Tenho dependência emocional no meu namorado e não consigo terminar

Feita por >Mariana · 12 out 2022 Dependência emocional

Conheci meu namorado na loja que eu trabalhava, a gente se via direto quase todos os dias, em menos de um mês a gente já começou a namorar, foi tudo muito rápido e intenso, mas em dois meses a gente já teve muitas brigas, termina e volta, nos primeiros meses que era pra ser os melhores tem sido os piores, nós sabemos que isso tá fazendo mal, mas a gente não consegue terminar mesmo, em pouco tempo apesar das brigas e alguns momentos ruins, nós se apegamos muito muito, criamos vários planos, sei que vacilamos por ter começado tão rápido, nem criei tanta confiança nele, e só ficando ele já fazia coisas que me magoavam, mas eu aceitei e tentei esquecer, aceitei até coisas que sempre falava que se fosse comigo eu não perdoaria, mas pensava que namorando seria diferente, que tudo ia melhorar, só queria ter ele na minha vida e realizar oque a gente planejava juntos. Mas mesmo namorando ele vacilou, eu acabei aceitando de novo pensando que não aconteceria mais, e eu sou muito insegura e depois disso fui ficando mais ainda, sempre acho que ele tá fazendo algo de errado, ou me traindo, quando a gente briga ele tira tudo das redes sociais e fica por horas online oque me faz pensar que sempre tem outra, e ele tem um filho então tem contato com a ex que nem superou ele ainda e fica puxando assunto sem ser sobre o filho deles e sempre passa na cabeça que ele ta conversando com ela, antes ele deixava eu ver o celular dele e eu lia as conversas deles, agora ele trocou a senha e não deixa mais eu olhar oque piora tudo, as vezes ele entra no whats do meu lado e vejo ela lá e me da um nervoso por não poder ler o que tem lá, ou fico pensando em quem ele arquivou pq aparece mensagens arquivadas, e tem uma guria que mora na mesma casa que ele que é melhor da amiga da irmã, eles já ficaram e toda vez que a gente briga eu fico com medo deles ficarem de novo, e eu não vou nem saber que aconteceu, odeio ter esses pensamentos, odeio ser assim tão insegura e ciumenta mas ele não ajuda nisso, e meus amigos muitas vezes concordam com as minhas paranoias, aí eu fico mais maluca ainda, tô tentando não falar nada e não surtar mas eu não tô aguentando, queria confiar nele sei que só assim daria certo....

Ele dorme quase todo dia aqui em casa, uma noite que brigamos e ele não venho por uns dias, eu não conseguia dormir, só chorava e ficava pensando no que ele tava fazendo, se tava conversando com outras, não sentia fome e não comia nada, não queria nem sair da cama, ele falou que também não tava bem que tava com saudade e voltamos, mas ta tudo meio estranho, eu quero ter ele do meu lado, não me imagino mais sem ele, e ele sabe disso, as vezes ele me trata tão mal, fala coisas que machucam, mas depois pede desculpa e age como se nada tivesse acontecido, mas isso fica na minha cabeça e fico quieta, aí ele reclama que tô chata e só brigo por tudo, que a relação tá estranha, aí a gente briga mas não termina, eu crio muita esperança que as coisas vão melhorar que a gente vai ter um futuro juntos mas tá tão difícil, meus parentes e amigos quando eu conto sobre oque acontece no namoro e oque ele fala, sempre me falam que eu tenho que terminar, que eu mereço mais e que ele não é pra mim, que ele só ta me fazendo mal, eu sei que mal ele acaba fazendo, mas não consigo terminar, sei o quanto vou ficar mal se ele for embora, se só alguns dias eu não conseguia fazer nada imagino por meses, no meu último término fiquei doente e não queria passar por isso de novo, eu sinto que muitas vezes ele quer terminar também mas não quer sentir isso, ficar sozinho, eu acho que ele não me ama mais, mas se acostumou comigo do lado dele fazendo de tudo por ele e ajudando. Eu não sei o que fazer mais, insistir nisso ou incomodar até ele acabar pq sei que eu não vou conseguir, odeio admitir isso, passar por isso, pq tudo oque ele faz mexe muito comigo, se ele me trata mal já acaba com meu dia, antes eu tava conseguindo ir até na academia que eu gostava, agora não sinto mais vontade e só tô emagrecendo, na aula não consigo ir, não consigo fazer nada se estamos de mal...
Fico tão confusa por ele me tratar bem as vezes depois mal, por falar que quer ter uma vida comigo mas ter atitudes que mostram ao contrario, odeio ser tão apegada nele.

A melhor resposta 17 OUT 2022

Olá Mariana,
Que bom que chegou aqui!
Entendo sinceramente sua sensação descrita em seu relato. Sinta-se confirmada. Por vezes nossas sensações tomam uma proporção que passam a incomodar e interferir em nosso dia a dia.
O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, ou até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações que demandamos no nosso dia a dia, relação consigo mesmo e com o mundo.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito nesse processo! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Quanto mais você aprende sobre si, sobre o que sente, como sente, o que faz a respeito, como pensa, como age.... quanto mais se conhece, mais se fortalece e assegura para se posicionar e agir diante os desafios de viver.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 OUT 2022

Olá Mariana, espero que esteja tudo bem com você.

Para estabelecer um relacionamento afetivo com alguém, de uma maneira que seja saudável para ambas as partes, primeiramente é preciso que nós estejamos bem conosco, seguros, com uma boa autoestima, e cientes de nossos planos de vida e desejos pessoais. Pelo seu relato, parece que você não está em um momento mais propício para iniciar um relacionamento afetivo, porque precisa trabalhar esses pontos que apontei logo acima. Existem questões internas que se encontram em aberto, e que precisam ser elaboradas de maneira adequada, para que você se fortaleça, se conheça e amplie sua inteligência emocional, e consequentemente sua capacidade de se relacionar afetivamente com alguém, sem que isso te cause dor, angústia e sofrimento. Mas, quero que você entenda que você não deve se sentir culpada pela forma como seu relacionamento se encontra, nem seu namorado também, que apresenta igualmente fragilidades que, junto as suas, tornam o relacionamento ainda mais difícil no momento. Acredito que tanto você quanto ele devem buscar se desenvolverem e se fortalecerem, antes de iniciar um relacionamento mais sério com outra pessoa. Quando vocês estiverem mais íntegros, fortes e preparados, a possibilidade um relacionamento irá surgir naturalmente entre vocês, que estarão mais aptos para vivenciar isso de maneira mais plena. Olhe um pouco para si agora, construa sua segurança, olhe para sua vida e pra tudo aquilo que você pode fazer para si própria e para seu desenvolvimento. Esse é um bom começo para iniciar a transformação necessária para que você possa vive um relacionamento do jeito que você imagina e merece no futuro. Quando chegar o momento, você receberá o que deseja. Por isso, é hora de olhar para si, e para os pontos que devem ser melhorados em seu processo de superação e desenvolvimento. Torço por você!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

14 OUT 2022

Oi Mariana,
Voces não se conhecem... e já querem estar juntos. Voces ficaram atraidos pela química do corpo, mas não se conhecem mentalmente, emocionalmente, espiritualmente.
O que voce quer na vida? Quem é voce? Qual seu objetivo de vida?
O desconhecimento te faz se jogar noutros sem conhecer as intenções dos outros.
Voce imagina que ele possa satisfazer tuas carências, tuas dependências, mas isso é um erro porque ninguém pode preencher um vazio que voce mesma precisa fazer. Você é a responsável pela sua vida, em se realizar.
Não é ele a causa da tua felicidade ou infelicidade. Nem é voce a causa da felicidade ou infelicidade dele.
Cada um é responsável por si mesmo. voce escolhe o que te faz bem e se afasta do que te faz mal.
A pessoa, cada um, é o que é. Não o que voce acredita que seja.
Dê-se valor, administre a tua vida, seja dona da sua vida. Voce não nasceu para ser dependente de ninguém.
Resgate a tua inteligência natural para ter certeza do que está fazendo e por que.
Abraços

5817 respostas

13 OUT 2022

Olá Mariana

Sendo extremamente sincero contigo, não existe uma forma fácil de sair de uma relação toxica, o rompimento pode trazer culpa e arrependimento // mas primeiro pense em você, em seu bem estar, pois quando damos maior importância as demandas dos outros esquecemos da nossa vontade - priorize o que importa para sua saúde mental, entretanto se você optar por continuar seu relacionamento tenha em mente que as mudanças só ocorrem quando realmente damos oportunidades.

Se precisar de entre em contato.

Atenciosamente

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

13 OUT 2022

Olá Mariana, obrigada por confiar nos psicólogos deste canal para se abrir sobre algo que tem te trazido tanta dor. Como você já tem ciência, você é dependente emocional do seu namorado e, pelo que você relatou, arrisco dizer que está em um relacionamento abusivo. Não vai adiantar eu falar aqui: desenvolva outras áreas da sua vida, faça amigos, faça um curso, se aproxime de familiares que você se identifica, porque estou percebendo que você não está conseguindo. Pesquise sobre o ciclo do relacionamento abusivo, namoro é para trazer leveza, paz e tranquilidade, visto que já temos rotinas tão caóticas, e não pra trazer todos esses sentimentos que você relatou. Busque terapia!!!!!

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

13 OUT 2022

Olá Mariana! Obrigado por escrever. Há algo importante a esclarecer. Você não tem namorado, você não namora de fato. Emoção é algo que acontece dentro da gente. Explicar emoção pelos outros é não considerar a si mesma. Você precisa, antes de qualquer coisa, antes de qualquer relacionamento, melhorar o amor próprio, resgatar a tua essência, tua identidade, tua construção de turma de colegas e conhecidos, de prática de esportes, de estudos e trabalho consistente; precisar resgatar tuas metas e objetivos. Namorar uma pessoa necessita que se respeite, antes, a si mesma.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8602 respostas

13 OUT 2022

Olá Mariana,
Muito provável que durante a sua infância você tenha vivido algumas situações que te deixaram insegura e que agora só consegue ser feliz através de outra pessoa. Isso é muito ruim, te atrapalha na escola, te deixa triste, não come, não dorme...
Você precisa fazer psicoterapia para se fortalecer emocionalmente e trabalhar sua dependência emocional para ser dona da sua vida e da sua felicidade. As pessoas só vão te respeitar e te amar, se você se respeitar e se amar primeiro.
Caso tenha interesse em aprofundar, estou a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo