Como ajudar meu namorado que está depressivo?

Feita por >Ferreira · 13 fev 2022 Depressão

Estou num relacionamento a poucos meses, ainda não tenho tanto conhecimento sobre a vida do meu namorado, mas desde o início me contou que está em tratamento, ele se sente insuficiente, baixa autoestima, insegurança, sem perspectiva de vida. No primeiro mês de namoro, estava centrado, parecia certo das coisas que queria, mas nos últimos dias teve uma crise muito forte, se afastou de mim, diz que gosta de mim mas não está conseguindo lidar com os sentimentos.
Conversamos muito, diz que quando estamos juntos se sente bem e feliz mas nós momentos sozinhos seus pensamentos ficam confusos e acha que mereço alguém melhor, que ele não é uma boa pessoa e que não vai me fazer feliz.
Durante nossas conversas vejo sua instabilidade, em alguns momentos deseja que sejamos amigos, que confia em mim para contar tudo, principalmente coisas que conversar com a terapeuta. Em outros momentos diz que não consegue ser só amigo, que gosta de mim.
Ele foi casado durante 20 anos, se separou faz um ano e tem um bom relacionamento com a ex, amigável.
Ele trabalha, é muito responsável.
Durante esse período eu tive algumas crises de ansiedade, ficava tensa pois não sabia a profundidade da situação, hoje consigo ouvir, insistir na continuidade do tratamento ( ele já pensou em parar), mas a verdade é que não sei como agir, as indecisões dele automaticamente fazem me sentir insegura se devo ou não manter contato, insistir na relação ou ser apenas amiga.
Me preocupo e gostaria de ajuda - ló.

A melhor resposta 15 FEV 2022

Olá Ferreira, espero que esteja tudo bem com você.

É importante você se conectar com o que está vendo e ouvindo de seu namorado. Ele demonstra instabilidade e é bem sincero com você ao relatar seu estado emocional íntimo e suas fraquezas no momento. Muitas vezes temos uma tendência de querer ajudar o outro a qualquer custo, quando na verdade só podemos ajudar o outro na medida em que o outro pode e quer ser ajudado. Se seu namorado já faz terapia, isso é muito positivo, pois ele reconhece as limitações dele e busca melhorar. As mudanças vem com o tempo dentro de um processo psicoterapêutico, por isso você faz muito bem em incentivar que ele continue, e é importante mesmo que ele continue. Talvez não seja o momento de se cobrar tanto para ter uma relação tão definida, pois ele explicitamente relata sobre a instabilidade. Você não precisa ser namorada dele para continuar ajudando, se desejar, mas é importante também pensar um pouco em si própria nesse momento: até onde posso ir sem me prejudicar? Talvez seja um bom momento para deixar as coisas mais leves para ambos os lados, e ver como tudo se desenvolve com o tempo. Se sentir necessidade, você pode buscar ajuda de um psicólogo para te auxiliar nesse período.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

27 FEV 2022

Ferreira. Vc já esta está o ajudando. Mas está dentro do seu limite. Vc deve apoiar e deixar o profissional fazer sua parte.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 FEV 2022

Olá Ferreira,

Conviver com alguém em depressão, é um desafio diário. Para ajudá-lo, você precisa estar bem. É importante você buscar a psicoterapia para manter sua saúde emocional.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

16 FEV 2022

Olá, Ferreira.

Li seu relato com muita atenção. Você nos escreve falando do seu sentimento de preocupação em função da condição depressiva da pessoa que você ama.

Penso o quanto deve ser difícil o que você está passando neste momento, vendo-o nesta condição, e quanto é difícil para ele experienciar esta condição. Talvez, analisando o que dizes, gostarias de receber uma resposta um tanto direta, um conselho.
Nós somos todos livres para fazer tudo o que queiramos, mas, jamais livres das consequências. A condição exige ajuda profissional é verdade. No entanto, na sua condição de namorada ou amiga, se lhe for de sua vontade, uma boa escuta, livre de julgamentos, livre de opiniões é válida. Estar junto com a pessoa, buscar realizar atividades, lembrar a pessoa, o quanto ela faz diferença em nossa realidade. No entanto, também é importante, que seus atos, sejam baseados em sua liberdade. É um desafio.

Uma sugestão é psicoterapia, já pensou nisto? A psicoterapia é um convite ao autoconhecimento e à evolução de si. É uma possibilidade para cuidar de si. Durante o processo você seu namorado poderá trilhar o melhor caminho para ele, em seu próprio processo de evolução. .

Um grande abraço,
Estimo o melhor,
Hugo Henrique Carvalho de Souza

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

15 FEV 2022

Oi Carla Ferreira,
Pode fazer sim para ajudá-lo: não interferir no processo dele e NÃO diminuir o teu ritmo de vida.
Ele daria tudo para achar uma pessoa que ficasse cuidando dele, ouvir as mazelas dele, que ficasse com peninha dele... assim ele se disfarçaria e não responsabilizaria pela cura dele.
Se ele está em tratamento, que bom... se ele não está sentindo resultados, que troque de terapeuta, mas precisa se curar, precisa resolver o problema dos pensamentos dele.
Não é voce ficando namorada dele que vai ajudar a ele neste momento... deixe expresso que se ele não se curar voce vai seguir o seu caminho. É o que de fato voce precisa fazer.... se quiser a sua saúde.

5817 respostas

14 FEV 2022

Olá Ferreira, a depressão é uma doença que pode ser instável em muitos momentos, é necessário apoio e compreensão das pessoas próximas.
É preciso que ele tenha um tratamento correto com um psicólogo e psiquiatra, para tratar das causas da depressão e reduzir os sintomas depressivos. Não é uma jornada fácil, pode ser rápida ou pode ser longa. Se o seu desejo é permanecer com ele e dar apoio, você precisar estar bem emocionalmente para dar esse suporte necessário, e compreender que ele vai oscilar. Ao mesmo tempo, vejo que de acordo com o seu discurso você teve crises de ansiedade, e se sente insegura, de certa forma toda essa situação fez você não se sentir bem.
Você gosta dele e quer ajudar, e para isso você está disposta em lidar com a ansiedade e a insegurança? Você está disposta em se doar e ter paciência que esse processo pode ser longo e que talvez em alguns momentos esse desejo de rejeitar você e tê-la por perto pode oscilar diversas vezes? São questões reflexivas que você deve considerar.

Abraços

Psicóloga Amanda Cesena Psicólogo em São Paulo

11 respostas

14 FEV 2022

Olá.
Se você o considera namorado e ele diz que gosta de você, então o relacionamento de vocês é promissor. É muito importante você definir ao máximo possível o seu papel e o alcance de seu envolvimento. O foco principal de vocês precisa ser a relação amorosa que vocês estão dispostos a construir. Sua preocupação com a saúde mental dele é muito importante para o tratamento dele na medida em que você valoriza e o incentiva a "não parar" com o atendimento profissional que ele faz. Considere que por respeito a si mesma e ao outro, é preciso ter foco nas suas (e nas dele) possibilidades e impossibilidades. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

14 FEV 2022

Olá Carla.
Grata por sua participação aqui.
Como você escreveu não podemos ajudar alguém sem conhecê-lo em profundidade. O namoro serve exatamente para que observemos as afinidades, facilidades e dificuldades no relacionamento amoroso. Precisamos descobrir até onde vamos nos responsabilizar por manter o equilíbrio da relação. Procure ajuda de um psicólogo para tratar a sua ansiedade em relação ao seu namorado. A ansiedade precisa estar controlada para que você possa perceber as coisas como realmente são e agir de forma mais eficaz na resolução de problemas.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

14 FEV 2022

Olá Ferreira! Grato por escrever. A quem muito foi dado, muito será pedido. Não se trata que reflexão na linha religiosa, mas sim na linha da sociedade complexa. A sociedade nos oferece incontáveis tecnologias, muitas opções em diversas áreas, acesso global para a maior parte das coisas e das culturas. As pessoas, por princípio, querem sempre algo mais. Os dados escritos sobre seu namorada não nos dão elementos para que possamos responder de forma personalizada. Podemos perceber que ela vivencia um expectro de socialização insuficiente.
Não foque em facetas como "depressivo", mas foque no olhar mais completo que puder sobre a inteireza dele, estimule prática de esportes coletivos, atividades em ambientes abertos, estimule amizades, coleguismo, resgate de metas realmente significativas, ponderadas ao longo da história dele. A continuidade com mente aberta e profundo envolvimento com a psicóloga dela, será muito enriquecedora.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.