Tenho 22 anos e meus pais estão me obrigando a terminar o meu namoro

Feita por >Gm · 29 dez 2021 Terapia familiar

Eu namoro a 2 anos com o meu namorado, tive relações com ele, mas nunca consegui dizer aos meus pais, pois sabia no que daria, eles são difíceis de lidar e muito religiosos. Eles nunca apoiaram de fato o namoro pois meu namorado por dois motivos, ele é psicológico e recém formado, e por causa dele se formar na pandemia e foi muito difícil conseguir um emprego fixo, só atendimentos onlines e poucos... Para resumir, meus pais queriam alguém rico, de família rica etc e ele não sendo assim no momento e ainda psicológo, para eles eu fui manipulada a estar com ele, e por terem descoberto que temos relação, acham que fui manipulada a isso, que sou "peguete" de fim de semana( sendo que eles não me deixam sair com ele, mal um cinema, shopping..) tentei ver a família do meu namorado, eles não me deixam ir na casa dele, mora longe e não marcam de ir comigo mas no fim me cobram isso... Resumindo de novo, eles querem certas coisas, mas não aceitam a solução, a não der terminar com o meu namorado. E agora que eles descobriram a relação, nem posso ver mais ele e eles não escutam ele, só julga, manda trabalhar ( sendo que ele está trabalhando agora, tem um emprego no consultório) e nada do que ele diz eles vêem como alguém que quer uma relação seria comigo, mesmo ele tentando já a duas semanas, querer de reunir para conversar etc e eles não aceitam ver ele, ouvir falar dele, e pediu para ele sumir. Que eles querem salvar a filha deles etc. Eu sou estudante de psicologia, entendo os traumas dos meus pais, mas isso está demais, está me traumatizando. Tem muita mais coisas... Está difícil. Esqueci de informar, meu namorado sempre ajuda lá em casa, concerta as cosias, fica horas ajudando o meus pais no dia que vem amor ame ver, faz comida, ajuda sempre que pode, e sempre me respeitou, pessoa maravilhosa, a única coisa é que ele ainda não tem muito dinheiro, o que ganha ajuda a mãe dele em casa. Sinceramente, não sou uma filha rebelde, respeito muito eles, mas não consigo mais aguentar isso, meu sonho era ter a benção deles sobre alguém que eu escolhi com muita atenção, meu primeiro namorado após 20 anos!! Eu fui muito seletiva, não para dinheiro, para caráter, uma pessoa sincera, que me ame em atitudes e não só em palavras.

A melhor resposta 8 JAN 2022

Cara GM,
Prepare-se para romper com seus pais... não consegue ser si mesma sem romper com as pessoas que te dominam, que exercem poder sobre você. Voce já tem 22 anos, não tem mais dominação sobre voce, a menos que voce permita.
Não espere que eles te deem gratuitamente a liberdade, voce precisa conquistá-la. Então, como não consegue fazer uma omelete sem quebrar os ovos, não conseguirá ser autônoma sem "brigar" com os seus pais, sem reivindicar a sua liberdade de escolha e decisão.
Voce não nasceu para ser obediente aos seus pais; nasceu para ser feliz e se realizar, executar o objetivo de sua vida, fazer o seu caminho, escolher os valores que voce escolhe para sua vida e não se submeter ao que outros querem.
Eu sei que eles, fazendo parte do sistema, te ameaçam, te deixando sem dinheiro, não te pagar a faculdade e outras coisas... voce terá que escolher e se posicionar, não tem outra escolha; Pode simplesmente fazer direito as coisas, namorar, sair, transar sem dar satisfação a eles... voce nasceu deles, veio através deles mas não é deles.
Voce é dona da sua vida, pode construir a realidade que voce quiser, tanto junto com seus pais ou com o namorado, voce é diretamente responsável pelas escolhas e decisões que tomar.
Este é primeiro desafio para voce... conquistar a sua liberdade... Quer ser Psicóloga? Então, primeiro conquiste a si mesma.
Se não conseguir, não vai ser uma boa Psicóloga.
Faça Psicoterapia, te ajudará muito e vai precisar!
Abraços

5817 respostas

20 JAN 2022

GM vc fez suas opções quando decidiu namorar esse rapaz. Se vc acha q suas escolhas estão de acordo com o q te satisfaz quem vai dizer q não é.
Vc é responsável por suas escolhas.
Abs Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 JAN 2022

Hm se vc sabe o q quer lute por isso, faça terapia para te ajudar. Abs Moniz psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 JAN 2022

Hm vc deve conhecer os benefícios da terapia. Então procure ajuda.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 DEZ 2021

- "eles querem certas coisas" , você quer certas coisas também: "meu primeiro namorado após 20 anos!! Eu fui muito seletiva, não para dinheiro, para caráter, uma pessoa sincera, que me ame em atitudes e não só em palavras." E parece que você achou a pessoa que procurava.

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

30 DEZ 2021

Olá!!
Imagino que não seja fácil essas situação. Mas pelo que entendi você passa dos 20 anos, e já tem o direito de fazer suas próprias escolhas. Seu namorado não precisa agradar a ninguém, apenas você, e se te faz faz bem, é o que importa. Nem sempre nossas escolhas serão bem aceitas pelo outro. Você pode refletir até que ponto está sendo permissível para que seus pais adentrem com tanta profundidade na sua relação, e isso não significa brigar com eles, mas perceber a sua postura diante a qualquer comentário. Por ex, você pode passar uma insegurança a ponto deles acharem que ainda podem controlar a sua vida (de forma inconsciente).
Quando falarem algo desnecessário, que te machuque, você não precisa ficar por perto ouvindo, você pode evitar lugares e comentários que não irão te acrescentar. Dê prioridade a ouvir o seu coração, o que o outro externaliza enquanto palavra diz mais sobre ele do que sobre nós. Se os seus pais tem dificuldade em aceitar está relação que você diz ser boa, o "problema" está com eles, a barreira é deles.
Abraços, Picila!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

30 DEZ 2021

Quando temos à nossa frente um conflito onde um lado não entende o outro, a gente costuma tomar partido ou julgar o outro lado. Mas em processo de terapia, o foco não é esse. Nós psicólogos acolhemos todos os lados, pois cada um tem sua versão, suas angustias e medos. Possívelmente seus pais tem certas preocupações quanto a esse relacionamento e o fato de você ainda não ser independente financeiramente complica as coisas, pois o dinheiro pode ser usado como forma de poder e de autoridade. Do seu lado, imagino, que tenha a sensação de muita frustração por não conseguir ter essa aprovação. Mas a verdade é que muitas vez não vamos ter mesmo aprovação do outro, inclusive dos nossos pais. Lidar com isso também é importante para nosso crescimento.

Agora de maneira mais didática, acredito que o importante nesse momento é cuidar das suas emoções. Acolha o que tem sentido e depois que se acalmar e tiver com mais clareza, procure pensar em estratégias para conversar com seus pais. O diálogo nem sempre é fácil, mas em situações assim, é o caminho mais maduro. Tente enteder o que eles estão pensando, mesmo que não concorde. Tente expor seus argumentos. Negocie possibilidades dessa relação continuar, de repente não levando ele na sua casa por um tempo, caso os seus pais não queiram. Mostre para eles que você amadureceu e que consegue escolher bem com quem quer se relacionar. Essa talvez seja a sua parte, a deles é a deles. Talvez não concordem mesmo assim, talvez mudem de ideia. Talvez precise apenas de uma conversa ou talvez de várias... Não sabemos, mas a sua parte pode ser feita para que você finalize o diálogo com a sensação de que foi madura suficiente para lidar com esse conflito.

Anônimo-396128 Psicólogo em Fortaleza

1 resposta