Por que tenho tanta insegurança e necessidade de controle ?

Feita por >Mai · 8 fev 2023 Abordagem psicológica

Desconfio do meu esposo o tempo todo, tenho acesso às redes sócias, olho celular, tenho GPS, para eu poder me sentir menos insegura, e se ao sair do trabalho sem me avisar, já é um gatilho...já cheguei ir até o local e ele não entender nada, sofro muito, me culpo muito, chego a tremer de mal está, chorar cobrar atenção, e eu sei que eu sempre pior tudo,pois mais ele se afasta, mais eu tenho necessidade de controle.

A melhor resposta 9 FEV 2023

Ola, Mai
Imagino que deva ser uma situação muito desgastante para você e até para a relação.
Em geral, esse controle diz de um medo de correr riscos, e nesse caso fiquei com a impressão de ser um risco de traição ou algo do tipo. Entendo que existe uma questão de gênero nessa situação, mas também penso em como isso se deu na sua historia, que significados isso tem para ti.
Por isso te sugiro buscar um processo de terapia para que essa questão consiga ser abordada e compreendida, te libertando dessa necessidade.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

15 FEV 2023

Ola Mai, aconselho a buscar um acompanhamento psicotapeutico para entender a origem de tanta insegurança para conseguir lidar com ela. Vamos conversar mais? Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

10 FEV 2023

Olá Mai, espero que esteja tudo bem com você.

Realmente é preciso compreender porque você tem essa necessidade, e de onde vem toda essa insegurança. Esses seus sentimentos e pensamentos já estão te causando muito mal, e afetando consideravelmente a qualidade da relação que você possui com seu marido. Parece que você não está mais se relacionando efetivamente com seu marido, mas sim com sua insegurança, que acaba sendo um grande filtro, que te impede de você chegar ao seu marido, e te priva de viver uma relação afetiva com ele. É preciso que você retome o contato com seu marido, e com a relação de vocês, que já não está acontecendo, e também que você retome a sua relação consigo própria, pois até mesmo seus sonhos, objetivos, planos e projetos de vida, tem sido anulados devido a esses sentimentos e pensamentos experimentados de maneira equivocada e prejudicial,que toma conta de grande parte de sua vida. A maneira mais indicada de você lidar com esses sentimentos, buscando outras formas de se reconectar consigo, com seu marido, e com a relação de vocês, é através da psicoterapia. Um Psicólogo pode te ajudar muito em seu caso. A partir do contato com esse profissional, dentro de um processo de Psicoterapia, você terá a oportunidade de adquirir o autoconhecimento necessário para mudar essas características, e reconstruir uma subjetividade muito mais produtiva para sua relação e para sua vida. É importante mencionar que mudanças deste tipo não acontecem da noite para o dia, mas com comprometimento e constância no processo de psicoterapia, ao passar do tempo você poderá obter sim resultados bastantes significativos. O importante é não desistir no meio do processo, e seguir até o local que você realmente observe resultados positivo. Se for possível, inicie seu processo junto a um Psicólogo o quanto antes, você pode experimentar a vida de outras maneiras, mas satisfatória e completa, e dessa forma tanto você, quanto seu relacionamento, mudarão consideravelmente para melhor.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

9 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

9 FEV 2023

Mai!
Voce precisa resolver seu problema de carência, de dependência... voce não nasceu ainda para voce mesma.
Voce não nasceu para ser dependente dele... nasceu para aprender, se curar, realizar seu proósito de vida e ser feliz...
Voce tem esta missão... realizar a sua vida.
Ele também tem a missão dele, realizar a missão de vida dele, ser ele mesmo, ser feliz.

Se um dos dois não forem realizados consigo mesmo, vai projetar no aotro a carencia dele, vai sufocar o outro... logicamente quando o outro perceber isso, vai se afastar, vai romper a relação porque entende ser uma relação tóxica.

Precisa se encontrar, precisa se curar dessa dependência.
Caso contrário, não vai ser feliz e vai infernizar a vida do outro.

Abraços

5822 respostas

9 FEV 2023

Olá Mai! Que bom que você escreveu. De fato você precisa construir a resposta para entender porque isso acontece, pois é profundamente desconfortável as pessoas se sentirem controladas, assim como é falsa a ideia de que controlamos tudo. É preciso desenvolver autoconfiança, para que se possa considerar a confiança no outro. Quanto antes, você tratar isso, de forma científica com um psicólogo, melhor para você.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.