Como lidar com os sofrimentos subjetivos?

Feita por >Edvaldo Domingues · 17 ago 2022 Psicoterapias

Tenho passado por uma fase de profundo medo para comigo mesmo. Estou inclinado a crer que sou uma pessoa ruim. Penso, logo sofro. Tenho medo de machucar as pessoas, seja fisicamente ou verbalmente sinto calafrios a pensar sobre isso. Tenho a sensação de que não pertenço a mim mesmo. Há uma luta profunda entre o eu e um outro eu que me habitam. Estou sofrendo. Não suporto mais a mim mesmo. Reconforto-me a pensar sobre a morte sendo a possibilidade de um fim eterno, em que irei me encaminhar rumo ao caminho das estrelas dos meus sonhos. Lembro de um sonho que tive uma noite em que cometia uma transgressão. no sonho, minha vida tinha perdido o sentido. Não queria mais viver. Afinal, o que me garante que possa viver em paz e harmonia comigo mesmo, tendo a sensação de que sou um monstro? Será que minha vida é digna de ser vivida?

A melhor resposta 19 AGO 2022

Olá Edvaldo.
Com certeza a sua vida é digna de ser vivida. Tenha em mente que não deve acreditar nos pensamentos negativos criados pela sua mente e por idéias irracionais. Eles surgem de forma automática na sua mente mas são falsos porque são podem ser comprovados na realidade. Está havendo um descontrole nesta fase da sua vida demonstrado por sintomas de desequilíbrio emocionais e fisiológicos. Importante investigar estresse, histórico familiar, personalidade, adição medicamentosa, de álcool e drogas , entre outros fatores que presisam ser avaliados por um profissional. Como vê precisamos nos aprofundar com mais informações para identificar o que causou as crenças negativas e o sonho de transgressão e sentimentos que estão lhe causando muito sofrimento neste momento. Você precisa o quanto antes possível passar por uma avaliação psicológica para investigar essas sensações que relata estar sentindo no corpo e lhe causam o estado de alerta exacerbado, idéias irracionais, pensamentos de menos valia, culpa, dúvidas e falta de sentido na vida. Não poderá fazer isso sozinho, precisa da ajuda de um profissional para avaliar os sintomas, tratá-lo para que se fortifique e consiga retomar o estado de equilíbrio anterior e para que possa viver em paz e harmonia. Fico à disposição para desenvolver a terapia online ou presencial em Curitiba- PR.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 AGO 2022

Edivaldo vc deveria procurar ajuda profissional.
Vc precisa entender suas emoções, mesmo as desagradáveis.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 AGO 2022

Olá Edvaldo,
Sua vida é sim digna de ser vivida! Mas, se esses pensamentos intrusivos estão te atrapalhando e modificando a forma como encara a vida, sugiro que busque ajuda de um psicólogo que pode te ajudar a compreender essas questões.

Psicóloga Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

18 AGO 2022

Olá Edvaldo! Obrigado por escrever. Geralmente pessoas boas, mas com elevada auto exigência, tendem a pensar que são ruins. Pessoas ruins, não pensam que são ruins. Certamente você uma pessoa boa, com algumas dificuldades para lidar com as incoerências e contradições que fazem parte da natureza de todos nós. Certamente tua vida é digna de ser vivida, teus sentimentos, pensamentos e emoções são dignos de serem conversados, ponderados com seriedade, respeito, empatia, acolhimento e ética. Cada pessoa é única, cheia de possibilidades, potencialidades; cada pessoa pode representar pertença para uma outra, pode representar companhia, apoio, referência para a outra. Certamente você também pode.
Tenha conversas de qualidade, com pessoas razoáveis, sensatas e confiáveis. As coisas melhorarão.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8634 respostas

18 AGO 2022

Edvaldo Domingues,
São sofrimentos subjetivos e objetivos porque afetam o teu ser aqui e agora, afetam os resultados.
Antes de voce ser um filho, um pai, um cidadão, um... profissional, voce é um ser humano.
Como ser humano, voce é constituído de vários eus - físico, energético, emocional mental racional, mental superior e espiritual.
Todos estes eus estão presentes em cada coisa que voce faz.
Porém, como voce escolhe? Como voce decide? Como voce se enxerga? O que é certo? O que é errado?
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... como voce entende esta realidade e como se posiciona frente o sistema em que está?
Quem te comanda, a vida ou o sistema?
Precisa autenticar-se. estar de acordo com a tua inteligência para poder te entender e harmonizar-se.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

18 AGO 2022

Boa noite Edvaldo
Sim, a tua vida é digna de ser vivida.
Converse mais sobre isso com um psicólogo, procure ajuda, não se de por vencido, te permita ter as respostas e o conforto que precisa.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre