É saudável um pré-adolescente dormir na cama da mãe?

Feita por >Desirée Pradatzky · 8 set 2020 Adolescência

Boa tarde. Meu enteado dorme na cama com a sua mãe. No quarto da irmã, existe uma bicama, porém somente a irmã de 13 anos dorme nesse quarto. O meu enteado já pediu para dormir no sofá, mas a mãe negou, alegando que no sofá tinha baratas ( mas meu enteado nunca viu baratas ali). Quando os dois passam o final de semana na nossa casa (minha e do pai deles), ambos dormem no mesmo quarto sem maiores problemas. Gostaria de saber se nessa idade essa situação é saudável.

A melhor resposta 13 SET 2020

Olá Desirée
Há mães que dormem com seus filhos até por volta de 12 ou 13 anos, mas depois disso a própria criança vai querendo seu espaço individual, criando assim a separação própria da adolescência. Desde que a relação seja sadia não há problemas.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 SET 2020

Olá Desirée!Seja bem vinda!
O entendimento de ser saudável ou não cabe somente a família refletir ,entretanto vejo alguns casos onde dormir com os pais pode levar a criança/adolescente a desenvolver dependência e até aumentar os níveis de insegurança quando estes se separam das figuras parentais, mas não podemos generalizar que seja sempre prejudicial.
Sugiro conversar com o pai das crianças ,fale abertamente de sua opinião ,que se envolva no assunto de maneira calorosa e respeitosa, falem com todas as partes envolvidas não sabemos ao certo porque a mãe diz "que tem baratas no sofá pode estar causando medo no menino.
O dialogo é sempre o melhor caminho.
Espero ter auxiliado.
Eliani/CRP07/28876

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

15 SET 2020

Ola seria interessante entender do menino o motivo que o faz querer dormir apenas com a mãe, as vezes tem algum medo, trauma que não foi esclarecido, se não conseguirem , procurem um psicólogo para trabalhar essa insegurança.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

10 SET 2020

Olá desirée!
Pegando apenas um recorte, pensando apenas nesta situação isolada, não é saudável, pelo desenvolvimento de autonomia dele, e por favorecer a relação de dependência materna, por exemplo. No entanto, fica evidente a necessidade de se olhar todo o contexto e dinâmica familiar. Não podemos ser tão severos em apenas discriminar como certo ou errado, é necessário entender que a mãe pode estar passando por problemas, qualquer dificuldade com relação a insegurança etc... Claro que são apenas hipótese, um acompanhamento seria o ideal, até para que acontecesse uma desvinculação sadia. Espero ter ajudado em algo! abraço

Fátima Hayashida Psicóloga Psicólogo em São Paulo

13 respostas

9 SET 2020

Olá Desirée, grato por participar.

A princípio, parece ser uma conduta não aconselhável por parte da mãe do seu enteado. Por outro lado, pode ser uma atitude para ela garantir a proximidade dele com ela, na relação maternal que sempre existirá entre eles. Ela pode ter razões que você desconhece e que não tem nenhuma outra conotação que não seja a de ter o filho próximo dela.
E o pai do seu enteado o que diz disso? Você já percebeu o posicionamento dele com relação a esse costume?
É uma questão que merece sua ponderação, como a que você está fazendo. Mas, creio que deva ser mantido no âmbito deles, sem ser objeto de preocupação para você.
Espero ter lhe ajudado.

Abraços.

Psicólogo José Almiro Machado

Um abraço.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

9 SET 2020

Olá Desirée! Grato por participar. Não é saudável. Pelo relato, o problema está mais na mãe do que nele. As pessoas precisam viver cada etapa da vida, com os adequados exercícios gradativos: dependência, cuidados, privacidade, autonomia, privacidade de adulto, dependência do idoso, com respeito à privacidade e limitações.
A formação da identidade, da independência, da troca na medida razoável, podem ser melhor trabalhadas, com a adequada separação conforme predomina em nossa cultura.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: empatia, abertura mental, ética, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

9 SET 2020

Olá, Desirée.
Obrigada por sua participação.
A dinâmica de dormir junto cabe para relação de casal. Crianças e adolescentes precisam desenvolver autonomia e individualidade, no caso dos adolescentes é o momento em que também iniciam a construção da própria identidade. Em alguns casos, das crianças na primeira infância, não querer dormir sozinho pode associar-se a ansiedade da separação.
É preciso compreender o contexto, entender a dinâmica da família e direcionar paea avaliação profissional se perceberem que este funcionamento é fonte de sofrimento para o adolescente. Dar o espaço para o adolescente manifestar seus sentimentos e pensamentos também pode ser muito produtivo.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo