Como lidar com enteado que não aceita ser cuidado?

Feita por >Ester · 27 jul 2024 Psicologia infantil

Olá boa noite, faz 2 anos que tenho um relacionamento e a 1 ano morando juntos, eu tenho 2 filhas e meu esposo 2 filhos, meu enteado de 10 anos não me respeita, não me obedece, não aceita que eu cuide dele, desde o inicio eu converso com amor e carinho, mas na hora de ser firme eu sou, quando me mudei eu vi que precisava de roupas e calçados, comprei pra ele, mas nunca cuidou de nada, mas mesmo assim eu comprava e aconselhava como cuidar e guardar, mas a falta de respeito comigo aumentou, e se eu chamar a atenção por algo ele sempre ficava chorando e reclamava pro pai dele, sai do meu emprego pra cuidar mais da família, mas aí foi bem pior pois meu esposo achou que se eu tivesse alguma reclamação sobre o filho, tenho que falar com meu esposo e ele sendo pai conversava com o filho, e toda vez que falo algo com meu esposo gera discussão pois meu esposo não aceita que fale do filho dele, estou me sentindo um peso morto dentro da casa, me sinto triste e não sei mais o que fazer ra resolver essa situação, me ajudem não sei mais o que fazer!!!

A melhor resposta 29 JUL 2024

Ester
Como é o relacionamento do teu marido com a mãe dos filhos dele?
Pode ter coisas não resolvidas entre eles e respinga em ti.
Está faltando diálogo entre você e teu marido...
Pode ser que teu enteado esteja te culpando dos pais dele terem se separado e por isso não quer ser cuidado por ti.
O pai está acobertando o filho dele e complicando mais ainda o relacionamento entre você e teu enteado...
Precisa de auxílio terapêutico para resolver isso.

Abraços

6349 respostas

2 AGO 2024

Olá Ester, tudo bem?
É uma situação bem difícil, especialmente quando você se sente desrespeitada e sem apoio. Tente conversar com ele em um momento calmo, quando vocês estejam tranquilos e sem distrações. Fale sobre como você se sente e como a situação está afetando você. Defina regras e limites com seu esposo sobre como lidar com o comportamento do seu enteado. É importante que ambos estejam na mesma página e que as regras sejam consistentes.
É importante que você e seu esposo procurem terapia, é um espaço que vocês podem se entender melhor.
Marília - psicóloga de orientação psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

30 JUL 2024

Olá, Ester! Criar um vínculo com um enteado pode ser desafiador, especialmente quando ele não parece aceitar a sua presença ou o seu cuidado por isso é compreensível que você esteja se sentindo frustrada e triste nessa situação.. É importante reconhecer que essa dinâmica pode ser complicada e que é normal sentir-se sobrecarregada.

Você já considerou conversar abertamente com seu esposo sobre como essa situação está afetando você emocionalmente? Pode ser útil expressar suas preocupações de maneira clara e calma, enfatizando que seu objetivo é criar um ambiente harmonioso para todos. Além disso, como seu enteado tem apenas 10 anos, pode ser que ele esteja lidando com suas próprias emoções em relação à nova estrutura familiar. Que tal tentar abordagens diferentes para se conectar com ele?

Às vezes, atividades lúdicas ou momentos de qualidade juntos podem ajudar a construir confiança. O que você acha de explorar essas possibilidades? Lembre-se de que buscar apoio externo, como uma terapia familiar, pode ser uma opção valiosa para lidar com esses desafios. Estou aqui para ajudar no que for preciso.

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

30 JUL 2024

Você tem que entender que não é a mãe dele. Natural que ele não queira te respeitar. Tanto pelo modo como a própria mãe o criou e no modo como o pai cria. O próprio pai parece não querer que você mande no garoto. Por mais que você dê amor e carinho, no máximo será uma pessoa legal, e não mãe dele. Ele já tem mãe, e não te vê como mãe. É necessário saber separar a forma como você cria seus filhos e manda neles, e a forma como cria e manda no seu enteado.
O trate como se tivesse cuidado do filho dos outros, e não do seu filho.

Crianças e adolescentes são muito territorialistas, e não entendem a separação dos pais. São egoístas, não sabem o que é um relacionamento, não possuem experiência de vida para isso, e por isso querem seus pais juntos.

Você parece querer mandar no garoto como se fosse seu filho, e ele não é. Natural que ele não aceite ordens suas.

Será que foi a melhor decisão largar do emprego para depender de um marido em um relacionamento de apenas 3 anos? Abrir mão da sua própria vida e carreira profissional? E se há um divórcio, nem pensão você teria, por não ter filhos com ele. Claro que depende se teu emprego não era algo que você pretendesse seguir carreira, e no quanto seu marido ganha para poder sustentar todos. Ainda assim, é algo a se pensar. Poderia até mesmo ter largado o emprego para estudar, ou começar algo que goste de trabalhar. Sei que é difícil cuidar de filhos e trabalhar, no entanto, 3 anos de relacionamento com uma pessoa com quem você nem tem filhos, não sei se é o suficiente para confiar sua vida a ela.

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

30 JUL 2024

Olá Ester,

Você parece ser uma pessoas bastante afetiva e que gostaria de ter o seu enteado mais próximo o que é natural. Antes de mais nada, penso que você deve aceitar o seu enteado da maneira como ele é e fazer o que é possível para o bem estar de vocês. Converse com ele, dê regras e limites de maneira firme sem ser autoritária. É possível que com os comportamentos inadequados, ele esteja conseguindo chamar a sua atenção a e do pai, por isso não te aconselho se fragilizar e nem perder a cabeça. Inclusive, tente não brigar com o seu marido por causa dele. Busque pelo o seu equilíbrio emocional.
Espero ter contribuído com algo,
Um grande abraço!

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

30 JUL 2024

Olá, Ester! Obrigada por compartilhar sua situação. Lidar com um enteado que não aceita seu cuidado pode ser muito desafiador, e é compreensível que você se sinta triste e frustrada. É importante considerar que o comportamento dele pode refletir inseguranças em relação às mudanças na família e diversos pensamentos que podem estar afastando-o de criar um vínculo maior na relação.

Você já pensou em como construir um relacionamento mais próximo com ele por meio de atividades que ele goste? Também é fundamental que você e seu esposo tenham uma comunicação aberta sobre a situação. Se isso continuar sendo uma fonte de estresse, a terapia pode ajudar a explorar suas emoções e encontrar estratégias para melhorar a dinâmica familiar. É algo muito importante a ser considerado e o tempo, pode levar um tempo ainda o vínculo ser estabelecido.

Espero ter ajudado

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

29 JUL 2024

Boa noite, Ester! Grato por escrever. Você é adulta, o menino é uma criança, a pessoa que tem vivência para conduzir é você. A verdade você conhece, não precisa que ele ou o pai dele digam. Seja firma, a adulta, com ternura, mais com firmeza. É bem verdade que uma boa parte das crianças nessa idade, quase adolescentes, costumem vivenciar conflitos com seus pais, imagine com madrastas e padrastos.
Você não pode se sacrificar para ceder a um menino.
Uma forma de ajudar poderá ser você conversar com um de nós, psicólogos, sobre o panorama de vida de vocês, ponderar sobre as questões emocionais mais complexas dessa etapa de vida.
Estaremos a disposição.
Atenciosamente,

9308 respostas

29 JUL 2024

Bom dia Ester. Percebo que você cuida do seu enteado como uma verdadeira mãe e ate tenta fazer o papel de pai, que cabe ao seu esposo. O fato do seu esposo ser negligente e ausente na educação do filho esta gerando os conflitos. Crianças e adolescentes precisam de regras, rotinas e horários bem definidos e o casal unido nesse sentido. Caso contrario instala-se um ambiente toxico, com brigas e o menino vai crescer mimado, mal educado, sem um base de valores para a vida adulta. Sugiro você procurar um profissional da psicologia para fortalecer-se psicologicamente e terapia de casal para deixar claro ao seu esposo que isso não esta bem e precisa ser resolvido para a evolução e bem estar familiar. Abraço fraterno, a disposição,
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista & Terapeuta Familiar/ Casal.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

29 JUL 2024

Realmente, a entrada de uma nova pessoa na vida de uma criança pode gerar muitas reações diferentes. Por mais que você demonstre amor e cuidado, essa criança está passando por um processo de luto (a perda simbólica do pai para outra mulher). É normal que ele se sinta inseguro e demonstre isso com esse comportamento. Trata-se de um processo muito delicado e demorado. Com o auxílio de um psicólogo, você pode aprender a lidar melhor com essa situação e ter uma vida mais equilibrada e harmônica. Não deixe para depois; busque o mais breve possível ajuda para você e para seu enteado. Muito provavelmente, esse comportamento é um sinal de que ele precisa de ajuda.

João Gabriel do Carmo Severino Psicólogo em Petrópolis