Acabei recentemente mas não consigo parar de pensar em voltar

Feita por >Laís · 10 mar 2023 Terapia de casal

Estava em um jantar com meu ex, que passei 4 anos juntos. E chegou uma mensagem de outra mulher perguntando o porque ele não a respondeu mais. Brigamos, e eu terminei. E fui procurar saber mais sobre, descobri que ela trabalhava com ele e que era casada, não sei o tipo de conversa que eles tinham. Sei que ele mentiu falando que não conhecia ela, mas na verdade conhecia e não queria que eu soubesse. Eu tenho problema sério com confiança e ele sabia disso. Estou muito mal, não tenho ânimo pra fazer mais nada. É como se eu estivesse de luto. Eu desbloqueei ele do whats porque ele veio falar com minha mãe, implorando pra que eu desculpe ele. Sinto que amo muito ele, mas não tenho confiança mais. Estou em um dilema.

A melhor resposta 11 MAR 2023

Olá, Laís, tudo bem?
Términos de relacionamentos são vividos como um luto mesmo, afinal perdemos coisas que antes eram importantes para nós, por isso nos machucam tanto.
Que bom que você se deu conta que há uma dificuldade em estabelecer confiança, assim é mais possível que você cuide desse sentimento, especialmente diante de um momento vivido como a traição de uma confiança.
Te sugiro explorar esse movimento com a sensibilidade que se merece em um processo de terapia que te ajude a cuidar dessas feridas, pensando sobre como isso se construiu no passado e a forma como isso vem afetando seu presente. Conhecer a maneira como as coisas nos afetam nos ajudam a ampliar um autoconhecimento que temos, podendo tomar novas decisões a partir daqui.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

14 MAR 2023

Olá Laís, espero que esteja tudo bem com você.

Você já sabe o que está sentindo, já sabe que perdeu a confiança em seu ex marido, e você pode perder a confiança em seu ex marido e sentir que o ama ainda. Mas é preciso compreender se esse amor é realmente o que você está imaginando ser, e se ele ainda pode oferecer o que você deseja em sua vida, se esse amor pode te impulsionar a crescer. Confiança não surge repentinamente, e é necessário um tempo para que ela se restabeleça. Você terá que se conectar com teus sentimentos, com o que você deseja para sua vida, para tomar as melhores decisões para você em seu relacionamento. Antes de tomar alguma atitude, busque essa conexão, busque sentir realmente o que está acontecendo dentro de você, e isso pode implicar ficar um tempo sozinha. O perdão tem que surgir de maneira sincera, verdadeira, tem que ser posto em prática através de ações, e cada um tem um tempo de perdão, quando o perdão realmente for possível. Por isso, é interessante você buscar uma maior compreensão sobre teus sentimentos, e sobre suas possibilidades pessoais de lidar com o que aconteceu entre vocês. Minha indicação é que você possa conversar com um profissional de Psicologia para te ajudar nestes pontos, e para que você possa obter o auxílio necessário para tomar as melhores decisões. Isso pode te ajudar neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 MAR 2023

OI Laís

Joyce Soares de Araújo da cruz Psicólogo em Camaragibe

16 respostas

11 MAR 2023

Olá Laís! Obrigado por escrever. Certamente você precisa amadurecer. Antes de namorar com outra pessoa é preciso desenvolver a razoável consciência de que o grande namorado de cada um de nós, somos nós mesmos. Namoro com outra pessoa é experiência, muito mais de conhecimento e amadurecimento do que de continuidade. Não pode ser razoável, não é razoável, ponderarmos que sempre o primeiro, segundo ou terceiro namoro tem que dar certo, cumprindo todas as etapas principais: conhecido, colega, pesquisa, observação, paquera, talvez namoro, talvez noivado, talvez casamento (sociedade de compromissos), talvez bens juntos, talvez filhos, talvez continuidade. São muitas etapas para depois poder dar-se ao possível luxo de entender que se ficará velhos juntos, por isso deve se reciprocamente construir caminhos e compromissos.
Amadureça: turma de colegas e conhecidos, esportes coletivos de contato, escola de teatro, estudos sérios e consistentes, trabalha sério, grupo de estudos, serviços, acesso a cultura clássica, ou elaborada, leitura e demais artes, ajudam a amadurecer.
Muitas vezes, o ponta pé inicial do trabalho com o psicólogo ajuda muito a organizar as coisas.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.