais dormir por nada no mundo. Apenas cochilos.

Na época fui diagnosticado com transtorno bipolar e depressão. Na mesma época comecei a sofrer ataques homofobicos no trabalho. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo acabou me levando a uma tentativa de suicídio. Esses ataques homofobicos e essa montanha russa emocional duraram cerca de 3 meses até que fui afastado do trabalho pelo INSS.

Fui afastado por 2 meses e mesmo o meu psiquiatra não tendo liberado, o INSS me liberou pra voltar a trabalhar. Infelizmente não consegui voltar ao Trabalho. Eu tentei 2 vezes, mas sempre que tentei ir até o local do trabalho eu passava mal. . Tinha crises de choro e ataques de pânico. Sinto como se não conseguisse respirar e na última vez que estive lá eu inclusive cai das escadas tentando sair do prédio. Sinto que peguei trauma de lá. (eu trabalhava em um hospital)

Decidi pedir demissão por não conseguir continuar, mas não consegui ir até lá pra fazer isso.. Simplesmente abandonei. Esse ano completa 6 anos que eles me enviam cartas e telegramas pedindo para ir até lá resolver minha situação, mas eu simplesmente não consigo. Nem mesmo consigo falar ao telefone.

Abandonei também o tratamento com o psicólogo e psiquiatra.

Sinto que sou um peso pra tudo e todos. Pra minha família, pro governo e pro meu trabalho. Sinto que todos estariam melhor sem mim. Se ninguém me leva a sério, porque eu deveria?

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá, Villani.

A psicoterapia é um processo demorado, pois a distância entre nossa consciência de si, nossas intenções, e toda a carga afetiva, emocional, com suas memórias, cicatrizes, dores, medos e desejos é longa.

É necessário considerarmos que você, Villani, já tem um ótimo grau de entendimento sobre si, sua histórias, causas e efeitos dessas dolorosas marcas pelas quais você vivenciou; por toda essa compreensão das suas questões, podemos garantir que você tem as condições necessárias para gradualmente superar o que está fixado na sua emoção, os traumas, a incompreensão; agora precisamos continuar o trabalho já iniciado da psicoterapia no acolhimento, imersão, análise e consequente terapêutica dessa dor.

Pelo diagnóstico tanto de bipolaridade quanto depressão, e a sinalização da tentativa de suicídio, também se faz imprescindível que retomemos o acompanhamento psiquiátrico para que possamos ter o básico de estabilidade emocional proporcionado pela intervenção medicamentosa. Precisamos de tempo e paciência para que as coisas melhorem, Villani.

Fico à disposição para qualquer coisa, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

287 respostas

28 JUL 2023

É importante compreender suas experiências e emoções para lidar com os desafios que você enfrenta.
É essencial destacar que você enfrentou no trabalho e na sua vida pessoal são eventos traumáticos significativos, que podem ter um impacto profundo na sua saúde mental, levando a situações onde tenham causado insônia, transtorno bipolar, depressão entre outros... você passou por momentos extremamente difíceis e que, em meio a tudo isso, acabou abandonando o tratamento com o psicólogo e o psiquiatra. Entendo que essa pode ter sido uma reação devido à sobrecarga emocional e aos desafios que estava enfrentando.

A psicoterapia e a ajuda medicamentosa é importante para ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e ressignificar as experiências passadas, é importante reconhecer que esses sentimentos são comuns em pessoas que enfrentam momentos desafiadores por isso é fundamental entender que o valor de uma pessoa não se mede apenas por suas circunstâncias atuais. Você merece apoio, compreensão e cuidado.

Neste momento, é essencial procurar ajuda profissional novamente.

Sua vida é valiosa, e há pessoas e recursos disponíveis para ajudá-lo a passar por este momento difícil.

Monique S Telis Psicólogo em Santo André

8 respostas

27 JUL 2023

Olá Villani! Obrigado por escrever. Certamente você escreveu aqui porque quer modifica as coisas. Há muitas possibilidades adormecidas em você. Certamente há muito sofrimento e preconceito, que fazem você, carrasco e vítima de si mesmo. Você precisa reorganizar entendimento da vida, da identidade, da natureza humana, das pessoas.
Por outro lado, o trabalho com psicólogo, exige que você venha com mente e coração abertos, com disciplina, muita regularidade, com frequência semanal, a consultas de cinquenta minutos, individual, profunda. Você estará disposto?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

9314 respostas

26 JUL 2023

A primeira pessoa que deve levá-lo a sério é você mesmo. Através das percepções sobre si. Você deu início ao processo psicoterapêutico, porém se deu alta. Infelizmente, a descoberta de si leva tempo e a Psicoterapia pode até resolver um problema pontual, entretanto existirá a sensação de que falta algo. Quanto a você não conseguir se deslocar ao antigo ambiente de trabalho é porque ele te afeta negativamente. Para que consigas agir da maneira que deseja, é preciso se fortalecer.

Naiara Silva Santos Psicólogo em Salvador

4 respostas

25 JUL 2023

Com certeza é muito difícil viver esta situação. E se você pudesse escolher, não sentiria tudo isso dessa forma. Não são coisas simples que aconteceram com você e é legítimo que você sinta muita tristeza. Eu me sentiria assim também. Mas a Talita aqui disse algo importante também, você consegue superar tudo isto, acredito que você ainda está apostando na vida e buscando sentido no dia-dia, algo que valha a pena e eu tenho certeza que você vale a pena!
Retomar a terapia é muito importante neste momento, e contar novamente com ajuda da família é importante, você faria o mesmo por qualquer amigo ou familiar, você não é um fardo pra ninguém.
também desejo que você insista em você!

João Pedro Cé Psicólogo em Salvador

8 respostas

25 JUL 2023

A resposta para sua pergunta está em tudo que vc relatou. Quanta coisa superou, quanto está batalhando pra vencer seus conflitos internos. Vc acredita que vale a pena desistir?
Sugiro voltar pra terapia, não se cobrar tanto. Vc está sendo forte dentro da sua realidade, mas te garanto que desistir não é a opção que deve escolher. São várias questões que precisam ser trabalhadas, mas se vc decidir reiniciar esse processo, vc pode ressignificar isso tudo e buscar um novo sentido. Foca no hoje! Eu desejo que insista em vc!

Talita Silva Reis Avelar Psicólogo em Sete Lagoas

1 resposta