Não consigo voltar a confiar no meu namorado com redes sociais. Tem solução?

Feita por >JessyRj · 24 mar 2023 Abordagem psicológica

Namoramos há mais de 2 anos a distância. E mês passado descobri que ele estava trocando mensagens de sexo com outras mulheres pelo insta, whatsapp e uma conta fake no vk. Estávamos prestes a morar juntos e ele jogou tudo isso em cima de mim com pretexto de não vim pro meu estado. Ele tem síndrome do impostor, atualmente ele está fazendo terapia (ele reconhece que precisa de tratamento). Temos um ótimo relacionamento, então tudo foi surpresa pois jamais esperava algo assim dele. Conversamos e resolvemos continuar a relação, ele explicou que teve uma crise, que fez essas coisas pra eu terminar e pegar raiva dele, pois se sentia insufiente e inseguro pra morar comigo. Eu entendo a situação dele e as consequências da síndrome que ele tem. Decidimos excluir as redes sociais e recentemente ele precisou ativar por causa de um curso, mas não sinto confiança e a gente acaba brigando. Sinto que a distância a gente nunca vai conseguir resolver essa situação, mas eu tô respeitando o tratamento dele e sei o quanto é importante. Mas fico em um beco sem saída, me sinto culpada por estar assim, pois nunca fui de sentir ciúmes e desconfianças com essas coisas. Mas ele minou tanto a relação, que me vejo passando por sentimentos que não quero sentir e acabo não tendo controle e não sei bem como reagir.

A melhor resposta 28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAR 2023

Olá JessyRj! Obrigado por escrever. A verdade dos fatos, embora doida, te ajuda mais do que consolos frágeis. Namoro com distância é altamente frágil, dá pra dizer que não há namoro. Essas síndromes e rótulos, facilmente banalizados na internet, precisam de muita precaução, muito cuidado. Todas as pessoas são muito maiores do que suas partes não perfeitas. Não há pessoa perfeita. Nesse sentido, quando as pessoas estão movidas por essas prioridades, teorizam síndromes para todos e todas. Não sei se o caso se aplica a vocês.
Certamente há muita coisa que você pode falar de forma mais profunda, mais detalhada, de tal qualidade, que poderão nos levar a construir outras avaliações, outras direções.
Namoro é experiência de conhecimento gradativo, com muito cuidado. Na maior parte das vezes, o namoro precisa ser experiência de conhecimento e amadurecimento, muito mais do que certeza de morar juntos. Parece que é o caso de vocês. Em média se namoro entre quatro a seis pessoas, em razoável tempo, antes de casar.
Até aproximadamente vinte e sete anos de idade, as pessoas devem, em sociedade complexa, estar cuidando de turma de colegas e conhecidos, de esporte coletivo de contato, de estudos sérios e consistentes, de consolidação de trabalho, de assimilação das artes, da cultura.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.