Como lidar com alguém que sofreu um trauma?

Feita por >Maria · 26 abr 2018 Traumas

Um trauma pode comprometer o caráter de uma pessoa?

Me relaciono com uma pessoa que sofreu um trauma na infância (quase no inicio da adolescência), e alguns desvios de caráter podem estar ligados a esse fato?

Como devo lidar para fazer com que essa pessoa viva bem e feliz superando esse acontecimento?

A melhor resposta 27 ABR 2018

Traumas sempre geram cicatrizes emocionais, que podem afetar o comportamento de uma pessoa a depender de sua gravidade.
A melhor maneira de lidar com a situação é conversar bastante e ser paciente.Não pressione ou cobre, apenas converse.
Se precisar conversar com alguém, estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

1 MAI 2018

Sentimentos pensamentos trazidos pelos traumas podem ser muito contraditórios uns com os outros e antagônicos aos valores que a sociedade e consequentemente o traumatizado acredita que deveria sentir. O papel da psicoterapia nos casos de trauma não é te fazer esquecer o passado, mas ajudar a compreendê-lo de outra forma, resignificar a sua vida afim que você possa ser um resiliente.

Sandra Chies Psicólogo em Passo Fundo

9 respostas

27 ABR 2018

Boa noite um trauma causa sequelas graves no comportamento da pessoas, Quanto mais nova a pessoa é mais marcante pode ser o trauma. O trauma é uma memória de longuíssima duração que não se apaga com o tempo e que pode ser ativada quando um gatilho traumático acionado. É preciso procurar um profissional que trabalhe com técnicas específicas para dessensibilização de traumas como Emdr, Brainspotting, Hipnose entre outras.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

27 ABR 2018

Olá Maria!
Sim, um trauma desencadeia uma série de questões, desde emocionais até mesmo comportamentais. O individuo vive as situações de acordo com o que ele interpreta e faz isso baseado na sua história de vida, baseado no que foi aprendendo vivênciando e incorporando a sua personalidade. Um trauma pode definir uma nova forma de avaliar uma determinada situação a qual ele antes poderia julgar como algo comum. Digamos que uma pessoa tenha o habito de andar por uma rua deserta para chegar na sua casa, até que um dia ela é assaltada. Será que ela vai passar pela mesma rua com a mesma calma? O trauma segue esse entendimento. Dependendo do que o trauma trouxe de prejuízo para ele, é importante um acompanhamento para ajudá-lo a lidar com tal situação.

Adam Pereira Leite Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

27 ABR 2018

Boa noite Maria. Dependendo do tipo e intensidade traumática pode haver comprometimento no desenvolvimento psíquico. Que bom que você está procurando ajudá-lo. O primeiro passo é você acolhe-lo e mostrar a importância de ele procurar fazer psicoterapia para resignificar o trauma vivenciado e supera-lo. Espero ter colaborado de alguma forma. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

27 ABR 2018

Olá Maria,
Um trauma pode interferir nos comportamentos da pessoa, não necessariamente no caráter. Nossa personalidade e valores vão sendo internalizados desde muito pequenos através das nossas primeiras referências, que são os cuidadores (pais, avós etc) e à media que vamos crescendo, outras pessoas também exercem influência sobre nós, como os professores ou quem admiramos. Uma pessoa para viver bem e feliz precisa estar com estes conteúdos traumáticos elaborados, você pode ajudá-la respeitando-a, não julgando e sim acolhendo, incentivando que busque ajuda profissional. Apesar de nosso desejo de felicidade ao outro, para que isso aconteça, depende muito mais do engajamento dela do que do nosso, mas você também pode procurar ajuda para buscar compreendê-la e lidar melhor com ela. Abraços

Daniela L Prandes França Psicólogo em Maringá