Estou tendo uma crise dos 30 aos 22?

Feita por >Vinho no Tapete · 1 out 2020 Crise existencial

Oi, meu nome é Flavio. Tenho 22 anos. No início do ano me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no começo achei que poderia ser um curso na qual eu me identificasse, mas foi bem diferente, não gostei em nada, mas terminei por obrigação. Durante a quarentena, me reencontrei com algumas velhas paixões que tinha deixado pra trás: a música e a arte. Eu passo o dia todo escutando música, não tem um momento em que eu fique em silêncio total. Passo a maioria do dia sozinho pois meus pais trabalham durante o dia e não tenho amigos para conversar. A música e a arte são um escape da minha rotina monótona. Só que eu sou uma pessoa que pensa muito e é muito sonhadora, alguns diriam que isso é bom, mas toda noite vou dormir com dor de cabeça de tanto pensamento que se passa na minha mente. Penso no futuro, penso no passado, penso no presente. Tenho muitos sonhos no meio artístico, só que a maioria que vive desse meio, começa bem cedo ou, no máximo, aos 20 anos. E eu, bem, não sei nem tocar violão direito, muito menos cantar. Todo o dia tenho o mesmo sonho de dar vida as minhas letras que estão guardadas nas anotações do meu celular. Só que eu sinto que perdi minha oportunidade no passado, pois se eu for iniciar a aprendizagem hoje, vou demorar muito e tem a enorme chance de isso não dar em nada. Provavelmente isso é só mais um sonho adolescente que não vai se realizar, eu não acredito ser capaz de realizar nenhum dos meus sonhos, sempre sinto que já perdi a oportunidade, e que tenho que aceitar a realidade que está na minha frente agora. Vários dias tenho alguns ataques de ansiedade e nunca consegui falar sobre isso com ninguém, primeiro que não quero atrapalhar ou preocupar as pessoas com os meus problemas, e segundo que não tenho acesso a nenhum psicólogo para poder trabalhar todos esses problemas. Outro ponto, é que eu me apaixonei por uma pessoa famosa (pela idealização que eu criei dela) que acompanho a 10 anos. Eu sei que é uma idealização, que com toda certeza ela não é do jeito que criei. Mas eu não consigo deixar de gostar dela. Não tem um dia em que eu não pense nela. É claro que eu não vou fazer nenhuma loucura, porque não tem (e eu nem quero) como forçar o amor. Eu queria me apaixonar por ela e que fosse recíproco, e eu sei que não seria, nem que tivéssemos um milhão de vidas. Não sei o que fazer, penso na versão mais provável de acontecer do meu futuro e não gosto nada. Agora a versão mais sonhadora, é incrível e eu amaria viver lá. Eu não sei o que fazer e preciso de algum conselho de um profissional. Estou ficando maluco? Isso é uma fase que passa? É uma crise dos 30 aos 22?

A melhor resposta 3 OUT 2020

Olá Vinho no tapete.
A diferença entre sonhar e as coisas acontecerem está no foco e ação para a realização. Enquanto ficar em casa sonhando a tendência de nada acontecer é muito maior, mas se começar a colocar ações em seus sonhos, eles podem se realizar, talvez não exatamente como planejou, mas algo próximo daquilo que idealizou.
Quanto a idade, nunca é tarde, há muitas pessoas mais velhas com mais de 50 anos que, por exemplo, que iniciam uma faculdade, se formam e exercem a profissão após esta idade, e está tudo bem, o importante é começar e continuar até o fim, e quando o primeiro objetivo se realizar, colocar outras metas para continuar no caminho. Você não pode comer um elefante de uma vez, mas pode picá-lo, colocar no freezer e comer aos poucos, mas se não tiver foco o sonho não se realiza e o que fica no lugar é a frustração.
Se não consegue ter foco e ação sozinho, busque ajuda nos atendimentos psicológicos, você pode perceber suas habilidades e dificuldades para realizar aquilo que deseja.
espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 OUT 2020

Olá Vinho no tapete! Grato por escrever. Quantas frentes a trabalhar! Comecemos por uma analogia: quem planta melancia, não pode querer colher uvas. Você precisa urgentemente mudar sua rotina diária, incluir a predominância da necessidade sobre o mais cômodo e o mais prazeroso. Se tiver que escolher para você, uma primeira medida, certamente será: trabalhe, trabalhe sem escolher, trabalhe em coisa simples: ajudante de pedreiro, repositor de supermercado, auxiliar geral, mas trabalhe. Essas ocupações, muitas vezes, ensinam muito mais do que uma faculdade. Sei que você, após ler as sugestões de profissão, está pensando que merece algo melhor, que quer algo melhor. Se conseguir algo "melhor" ( o melhor é sempre entre aspas) ótimo, mas trabalhar precisa vir antes da escolha. Outra coisa, paixões por pessoas inacessíveis acompanham a história da humanidade em diversas épocas: não pode e não precisa ser posta à prova, na prática. Você diz: "não gostei em nada" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como pode alguém escolher estudar, por livre escolha, uma faculdade que desgosta totalmente? Isso certamente é uma forma distorcida de organizar reflexões mentais. Como pode alguém passar o dia todo escutando música? É prioritário e necessário ouvir, antes da música a vida, a si mesmo, aos outros. Isso, ao pé da letra, é altamente inviável. O Chamado "silêncio total" é uma das necessidades mais importantes, para pensar, ponderar, fantasiar, organizar ideias, devanear. Amigos são necessidades a serem construídas. Muito sonho sem ação, gera frustração: realize arte. "Só que", é uma forma de se explicar a futura dificuldade: primeiro agimos para ponderar, depois planejar, verificar se o plano está realista e viável. Estando razoavelmente seguro disso: ação para realizar. "Enorme chance da não dar certo", sendo percepção, não tem sentido investir energia nisso. Problemas são desafios a serem superados. A colocação honesta de problemas com o propósito de superá-los, implica em alegria e realização para os envolvidos. Não havendo problemas, muitos trabalhos ficam sem sentido. Ajudar aos outros, faz parte da natureza e da alegria de muitas pessoas, não fique isolado.
Profissão é extremamente mais o "como" eu lido com a profissão do que o nome que ela tem.
Sei que desmontei uma série de encadeamentos de raciocínios que concebo, enganosos. Esses raciocínios acontecem muito porque as forças emocionais prevalecem sobre as razões. Trabalhe! Não escolha, trabalhe no que for possível. Daqui a um ano, você estará me agradecendo por essa sugestão.
Será muito útil você passar por trabalho científico com psicólogo, com persistência, disciplina e abertura mental, inclusive quanto à questão profissional.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de alta taxa de contágio de pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, troca social, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

2 OUT 2020

Olá
"Vinho no Tapete".
Grato por sua pergunta.
Quando você vive no passado e no futuro você não está vivendo na realidade pois eles não existem.
Que tal viver o presente com o que ele lhe presenteia todos os dias?
Quanto à realizar os seus sonhos, poderá realizar cada um no seu tempo. Comece trabalhando com aquilo que você já se preparou. Faça alguns cursos online que ache que ainda precisa para começar a trabalhar. Envie currículos. Pode também fazer algo em casa que gere renda e te possibilite poupar dinheiro para fazer aquilo que mais deseja. Escreva planos e à partir deles trace metas diárias e cumpra-as. Dê pequenos passos nos quais possa sentir-se feliz por realizá-los. Converse com seus pais e peça ajuda deles para fazer a terapia psicológica. Os pais gostam de ajudar os filhos. Focar-se em outras áreas importantes na sua vida poderá fazer com que esses pensamentos repetitivos desapareçam e também que outros amores mais reais apareçam e que poderão ser recíprocos e verdadeiros.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba