Como lidar com minha namorada depressiva e ansiosa

Feita por >Leandership · 1 ago 2020 Terapia de casal

Eu e minha namorada já estamos juntos a 4 anos, mas ultimamente nosso problema tem sido maior em relação ao diagnóstico dela, ela não tem ânimo pra querer criar e alcançar objetivos, não cria mais metas e não tem mais motivações na vida, as vezes chego em casa pergunto oque ela fez e ela sempre me responde que não fez nada e isso me preocupa, já não sei que postura ter, as reclamações são como pedradas pra ela e os elogios e incentivos já não tem efeito nenhum, ela me diz que não vê mais um lado bom da vida e não se mata por falta de coragem. Eu me sinto perdido por querer ser algo melhor pra ela, e ao mesmo tempo me preocupar comigo mesmo e está cada vez mais dificil por favor me ajudem!

A melhor resposta 2 AGO 2020

Olá Leander, tudo bem?

Podemos acolher e trabalhar um questão de comunicação mais assertiva!
Ao invés de eu indagar e questionar sobre o que está acontecendo, eu procura trabalhar a forma de comunicação, por exemplo:
Ao invés de dizer: Você não quer fazer isso de novo! Já falei que você precisa levantar dessa cama!
Podemos utilizar frases como:
O que você acha de darmos uma volta?
O que eu posso fazer para de ajudar? Talvez de imediato a pessoa não tenha uma resposta, dê um espaço e demonstre que está ao lado dela (e).

Att,
Guilherme Bondezzan

Guilherme Bondezzan Psicólogo em Osasco

10 respostas

2 AGO 2020

Olá, vou fazer alguns comentários, perguntas e sugestões que espero que sejam úteis:

Sua namorada faz acompanhamento psicológico?
Com Certeza você gosta muito dela, e se preocupa. Mas que tipo de relação você quer ter com ela? Realmente quer continuar a ser namorado ou talvez seja melhor ficar apenas como amigo? Pretende casar? ficar noivo? ter filhos? Ou o melhor seria cada um seguir seu rumo? O que você quer ter com ela no futuro? No longo prazo?
Tenha muito cuidado em não cair na armadilha de ficar com ela por piedade, isso pode ser um veneno em embalagem de remédio para ela e para você.
Att

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

2 AGO 2020

Olá Leandership! Grato por participar. Certamente ela precisa organizar rotina contemplando passado, presente e futuro. Nota-se, pelo seu breve relato, que ela não sabe a qual futuro quer chegar. Rotina de vida organizada, alimentação correta, sono correto, obrigações regulares, trabalho, estudo, são fatores que ajudam muito. Sabemos que essas ações são do senso comum, são do dia-a-dia de cada pessoa. Não sendo possível incrementar essa rotina saudável de vida, será importante que ela conte com a ajuda científica de um psicólogo.
Pode ser que falte a ela essa iniciativa. Por essa razão estaremos à disposição para aprofundamentos e esclarecimentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.