Como trabalhar a ansiedade de um adolescente de 13 anos?

Feita por >Eliane · 17 mai 2016 Ansiedade

O meu filho não consegue êxito no estudo. Está sempre de recuperação e notas abaixo do esperado. O que faço?

A melhor resposta 18 MAI 2016

Olá! Segundo seu relato é complicado afirmar ou relacionar o baixo desempenho de seu filho com ansiedade. Oriento que busque um profissional para que seu filho tenha a oportunidade de relatar o que está se passando até porque nesta idade, diferentes mudança estão acontecendo sejam elas físicas e emocionais.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

19 MAI 2016

Boa tarde Eliana.
O baixo desempenho escolar pode estar relacionado a vários fatores. Em primeiro lugar é preciso pensar se esse comportamento é recente ou se sempre esteve presente na vida escolar de seu filho. Também é indicado conversar com ele para saber como está percebendo esse processo, como se sente, o que ele acredita que pode estar acontecendo... Enfim, escutá-lo. Saber também da escola como o percebem no ambiente escolar e a partir daí procurar por um profissional - psicopedagogo e/ou psicoterapeuta - para fazer uma avaliação e poder orientá-los nesse momento.
Fico a disposição.
Abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

19 MAI 2016

Eliane,
Você já conversou com seu filho, sem ameaças ou castigos, mas um papo aberto dando a ele chance de se colocar?
Também o contato com a escola pode ser muito importante para saber mais sobre seu filho, se ele tem alguma dificuldade, em que matérias, como tem se relacionado com professores e alunos, tudo isso vai lhe dar pistas do que está acontecendo. Se a escola tem psicóloga/o ou psicopedagoga/o converse com elas sobre suas preocupações, quem sabe um diálogo incluindo seu filho ajude a vocês resolverem essa situação.
Acredito que juntos pode-se avaliar a necessidade ou não de um psicólogo para atendimento individualizado.

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador

39 respostas

18 MAI 2016

Bom dia Eliane, realmente muitos fatores podem estar associados às notas abaixo do esperado. Seria interessante encaminhar seu filho para uma avaliação do que pode estar acontecendo. Também acho importante dar uma olhada em como você e seu marido, os pais, estão lidando com esse movimento do seu filho. Muitas vezes, trabalho paralelamente ao profissional que está atendendo à criança ou adolescente, acolhendo a ansiedade e angústia dos pais e orientando como eles podem ajudar seu filho. São dois trabalhos, que somados, geram resultados bastante eficazes. Também agregam de forma sistêmica no âmbito familiar e relacional para todos os envolvidos. Estou à vossa disposição para mais informações, caso sintam necessidade.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

18 MAI 2016

Olá Eliane, primeiramente te indico buscar informações com os professores ou profissional responsável pelo assunto em questão na escola, e acolher o que eles indicam sobre seu filho para pensar e avaliar, tente formar parceria para que consigas compreender o cotidiano daquilo que é exigido. Promova uma oportunidade de conversa especial para seu filho ao qual você deixará claro que irá ouvir (sem julgar), acolher suas dificuldades e desta forma irá se aproximar para que ele tenha o seu espaço em demonstrar seus problemas. Mostre para ele os potenciais que tem e que ele pode recuperar os estudos, pois estarás apoiando ele neste momento de muitas mudanças. Avalie e/ou investigue muito bem, outra coisa é verificar se pode haver outras possibilidades que possam estar afetando os estudos como situações de relacionamentos, brigas, qualidade de tempo destinado aos estudos, etc. Caso queira procure um psicólogo(a) se sentires dificuldades, um forte abraço!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

18 MAI 2016

Interessante tua pergunta pois tu associaste a dificuldade nos estudos com a ansiedade e creio que tu podes estar certa. Muitas vezes, a dificuldade em ter êxito nos estudos é decorrente de ansiedade ou enfim, coisas que se passam na cabeça da criança ou adolescente que eles não conseguem dar conta. Esta fase, na média dos 13 anos, é uma fase complicada para os adolescentes, pois eles estão em fase de turbulência e muitas mudanças. Por isso sugiro que procures um psicólogo para teu filho para que possas ajudá-lo a ter um espaço para se pensar e pensar nestas ansiedades, ver o que é que tanto o atrapalha, poder falar sobre isso e por fim, no momento em que se tem um espaço que dê conta destas ansiedades, ficará mais possibilidade de se desenvolver nas áreas de dificuldade como no caso, os estudos.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

17 MAI 2016

Ola Rosana
A falta de exito nos edtudos pode ser um sinalizador de ouyros fatores que seu filho esteja passando.O periodo da adolescencia e um periodo de questionamentos e indecisao.
Seria importante que o levasse a um psicologo para que num ambiente acolhedor ele possa falar sobre o que esta acontecendo com ele

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

17 MAI 2016

Olá Eliane!

A forma que seu filho está se saindo na escola pode ser reflexo de diversos fatores, não só ansiedade.
Seria de extrema importancia levá-lo a um profissional que buscasse ajudá-lo, procurando não apenas a causa do fracaso escolar, mas seus diversos meios sociais para que isto esteja acontecendo.
Sugiro um psicólogo sistêmico.
Abraços

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis

46 respostas

17 MAI 2016

Interessante tua pergunta pois tu associaste a dificuldade nos estudos a uma ansiedade e creio que isso possa ser possível sim. Por isso, sugiro que procures um psicólogo para teu filho para que ele possa ter um espaço para falar desta ansiedade e assim, possibilitar que os estudos rendam melhor. Nesta fase, principalmente, o adolescente está passando por turbulências e mudanças, as ansiedades podem vir decorrentes de tudo isso e atrapalhar algumas atividades diárias.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

17 MAI 2016

Olá Eliane!
A falta de êxito nos estudos nem sempre está relacionado a ansiedade, pode estar relacionado também com desmotivação, tristeza, com a parte intelectual, algum problema social... São inúmeros os fatores que podem estar contribuindo com a falta de exito escolar de seu filho.
É importante que você procure um psicólogo para que ele possa fazer uma avaliação do que pode estar acontecendo e qual a melhor maneira de se trabalhar, visando as melhorias na escola e em qualquer outro ponto que possa se apresentar ao longo do processo.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo