Não sei como lidar com meu ex-namorado num estado depressivo

Feita por >Lívia Lima · 23 ago 2017 Depressão

Estamos separados há 8 meses, temos uma filhinha com 5 meses. Há mais de um ano ele vem apresentando um desânimo com a vida, diz que não sente nada e só quer ficar sozinho, foi por isso que terminou comigo, ele não se alimenta e dorme muito, mesmo assim está sempre com muito sono. Ele só sai de casa pra trabalhar. Ele não quer que eu me afaste, mas ao mesmo tempo não quer ficar comigo, e eu estou sofrendo muito com isso, porque o amo muito mas não posso ficar com ele, eu queria me afastar, mas por causa da nossa bebê eu não posso fazer isso. Ele trancou a faculdade pra ficar com nossa bebê enquanto eu estou na aula, e disse que desde então ele só se sente pior. Quando eu tento conversar com ele, ele só consegue chorar, mas já me disse que não consegue explicar o que sente, que pensa em coisas que nunca pensou antes e que não gosta de quem ele se tornou. Ele inda acha que psicólogo e psiquiatra são coisas de doido e depois de muita luta finalmente está procurando um. Eu não sei como lidar com isso, eu quero muito ajudar, mas eu não sei como. Acho que ele deveria sair talvez, mas ele nunca quer, as vezes eu fico chateada porque até parece que ele não quer fazer nada pra melhorar. Tenho medo de me afastar e parecer que eu abandonei ele, mas eu também quero namorar outra pessoa já que ele não quer ficar comigo, só que com essa proximidade eu não consigo deixar de gostar dele. Será que eu deveria me afastar ?

A melhor resposta 23 AGO 2017

Livia,
aproveite que ele está mudando os conceitos sobre os tratamento da saúde mental, procure um psicanalista na região e agende para ele uma consulta. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

24 AGO 2017

Olá Livia!
Pelo seu pequeno relato seu ex possui um quadro de depressão levando a este desanimo, sonolência e isolamento social.
É indicado que você tente incentivar a busca por apoio profissional e demonstra-se disponível dentro dos seus limites, pois infelizmente há pouco que podemos fazer pelo outro quando ele não quer ou reconhecer que precisa de ajuda.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 AGO 2017

Olá Lívia,

Entendo que para você deva estar sendo muito difícil, já que está com uma bebê, faz faculdade, está recém separada e, como relatou, gosta desta pessoa, que está doente. A depressão é sim uma doença e precisa que se busque ajuda para melhorar! Que bom que ele já está nesta busca. Agora, sobre você, penso que está fazendo o sufiente: está acolhendo seu ex neste momento difícil. Escutar a pessoa deprimida é super importante. Eu ainda sugeriria a você também buscar ajuda terapêutica para que se fortaleça diante de tantos momentos delicados do seu ciclo vital.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis