Como posso ser melhor?

Feita por >Crysthian · 25 jan 2022 Autoestima

Não me sinto bem, me sinto fraco, inútil, frustrado. Nada que eu faço da certo, eu envergonho minha família, não tenho nenhum dom, nenhum talento, nem disciplina, eu sou o mais patético entre os patéticos. Minha vida tem sido uma merda, eu só me dou mal, mesmo sendo uma pessoa boa. Eu não sei mais o que fazer, não aguento mais me sentir tão descartável e substituível. Sinto que valeria mais apena eu nunca ter nascido, por que só sirvo pra ocupar espaço no planeta.

A melhor resposta 29 JAN 2022

O desejo de que valeria mais, não ter nascido te coloca na situação de vítima... voce não é vítima, saia desse vitimismo e assuma a sua vida, cure sua dependência emocional e financeira, viva com seus próprios frutos.
Todos têm seus próprios talentos, basta descobri-los e trabalhar com eles para que se transformem em ferramentas de trabalho.
Se não está usando e porque vive na dependência.
Honre a si mesmo, faça por ti mesmo. Se precisar de ajuda solicite atendimento... claro que vai dizer "não tenho dinheiro", então lute por ti mesmo, ouse a ti mesmo. Talvez o problema esteja em ser "uma pessoa boa". Tenha e defenda o seu ponto de vista com resultados concretos.

5840 respostas

5 FEV 2022

Nossa Cristian como vcc se subestima e se desvaloriza. Vc deve estar passando por uma depressao. E precisa de ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 JAN 2022

Crysthian, devemos averiguar as contingências e o porquê isso está acontecendo com você, ou seja, o que em seu ambiente familiar ou na vida social está te fazendo sentir dessa forma. Você pode sair dessa situação com ajuda de alguma terapeuta preparada para te auxiliar mudança.

Ana Paula Del Águila de Lima Psicóloga Psicólogo em Brasília

4 respostas

27 JAN 2022

Olá Crystian, espero que esteja tudo bem com você!

Todos nós, sem nenhuma exceção, passámos por momentos de sofrimento na vida, e, depois de um tempo, podemos ingressar em momentos melhores. A psicoterapia pode te ajudar muito a descobrir suas habilidades, a te orientar com suas vocações e competências profissionais. Neste sentido, te aconselho a buscar um profissional que também possa trabalhar essas questões com você, bem como te introduzir a uma reestruturação para sua carreira. Todo começo requer um primeiro passo, e ter consistência é fundamental para se chegar onde deseja. Comece pequeno, mas vá longe, um passo de cada vez. Busque fazer trabalho voluntário em seu tempo livre, desenvolva um hobby, e faça amizade aos poucos nesses locais. Não se esqueça de cuidar de seu corpo se planejando para realizar atividades físicas semanalmente, com compromisso, isso é muito importante para seu bem estar geral, e é um local onde você também pode fazer amizades. Pratique meditação diariamente, isso é cuidado mental, saúde mental, e procure sempre estar estudando e se desenvolvendo, pois pode ter certeza que seu momento chegará. Os bens materiais chegarão até você na medida que estiver pronto para recebê-los, tudo a seu tempo. Existe muita coisa a ser feita ainda, e, pode ter certeza, que reclamar e apontar defeitos não vai trazer o que você deseja para perto de você. Controle a sua mente, ou ela irá te controlar. Faça sempre uma coisa de cada vez, passo por passo, planeje sua vida e vá realizando o que deseja aos poucos e quando olhar para trás, verá que já realizou inúmeras coisas. Lembre-se, seja sempre consistente. A maior das montanhas não é escalada de uma única vez, ninguém consegue isso, mas sim trecho por trecho. Comemores suas conquistas, das menores e mais simples, as maiores e mais complexas. Pense e seja positivo, que isso atrairá mais coisas boas para perto de você. Planeje e cuide de sua vida financeira. Não reclame, pois isso é clamar para si duas vezes (re-clamar). Viva como se já tivesse o que deseja, em todos os níveis, e você irá perceber aos poucos que é você mesmo quem cria sua própria realidade. A sua vida está apenas em suas mãos. Não deixe de procurar um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo, será importante para você no início, e lembre-se de procurar um que possa fazer um trabalho pontual de orientação profissional e de carreira.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

27 JAN 2022

Toda pessoapossui dons e talentos. Você fala pouco de sua estória e relata muito mais sobre o seu desconforto e insatisfação pessoal perante o outro. Seria muito benéfico a busca por u8m profissional que te ajude a reconhecer suas potencialidades e reverter a imagem que tem de si. A psicoterapia é um caminho na busca da satisfação pessoal e melhora na qualidade de vida. Permita-se!
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

26 JAN 2022

Olá Crysthian! Grato por escrever. Certamente uma parte importante da história você não citou: o que você fez ou se recusou a fazer nesses tempos.
Quem arranja trabalho simples, comum e o faz, não se sente assim; quem estuda seriamente não se sente assim.
Vamos conversar para que possamos te ajudar a reorganizar seus potenciais e praticá-los. Nós, psicólogos, estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Cuide-se!

8671 respostas

26 JAN 2022

Bom dia, Crysthian,

Todo processo de autoconhecimento envolve lidar com medos e inseguranças. Este seu sentimento de desvalorização pode apontar para uma possível depressão motivada por questões de cobrança excessiva consigo mesmo.
É preciso conhecer seu potencial, e não se comparar ou se cobrar de dar sempre o melhor, seja ele qual for.

Neste sentido, a psicoterapia pode ajudar.
Caso tenha interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 JAN 2022

Olá
Na abordagem que atuo, pensamos que todo ser humano possui potencialidades. Essas potencialidades seriam justamente a chave para a resolução de seus conflitos, entretanto precisamos tomar consciência de nossas possibilidades, já que costumamos nos esquecer delas, afim de superar os momentos difíceis. O ambiente ideal para descobrir essas novidades é a psicoterapia, por isso recomendo que considere escolher um profissional que te atenda.
Acima de tudo, em seu relato, vejo certa insatisfação com a situação atual e vontade de não permanecer mais nela, o que é ótimo, já que nos abre possibilidade para o cuidado e para a mudança. É importante reconhecer esse movimento como parte de algo próprio seu que deseja algo diferente para si.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha