Como lidar com alguém que já sofreu dezenas de traumas?

Feita por >Stef · 29 mai 2023 Traumas

Eu me relaciono com alguém que sofreu dezenas de traumas e faz acompanhamento psicológico mas quando entra em crise de ansiedade e ou depressão acredita que tudo está se repetindo e age como se eu e meus familiares fossem aqueles que causaram esses traumas

A melhor resposta 1 JUN 2023

Se ele já "sofreu" dezenas de traumas é porque tem muitas experiências e estas lhe deram sabedoria de vida.
O problema está se não resolveu os traumas... isso gera mais problemas e pelo exposto, ele não resolveu os problemas, os traumas e de nada adianta acompanhamento psicológico sem antes resolver, curar os traumas.
Precisa fazer Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

30 MAI 2023

Olá, Stef!
É essencial lembrar que cada pessoa e sua experiência de trauma são únicas, e o impacto desses eventos pode ser profundo e duradouro.
Ao lidar com alguém nessas circunstâncias, é fundamental exercer empatia, compreensão e paciência. Ofereça um ambiente seguro e acolhedor para que a pessoa se sinta confortável em compartilhar seus sentimentos e experiências. Evite julgamentos e críticas, pois isso pode intensificar os sentimentos de culpa ou inadequação.
Encoraje a continuidade do acompanhamento psicológico, pois esse é um recurso valioso para ajudar a pessoa a lidar com seus traumas.
Ao lidar com crises de ansiedade ou depressão, é importante lembrar que a pessoa pode estar revivendo as emoções do passado. Demonstre apoio e disponibilidade para ouvir, mas também respeite os limites da pessoa.
No entanto, é importante lembrar que o processo de cura é individual e pode levar tempo. Não se sinta responsável por "consertar" a pessoa ou resolver seus traumas. Respeite seus próprios limites e considere buscar suporte para si mesmo, seja por meio de terapia individual ou apoio de grupos de apoio.
Lidar com alguém que sofreu múltiplos traumas requer uma abordagem sensível e compassiva. Ao oferecer apoio emocional e incentivar o acesso a recursos profissionais, você pode auxiliar na jornada de cura da pessoa, permitindo que ela reconstrua sua vida de maneira saudável.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

30 MAI 2023

Oi Stef! Obrigado por escrever. Dependendo de como definimos o conceito de trauma, poderemos dizer que todos vivemos incontáveis traumas. No caso específico que você citou, precisaremos, para contribuir com colocações embasadas e fundamentadas, saber a especificidade dos traumas e qualificar a definição de ansiedade e depressão nas evidências comportamentais da pessoa.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.