Meu enteado sente falta da mãe biologica, como lidar?

Feita por >Evelise · 15 mai 2024 Psicologia infantil

Ola, eu crio meu enteado junto com o pai dele ha 2 anos, hoje ele tem 10. Sempre me chamou de mae, ele nao conviveu muito com a biologica, era uma relacao toxica devido a mãe ser pscologicamente incapaz e fazer uso de drogas. O pai criou sozinho ate os 8 anos quando eu entrei na vida deles. Eu que sou responsavel por tudo, cuido como meu filho, ele me ve como mãe, mas recentemente me disse que queria ter a sensacão de ser cuidado pela mae que gerou, porque os colegas sabem e ele não. A mãe biologica diz que o ama mas o abandonou, nao ajuda em nada e quase nao telefona pra ele,mas quando ela liga ele quer ficar no telefone pra sempre. Isso acaba me deixando triste, porque fico com a sensacao de não estar sendo suficiente, de estar sendo uma mãe ruim. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 17 MAI 2024

Olá Evelise!

Sua relação com seu enteado tem indícios de ser bem forte e estável. Ele te ver como mãe é um sinal grande do quanto ele te considera e o papel gigante que você tem na vida dele.

Apesar da curiosidade dele em conhecer a mãe biológica e conversar com ela, isso não reduz sua importância e seu papel na vida dele. É comum que pessoas que não são criadas pelo(s) pai(s) biológicos desenvolvam em algum momento esse interesse em conhecê-lo(s) sem, no entanto, isso reduzir o amor que sentem por aqueles que o criaram.

Nossa história, nosso passado, faz parte de quem somos hoje. As pessoas que nos deram a vida, por mais que não nos tenham criado, fazem parte da nossa história mesmo que por um breve período de tempo. Então é natural que se crie essa vontade de saber quem foi que nos concebeu, o que houve, como essa pessoa é, etc.

Busque separar isso da qualidade da sua relação com ele, pois você sabe o que ele sente por ti. Ofereça apoio para explorar e expressar os próprios sentimentos de modo positivo, pergunte como ele se sente, mostre abertura para conversas sobre a mãe biológica dele se ele estiver disposto a isso. Mostre o quanto você o ama e está presente para ele. No fim das contas, não importa o quanto ele fale com a mãe biológica dele, nada vai apagar nele tudo que você fez e faz por ele.

Considere também buscar algum apoio profissional para te auxiliar a lidar com essas emoções e preocupações que vem ocorrendo.

Fico à disposição para auxiliar.
Abraço Evelise!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

18 MAI 2024

Evelise
Por mais mãe que voce seja para ele, mãe biológica sempre tem uma carga afetiva maior para o amor ou para o ódio.
Ela teve suas razões para abandonar ele, falta de condições psicológicas. Até que ponto ela agiu corretamente? Não vamos julgar ninguém. Mesmo o filho natural, quando chegar aos 16/17 anos ele começa um dstanciamento da mãe, da família de origem para ser ele mesmo, para promover o nascimento dele mesmo. Então, facilite este trabalho do teu enteado com a mãe dele, ela é muito importante para a vida dele. Quanto mais eles se harmonizarem, menos conflitos ele terá para resolver no futuro.
A qualidade do amor também se mede pela liberdade que se dá a quem amamos.
Abraços

6351 respostas

16 MAI 2024

Bom dia Evelise, o que me parece que vc esta sentindo ciúmes do seu filho falar com a mãe biológica tb.
É um direito dele e vc deve respeitar e até apoiar.
Se mostre p ele como vc sempre foi, pois o amor que ele sente por vc pode ser diferente do que sente pela mãe, mas com certeza vc ocupa um espaço especial na vida dele. Esteja sempre presente e siga em frente.
Se desejar fazer terapia, sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3184 respostas

16 MAI 2024

Bom dia Evelise! Obrigado por escrever. Que colocação oportuna. Esse tipo de evolução de reivindicação da criança adotada, é comum, esperado, pode se dizer que é regra. Com os devidos cuidados (dependendo da sanidade mental, do lugar, companhia e condição que ela vive), facilite para que ele possa passar algum tempo, se for razoável e seguro, com a mãe. Certamente uma vinculação de dez anos jamais é trocado por alguns dias, semanas, talvez alguns meses de experiência com a mãe biológica. Dez anos gera hábito, dois meses, não.
Havendo segurança, ele ficará melhor podendo viver essa aproximação e contato com a realidade. Amadurecerá esse entendimento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9311 respostas

16 MAI 2024

Olá Evelise!
Primeiramente, quero reconhecer a incrível dedicação e amor que você demonstra pelo seu enteado. É notável o quanto você se importa com ele e como desempenha um papel fundamental em sua vida.

É compreensível que você se sinta triste ao ouvir seu enteado expressar o desejo de ter uma conexão com sua mãe biológica. Entretanto, é importante lembrar que isso não é um reflexo da sua capacidade como mãe. Você está fazendo o seu melhor para cuidar e amar seu enteado, e isso é extremamente valioso.

É natural que seu enteado sinta curiosidade sobre sua mãe biológica e queira entender sua história familiar. Você pode ajudá-lo a explorar esses sentimentos de uma maneira positiva, oferecendo apoio emocional e abertura para conversas sobre sua mãe biológica quando ele estiver pronto.

Continue sendo uma presença amorosa e solidária na vida dele, pois isso é o mais importante. Se sentir necessário, considere buscar apoio de um terapeuta familiar para ajudá-los a lidar com essas questões de forma saudável e construtiva.

Lembre-se o seu amor e cuidado são inestimáveis para seu enteado.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília