Como poder se desprender de uma necessidade extrema de atenção?

Feita por >DOLC2015 · 25 jul 2022 Dependência emocional

Ola
eu alguns dias percebi que estou com uma necessidade de atençao do meu namorado, a gnt fala mais por whatsapp devido a correria, a gente conversa mas quando para de conversar é uma mania estranha de ir la na conversa e ver se esta online ou por que nao responde.
Gostaria de saber que sugestões seriam mais aconselhavel

A melhor resposta 27 JUL 2022

Olá DOLC2015,
Essa necessidade de atenção pode indicar algumas coisas em você mesma, como baixa autoestima, necessidade de aceitação, não achar que é boa o suficiente...
O ideal seria que você, além do relacionamento, tivesse um tempo para você. Para fazer algo que gosta, para cuidar de si mesma e se acolher. E, se possível, busque ajuda de uma psicóloga, pois juntas podem tentar melhor compreender a necessidade de tanta atenção e ressignificar isso.
Fico à disposição caso queira tirar alguma dúvida.
Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

23 AGO 2022

O q vc diz é dependência emocional.
Procure ajuda profissional
Sou monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUL 2022

Olá DOLC2015! Obrigado por perguntar. Certamente você mesma percebendo a inadequação da necessidade está dando o primeiro passo. Antes de namorar a si mesma, você não pode namorar outra pessoa. O centro da realização de cada pessoa precisa estar nela mesma. Há em você um universo muito rico de memórias, saberes, possibilidades, probabilidades, metas. Atualize essas riquezas internas. Será preciso rever tua identidade, tuas construções.
Será muito mais rica essa efetivação com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro; são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8671 respostas

26 JUL 2022

Olá DOLC
A dependência denota baixa auto estima. Faça terapia para trabalhar pontos importantes em sua vida que precisam de atenção além da sua vida amorosa precisa olhar com carinho para você mesma. Na medida em que investir no seu autoconhecimento vai querer usar o seu tempo com você e se sentirá mais segura com relação à vida amorosa. Fico à disposição para desenvolver profundamente essas sugestões em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

26 JUL 2022

Olá ;).
Obrigada por sua interação aqui.
Sinta-se confirmada em sua sensação. Relações, famílias, são grandes desafios que por vezes presenciamos.
E isso nos leva a algumas reflexões: sobre si mesmo, sobre o parceiro, sobre o que queremos.

Costumo dizer que é nas relações que fatalmente nos confirmamos, nos percebemos, nos reconhecemos. através desse contato percebemos o quanto precisamos de atenção, aceitação, cuidado, respeito...

O que muitas vezes acontece é que nos colocamos em relações e nos perdemos de nós. Sentimos que sem o outro não é possível ser feliz. Um entendimento importante é que um casal pressupõe duas pessoas, duas individualidades que se unem e escolhem trilhar um caminho comum. Entretanto, não deixam de ser individualidades. Com suas necessidades próprias, suas crenças, valores, convívios sociais, enfim.

A meu ver, sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. Talvez você possa fazer algo a respeito através de posicionamentos e escolhas diferentes. Um processo de terapia com um psicólogo pode ampliar sua consciência, trazer mais clareza a seus pensamentos e emoções a respeito, gerar mais segurança na tomada de decisões e interações nesse relacionamento. A partir do momento em que você se sentir mais autoconfiante, com a autoestima fortalecida, mais autônoma, se sentira mais segura e consequentemente isso afetará seu posicionamento e o que espera de seus relacionamentos.
Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

26 JUL 2022

Olá!
Perceber que isso é um incômodo já é a primeira parte: teu corpo já emitiu algum sinal de que algo não vai bem e precisa de ajuda. Agora vamos para a parte de escutar com mais atenção. Necessidade de atenção é algo inerente ao ser humano, uma vez que somos seres sociais. Entretanto, em alguns momentos podemos acabar estimando apenas uma atenção específica. Isso geram muita expectativa e, consequentemente, frustração. Mas não posso te dizer o que "causou" isso, já que a configuração que criamos em nossa vida é única e singular, não podendo ser reduzida dessa maneira.
Eu te sugiro um processo de terapia que possa te ajudar a compreender esse fenômeno com mais delicadeza, ouvindo com carinho o que vem sendo expresso por aí, assim também será possível evitar que esse processo piore e até mesmo possibilitar uma mudança.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

26 JUL 2022

Olá, você precisa de terapia para aprender a lidar com sua relação, principalmente porque você pode estar dependente emocionante disto, é preciso tratar sua autoestima, autoconhecimento e autoconfiança.
Abraço

Sheila Baneiro Heck Psicólogo em Pelotas