Me sinto indeciso, quero terminar meu relacionamento de 5 anos

Feita por >Alguém · 30 mai 2022 Terapia de casal

Já namoro há 5 anos, começamos a namorar na adolescência, eu me importo muito com ela, mas recentemente me questiono se eu realmente ainda quero continuar. Nós nos conhecemos no ens. médio, mas recentemente acabamos nos distanciando pra cursar faculdade, então acabou virando um relacionamento a distância. A gente meio que acaba se vendo no período de um a dois meses. Durante esses 5 anos houveram momentos em que eu senti curiosidade de terminar porque pensava em ficar com outras pessoas. Pra ser sincero, não fiquei com muitas pessoas durante a vida e não sei nem como eu faria isso se eu terminasse, me sinto inseguro, tenho medo das coisas não irem bem e acabar me arrependendo. O relacionamento a distância também não ajuda, na verdade me gatilhou bastante em querer terminar porque não me sinto satisfeito. Quero fazer várias coisas que não faziam parte da vida que eu tinha antes e isso me deixa meio confuso em relação ao que eu realmente quero. Por exemplo, eu não consigo tirar da cabeça uma pessoa que eu conheci e que é o completo oposto de quem eu sou mas que me despertou uma atração muito grande, tenho até evitado manter contato porque tenho medo de complicar ainda mais as coisas na minha cabeça. Ao mesmo tempo não quero magoar minha namorada e me sinto confuso se realmente o término é o caminho certo. Eu não entendo porque me sinto assim, minha namorada é linda, nós temos uma relação saudável, eu gosto e me preocupo com ela, ela é fiel, inteligente e possui uma personalidade incrível. Eu não sei porque me sinto assim. Tenho até omitido algumas coisas dela e isso tem me deixado meio angustiado.

A melhor resposta 31 MAI 2022

Oi Alguém.

Já na sua afirmativa inicial senti que você está buscando aqui um suporte que te autorize fazer o que você já quer fazer.
Buscando subterfúgio no conselho, na fala de outros para que assim você tenha coragem de tornar enfim uma decisão.

Não razões suficientes que você possa escrever aqui que possa fazer com que eu tome responsabilidade por você, e nem por ninguém.

Deve ser difícil estar passando por todo esse processo, mas você precisa reconhecer os seus desejos (que foram muito bem pontuados aqui) e arcar com as consequências de suas escolhas.

Seja continuar ou terminar, você precisará de coragem para bater o martelo, pois em qualquer uma das duas decisões você receberá as consequências de tal.

Espero que você encontre essa coragem necessária para se decidir e tomar uma decisão.
Seja sincero com sua namorada, não esconda o que está sentindo, mostre pra ela o que tem passado na sua cabeça e coração.

Se estiver disposto a tratar essas angústias em terapia, estarei aqui!
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

2 JUN 2022

Olá.
Deixarei algumas perguntas para você refletir:
Quando está com sua namorada, você sente-se bem ou o ambiente é tenso?
Quando está com sua namorada, a vida parece mais colorida?
Quando está com sua namorada, você quer continuar ao lado dela, ou tem vontade ir embora?
Como você se imagina daqui 10 anos, ou daqui 30 anos?
Quais pensamentos você tem quando está longe de sua namorada?
Esta moça que você conheceu, o quanto você sabe sobre ela? Como é se relacionar com ela? Quais os assuntos que costumam conversar? Você conversa com ela ou é apenas uma fantasia que idealizou de uma pessoa que não conhece?
Em um atendimento psicológico você pode se aprofundar nestas questões entre tantas outras buscando um maior entendimento do que esta acontecendo com seus sentimentos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

31 MAI 2022

Pergunte-se o que esta relação à distância está impedindo! Namorar significa impedir? Limitar? Deixar de viver, de experimentar, de conhecer outras possibilidades?
Por que não dialoga coma sua namorada sobre estas questões que te incomodam? Como ela percebe tudo isso? Manifeste as vontades suas e escute as vontades dela! Dialoguem sobre a forma de vida que quer viver com ela e ouça o que ela te traz.
Até o ouro é lavado ao fogo e ao mercúrio para ser purificado e polido. Você tem muitos medos e é preciso ousar conversar com ela. Deixe que os possíveis conflitos surjam... assim, podem resolvê-los. Pior é fechar os olhos, pensar que não existem, viver angustiado quando a própria angustia já sinaliza que está faltando alguma coisa. Seja para ela um homem que valha a pena; dê-lhe segurança dos seus sentimentos e pensamentos; seja para ela um porto seguro; provem que o que vão enfrentar não termina o que existe entre vocês.
Abraços.

5817 respostas

31 MAI 2022

Olá Alguém! Obrigado por escrever. Há um preço a pagar. Você começou a namorar outra pessoa muito cedo, sem antes amadurecer, desenvolver a consciência de ter o centro do namoro e si mesmo. Falta a você e, certamente a ela, parâmetros de namoros, é preciso cuidar foco consistente e duradouro nas questões dos estudos sérios, falta consistência na preparação para o mercado de trabalho, é preciso a consolidação da turma de colegas e conhecidos, é preciso investir em lazer, esporte coletivo e de contato. Namorar o complexo oposto é algo bastante suspeito. De outro lado, muito provavelmente você, deixando esse namoro, tenderá a namorar outra pessoa, que durará pouco, provavelmente encadeará outra, até poder colocar o namoro a si mesmo, no centro das coisas. Não se amadurece sem pagar algum preço.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" tem a religião do dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações, assim como destrua os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico