Como lidar com o sofrimento de animais?

Feita por >Richard · 22 out 2020 Desenvolvimento pessoal

Quando me deparo com situações de animais em sofrimento eu sofro junto, sério, me tira a paz. Tem casos que não consigo dormir, principalmente quando descubro alguém maltratando um animal ou quando não cuida direito. Não sei ser indiferente a isso mas também não consigo lidar com isso. Não posso resolver o problema deles devido minhas limitações e muito menos onde eu moro não tenho a quem recorrer. O que fazer com esse sentimento?

A melhor resposta 27 OUT 2020

Olá Richard, muito obrigado pela declaração. Que sentimento nobre este que você possui. A grande questão do ser é entender as nossas limitações. (Nesta hora penso em um verso de Carlos Drummond de Andrade: Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo). Percebo que é algo que te mobiliza e isto pode te dar forças para construir algo. O que tenho para te falar é para não absorver para si o efeito das maldades dos outros. Estes, que a praticam a maldade, irão receber de volta do mundo coisas maldosas. Estão plantando maldade e irão colher isto em suas vidas. Não seja um deposito das atitudes alheias, isto pode sim machucar muito. Pense em como este sentimento pode te fortalecer como pessoa, e não como pode te derrubar. De fato somos limitados até para entender um sentimento próprio e certas ações de outras pessoas. Agora, como psicólogo, te recomendaria investigar e trabalhar este sentimento de limitação através de um auto conhecimento proposto pela analise Psicológica. Muitas vezes sentimentos muito fortes que tomam a cena tem alguma raiz mais complexa e complicada para compreender, e para resolver, é preciso se aprofundar em si. Um abraço!

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

24 OUT 2020

Olá Richard.
Lembre-se que você é um ser humano, e por isso limitado, você pode ajudar aqueles que estão próximo de você, mas não conseguirá fazer muito mais que isso, e se não consegue sozinho, procure formar um grupo de pessoas em seu bairro que tenham os mesmos interesses, e sinta-se bem se conseguir ajudar um animal, ou alguns deles. No entanto, se tiver disposição, interesse e muito boa vontade, poderá se juntar a ongs ou empresas que defendem animais e fazer parte de algo maior, "juntos somos mais fortes".
Você pode contar com a ajuda psicológica para enfrentar suas limitações e sentimentos, além de poder pensar junto com o psicólogo em formas de buscar ajuda para seu bairro.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 OUT 2020

Richard, q idade vc tem? Ter preocupação com os animais é bem legal, mas precisa ver se há exagero nisso. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 OUT 2020

Olá Richard! Você parece uma pessoa bastante sensível, pois se importa com outro ser vivo. Vê-los sofrer e não conseguir ajudar coloca você em um lugar de impotência e isso lhe traz sofrimento. Ser empático com a dor do outro é importante e não há nada de errado em ser assim, o que você precisa trabalhar é a dificuldade em entender sua limitação em não poder ajudar a todos. Trabalhar essa limitação em terapia ajudará a diminuir seu sofrimento pelos maus tratos dos animais e quem sabe a se engajar em alguma causa. Fico à disposição.
Um abraço
Rita Amaral - Psicóloga Clínica

Rita de Cássia do Amaral Psicóloga Psicólogo em São Paulo

20 respostas

23 OUT 2020

Olá Richard! Primeiro parabéns pela empatia e sensibilidade pelo bem estar dos animais. Temos, ainda bem, um grupo grande de pessoas que lutam por proteger os animais das incoerências humanas, que causam problemas para os animais. É uma causa extremamente importante, prioritária.
Não é fácil lidar com as limitações e sentimentos de impotência.
Como cada ser humano é altamente complexo, rico, único, precisamos lançar mão de todas as possibilidades que façam a nosa vida ser significativa, digna e dignificante. Podemos ter açoes educativas para minimizar maus tratos a eles, podemos cuidar de alguns. A princípio, a primeira coisa a fazer, além do mundo de ações individuais, é conversar com pessoas que que se simpatizam com a mesma causa (sou uma delas) e ponderar educação mais abrangente, mais preventiva. Talvez seja possível minimizar a dor dos que estão feridos hoje, através de medicações, alimento e cuidados.
De outro lado, podemos contribuir, mas não temos abrangência para evitar todos os sofrimentos deles. O que não podemos gerar é espaço para a culpa ou para a omissão.
Caso entenda adequado, estarei disponível para ponderar, do ponto de vista da Ciência psicológica, formas de agir diante das questões: seus sentimentos e ações para um mundo melhor para os animais.
Abraços virtuais (em tempos de longo périodo de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, sendo de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

23 OUT 2020

Oi Richard,
É muito dificil quando nos deparamos em situações de impotência. Isso gera sofrimento, dor e traumas.
Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar seus medos, traumas e conflitos.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo