Sou bissexual e meus pais não aceitam, como posso lidar com a oposição deles?

Feita por >Louise · 26 set 2022 Orientação sexual

Me assumi bissexual e por meus pais serem extremamente religiosos acabo discutindo com eles frequentemente, nossas brigas me deixam extremamente desgastada e estressada. Quando ficaram sabendo que também estou namorando uma garota as brigas ficaram maiores, ameaçam dizendo que vão me tirar da faculdade se eu não terminar o namoro e me converter, que eu preciso me confessar para o padre para me curar, não me deixam sair com minha namorada e me insultam com palavras preconceituosas, eu tenho 20 anos mas ainda dependo muito deles pois como passo o dia na faculdade não tenho emprego, tenho medo de que eu não consiga me sair dessa zona tóxica, não aguento mais aguentar tudo isso.

A melhor resposta 27 SET 2022

Louise a sua situação é complicada pq existem limitações para vc, desde o pensamento dos seus pais sobre as decisões q vc tomou p vc mesma.
Como provavelmente seus pais não vão mudar vc precisa ser mais paciente. O que não pode ser mudado muitas vezes precisamos aceitar. O quanto vc se dispõe a esperar para realizar seus sonhos e objetivos?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 SET 2022

Olá Louise
Primeiro ponto que precisa entender:
* Sua vida é sua vida, voce não nasceu para ser boa a um ou ao outro; nasceu para cumprir com o teu objetivo de vida e ser feliz;
* Voce precisa aprender a lidar com o sistema: pais, ensino, religião, sociedade, cultura, crenças... todos são instrumentos do sistema e voce precisa saber lidar com eles a seu benefício; como estratégia, nunca se colocar contra ele, mas sempre preservando a si mesma.
Consigo mesma, precisa ser verdadeira e fiel; com os outros, precisa ser muito flexível.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada neste processo de tornar-se autônoma e ser dona da sua vida e de suas emoções.
Abraços

5822 respostas

27 SET 2022

Olá Louise! Obrigado por escrever. Seus pais lidarem bem com isso é que seria a exceção. Nossa identidade sexual é única, construída por toda a vida. No fundo, no fundo mesmo, nenhum de nós tem certeza absoluta e inquestionável sobre a nossa sexualidade. O posicionamento de bissexualidade esbarra nos costumes e preconceitos sociais, o que implica ser mais difícil ainda. Aos vinte anos, temos nos presente uma posição, mas os desdobramentos da posição, na maior parte das vezes, não conhecemos ou controlamos. Imagina quando é apresentado como algo sentido pela cultura como diferente.
Será importante você, com a ajuda científica de um psicólogo, aprofundar reflexão sobre formas de lidar com tua inteireza. Sabemos que a questão não é de cura, pois não é doença. Mas precisamos ter prudência no sentido de integrar os caminhos com as formas de sentir confortável, lidar com os próximos e com a cultura e, ao mesmo tempo, respeitar tua essência.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.