Como posso lidar com a oposição dos meus pais sobre como quero viver?

Feita por >Maria · 15 dez 2021 Orientação sexual

Olá, eu sou bissexual não assumida e meus pais são extremamente conservadores e evangélicos. Não desejo viver como eles querem que eu viva. A começo, pensei que talvez eles iriam ao menos aceitar que não sou e nem quero viver da forma que sempre imaginaram que eu viveria. A questão é que me dói muito saber que quando me assumir e sair da religião, eles vão me rejeitar. Não estou pronta pra isso. Minha mãe comentou sobre pedir a deus para eu morrer, caso saísse do caminho da igreja, não imagino como ela iria reagir ao ouvir que sou bissexual. Como posso lidar com isso? Como posso lidar com a rejeição deles e com esse sentimento de angústia sobre tudo isso?

A melhor resposta 17 DEZ 2021

Maria,
Sou Psicoterapeuta e movo com a energia da Verdade e não há nada superior à verdade, nem mesmo religião alguma.
A Vida te deu a Liberdade e o livre arbítrio para te conduzir e escolher e se responsabilizar por suas escolhas.
O sistema te deu as religiões, as crenças, os dogmas, o medo, o julgamento....
Como filha de Deus, tem o poder de concretizar a vida que VOCE quer levar.
Também tem o poder de escolher, ficar atrelada ao que a religião pede... a escolha é tua e as consequências também.
Ou voce é fiel à vida e aí tem a realização, paz e harmonia contigo.
Ou voce escolhe o sistema, a religião e aí vai ter a frustração, a dependência, o medo, ...
A Bissexualidade é um meio de voce viver, talvez este pode ter sido o teu objetivo de vida (não sei, precisamos investigar) e aí, não são os pais ou religião que te impeçam de ser. És o que és! É um fato particular e ninguém tem a ver nada com isso.
Quantos anos voce tem? Se tiver mais que 18 anos, já devias estar fora de casa, vivendo às tuas custas, sendo autônoma, em tudo, afetivamente também. Caso não tenha 18 anos, seus pais ainda mandam em ti e não precisa provocar brigas com os pais e se ausentar da igreja tua. A verdade é superior à religião e a verdade é o que voce sente, não pode frustrar a ti mesma. Voce é a casa de Deus, não é a igreja. O que voce sente é superior ao que a religião manda.
Mas isso também é uma escolha e isso depende da sua escolha.
Escolha, assuma o que escolher e seja feliz!
Abraços

5830 respostas

20 JAN 2022

Maria . Vc pode ser quem vc quiser. A aceitação dos seus pais pode não acontecer.
Vc n falou sua idade. Mas vc pode pensar na sua vida independente do q seus pais querem p vc.
a ajuda profissional vai te ajudar a fortalecer emocionalmente.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 DEZ 2021

B noite. Deve ser bem difícil conviver com essa sensação.
Não sei sua idade.
Você tem uma vida pela frente e apesar da rejeição vc deve seguir em frente. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 DEZ 2021

Olá! Imagino o quanto esteja sendo difícil para você tudo o que está passando. Lidar com a possível rejeição dos pais é difícil, mas viver sem falar para eles sobre a sua sexualidade como está sendo?
Se após uma conversa eles realmente te rejeitarem por conta da sua sexualidade, vai caber a você aceitar e aprender a viver com isso.
Busque ajuda psicológica para aprender a lidar com essas questões.
Me coloco a disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

16 DEZ 2021

Olá Maria! Grato por escrever. Não temos a tua idade, mas teu texto sugere que falta amadurecer. É verdade: você não está pronta para lidar com as certezas que você está propondo. Será que elas são da forma como você está colocando mesmo? Os pais, com suas limitações, contradições, erros e acertos, sempre querem o bem dos seus filhos. Esse entendimento de bem para os filhos envolve os anos de vivências desses pais. Isso não pode ser desconsiderado. De outro lado, cada pessoa é única, rica de construção histórica exclusiva. Você será responsável pela construção da tua história. Não existe dois fios de cabelo de pessoas diferentes que sejam iguais, imagine situação sexual. Homossexual, bissexual, heterossexual, pansexual, dentre outras, são categorizações que não representam cada pessoa única.
Será muito importante você poder amadurecer, reorganizar tua identidade, tua rotina de vida, tuas mentas, com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos cientistas, grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

16 DEZ 2021

Ola, Maria
É normal que, para romper um ciclo familiar cheio de tradições a gente precise despender uma quantidade enorme de energia e isso nos cause muito sofrimento. Eu sinto muito que você não possa assumir sua sexualidade (e demais divergências de opiniões) dos seus pais, imagino a tamanha angustia que não deve sentir, levando em conta que a família deveria ser um espaço que nos é seguro e acolhedor.
Para mitigar os estragos, temos algumas opções: a busca pela ajuda de um profissional e a procura por algum grupo externo onde eu possa criar vínculos seguros. Mesmo entendendo que esses vínculos não são capazes de substituir os laços familiares, eles são facilitadores de apoio e suporte, promovendo algum grau de expressão.
No trabalho com um profissional, será possível até mesmo chamar a família em sessão e conversar sobre o assunto (sem te assumir sexualmente, claro, sempre com seu consentimento e garantindo a privacidade e o sigilo).

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha