Terminamos, relacionamento de 5 anos, estou sofrendo, não paro de pensar nele

Feita por >Eunaosei · 8 nov 2021 Separação

Terminamos recentemente por motivos de dependência emocional e que cada um precisa cuidar de si mesmo antes de voltarmos a nos envolver (ele tem mto problema emocional). O problema é que se não nós voltarmos a nos envolver? E se ele achar outra pessoa? O pior se ele ficar com outra pessoa nesse meio tempo? Eu não paro de pensar nisso, não paro de pensar nele e nos momentos. Eu não aguento mais ficar pensando nele. Minha psicóloga tá de férias eu tô perdida

A melhor resposta 9 NOV 2021

O motivo da separação é elogiável... dependência emocional!
De fato, a dependência, principalmente a emocional não é preenchida por outra pessoa.
Cada um precisa resolver suas coisas emocionais, precisa resolver seus conflitos, seus traumas, suas carências, precisa preencher de si mesmo. Se voces se separaram para que cada um encontrasse a si mesmo, abriram o compromisso de estar juntos, nada garante que vão se encontrar novamente. Mas isto não pode ser problema... porque voce iria querer se ligar a ele novamente? Quem escolhe, não usa o cérebro, mas sim o sentimento...
Portanto, pelos teus questionamentos, voce não está se permitindo seguir o teu caminho, não está se desligando do companheiro, está gerando expectativas e isto condiciona os resultados.
Teu único compromisso é contigo mesma, com a tua vida, com os teus sentimentos.
Seja dona de ti mesma, dos teus pensamentos e sentimentos.
O futuro será como voce vive o seu presente: feliz, realizada ou infeliz, condicionada, na expectativa...

5817 respostas

9 NOV 2021

Olá querida! Imagino como esteja se sentindo. Realmente não é fácil se afastar de quem a gente ama. Mas te convido a mudar o foco. Tentar parar de se preocupar com essas questões e de sofrer pelo que ainda nem aconteceu e voltar a se olhar. Se preocupar com você nesse momento, se amar. Só assim você poderá ter um relacionamento saudável novamente.
Em breve sua psi volta para te ajudar ainda mais nesse processo. Qualquer coisa estou a disposição!

Thâmara Souza Andrade Cafezeiro Psicóloga Psicólogo em Vitória da Conquista

2 respostas

9 NOV 2021

Olá Eunaosei1! Grato por escrever. Seu escrito não está certo. Você não terminou. Também não começou. Você não buscou um parceiro para somar juntos, procurou alguém para ser seu dono, cuidador. Assim a outra pessoa se sente só, sem ter as riquezas da autonomia tua.
Não é hora de namorar. É hora de consolidar a autoestima, os parâmetros da identidade, da autonomia.
Quando sua psicóloga voltar, trate isso com ela.
Abraços.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 NOV 2021

Olá
Olha, é bem comum na dependência emocional esse medo de o outro ficar com outra pessoa ou não nos querer mais.
Por isso penso que seja mais uma manifestação dessa dependência. Não deixe de elaborar em terapia o que é esse sentimento de depender do outro.
Os momentos de crise podem nos mostrar que algo não vai bem e requer mudanças.
Se você sente que o suporte da profissional que te atende não é o bastante, avalie trocar de profissional.
Ou pelo menos tente um contato com ela.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha