Como me livrar da autocondenação e melhorar minha autoestima?

Feita por >Milena Moraes · 7 dez 2017 Autoestima

Me condeno demais por erros cometidos no passado e isso vem me deixando com a auto-estima muito baixa, sinto que devo sofrer porque errei e que não sou uma boa pessoa. Faço terapia mas não consigo expressar muito isso, minha psicóloga me disse que o passado é uma roupa velha que não me serve mais, mas não consigo deixar ele pra trás, me perdoar e seguir em frente. Me ajudem, o que eu faço? Só tenho 19 anos e venho sofrendo muito.

A melhor resposta 8 DEZ 2017

Ter esse olhar já é um grande passo.
Parece que vc já sabe que a condenação não mudará os acontecimentos do passado, só falta parar de se punir. Somos seres imperfeitos e sempre seremos, pois enquanto vivermos estaremos em construção. Vc já não é a mesma pessoa do passado e no futuro não será a mesma pessoa de hoje.
Ultrapasse essa dor, trabalhe o auto-perdão, seja gentil com vc e continue em terapia. Esse processo leva tempo, vc está caminhando para o autodesenvolvimento e, em breve, conseguirá colocar novos sentimentos no lugar. Confie! Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

10 DEZ 2017

Milena, aqui você não vai conseguir respostas, você já está fazendo o principal que é a psicoterapia. Procure tentar falar mais sobre o que sente e como sente na terapia, procure expressar seus pensamentos, medos, desejos para sua (ou seu) terapeuta, quanto mais você se expressar mais o psicólogo(a) poderá te auxiliar a entender e lidar com seu problema. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

9 DEZ 2017

Milena, boa tarde! Seria importante voltar a esse ponto com sua psicóloga porque a explicação oferecida não parece ter diminuído sua auto crítica. Sugiro que junto com ela tente questionar seus pensamentos a respeito desses erros que cometeu no passado, buscando outras explicações para eles fora a que não é “uma boa pessoa”. Estou à disposição para ajudá-la, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

8 DEZ 2017

Olá Milena
Olha acha que uma terapia de regressão iria ajudá la a resdignificar sua forma de ver as coisas. Procure um psicólogo que trabalhe com hipnose.
Boa sorte

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

7 DEZ 2017

Ola, Milena.
Somos pessoas imperfeitas e por isso somos passíveis de erros, todo mundo erra em algum momento na vida.
O mais importante dia erros, é que podemos olhar para eles, aprender e seguir em frente.
No seu caso, você não está conseguindo seguir adiante, veja se é possível se perdoar pelo erro cometido, converse coma sua terapeuta sobre essa dificuldade de seguir em frente.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo