Como volta ter uma vida normal?

Feita por >Daiane · 25 jun 2024 Abordagem psicológica

Não sei o que devo fazer. Nem por onde começar. Tenho problema de tiróide. Venho a tempo sem vontade de fazer absolutamente nada levanto todos os dias levo minha filha na escola volto pra casa e fico na cama mexendo no celular quando dá o horário de busca ela as 11:30 busco a menina dou qualquer coisa pra ela comer e volto pra cama novamente durmo até umas 3 da tarde e depois continuo deitada até umas 6 da tarde levanto faço algo pra comer e volto pra cama novamente já vivo assim por mais de 8 meses quero sair dessa situação mais não encontro motivo nem um pra isso.

A melhor resposta 27 JUN 2024

Querida Daiane!
Sinto muito que esteja passando por isso!
Venho aqui para te dizer que é possível sair desse momento difícil que está enfrentando e viver uma vida que faça sentido para você!
Problemas de tireoide podem afetar a energia, o humor e a motivação. Além do impacto físico, questões emocionais e psicológicas podem se somar, tornando tudo ainda mais difícil.
Busque apoio psicológico para te auxiliar nessas questões! Estou disponível para te atender com o maior prazer!
Lembre - se que cada passo, por menor que seja, já é um progresso!
Com carinho,
Psi Joice Pereira

Joice Pereira Psicólogo em São Paulo

7 respostas

2 JUL 2024

Olá, Daiane.
Este tipo de situação tende a ser como uma bola de neve, ou seja, tende a se agravar com o passar do tempo. Entendo a sua preocupação com a disfunção da tireoide, contudo sugiro olhar a situação pelo aspectos psicoemocional, visto que muitas vezes o corpo manifesta sintomas que possui causas psicológicas (sintomas psicossomáticos). Assim, podemos também levantar a hipótese de que a disfunção da tireoide possui causas psicológicas, ainda mais quando o quadro que descreves mostra que existem conteúdos emocionais envolvidos.
Agora, respondendo à sua pergunta: sim, é possível retomar a vida nas próprias mãos. E é possível também ir além e realmente ser feliz. Isso não é uma promessa ou uma afirmação vazia, mas apenas a certeza de que isso está ao seu alcance.
Sugiro agendarmos uma consulta para a compreensão da demanda e alinhamento de um processo psicoterapêutico, que se mostra urgente.
Conte comigo e aguardo o seu contato o quanto antes.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

81 respostas

26 JUN 2024

Boa tarde, Daiane! Obrigado por escrever. Você escreveu errado: tem a ação de dormir e mexer no celular. Dormir de noite, no escuro, no silêncio, entre sete e nove horas por noite, é saudável. Celular, sem ser para trabalho, é provavelmente a pior droga da atualidade. Você escreveu aqui porque tem vontade de modificar essa realidade. Parabéns! Comecemos já com convicção, firmeza e persistência.
Reorganize tuas metas, objetivos, sonhos, desde a idade mais nova que lembrar. Veja quais metas são viáveis, significativas para você na atualidade, organize passos em busca da efetivação real de algumas metas.
Não é questão de motivo, é questão de necessidade. Movimentando a vida de forma diferente por necessidade, você será impelida a viver situações mobilizadoras de vontade, de busca por aprimoramentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

26 JUN 2024

Olá
Imagino como essa situação possa ser angustiante para ti.
Reforço a necessidade de manter o acompanhamento com o endocrinologista, assim esse sintoma também pode ser relatado a ele.
Entretanto, para além de uma causalidade orgânica, podemos pensar acerca das consequência psicológicas e afetivas que essa circunstancia desempenha em sua vida. Por isso te sugiro a consulta com um psicólogo que possa te ajudar a possibilidade diagnostica de algo além da tireoide e assim conseguir viver a vida que você deseja.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha