Como lidar com a frustração por falta de sexo?

Feita por >Duarte Fonseca · 19 nov 2018 Terapia sexual

Sou casado a 3 anos. Desde que casei minha esposa nunca teve vontade de ter relações sexuais e maior intimidade. Ela logo que casamos sofreu uma crise de ansiedade. Após 1 ano de tratamento melhorou e parou com os remédios. Durante 1 anos, sem remédios, nunca quis ter relação sexual, ou uma intimidade maior, alegando dor, desconforto e por não sentir vontade, ou qualquer necessidade. Novamente voltou a ter uma crise de ansiedade e está tomando remédio. Fisicamente ela não tem nada, já fomos a vários médicos. A psicologa que cuida dela diz que ela não abre a assuntos de sexo e intimidade e nunca aprofunda isso. O psiquiatra falou que os remédios tiram a libido mas não influenciam a personalidade.

O problema é que depois de 3 anos sem relação sexual (tivemos 5 "amassos"), eu ando ficando frustrado, desanimado, chateado. Estou indo em uma psicologa a mesma disse que essa frustração por causa do sexo está me levando a um quadro de depressão.

O que eu posso fazer? Não posso conversar com a minha esposa desse assunto que vira motivo de briga. Eu amo muito ela e quando não falamos sobre isso a nossa vida é boa e tranquila.

O que eu posso fazer? Ela não gosta que eu veja videos pornográficos, mas parece que não se importa em eu ficar me masturbando. Mas sinto falta da relação em si.

A melhor resposta 20 NOV 2018

Olá Duarte. Acredito que você deve conversar com a psicóloga que vem atendendo sua esposa, pois ela pode não estar sabendo abordar esse tema. Existe uma síndrome cuja sigla é DSH que pode ou não ter relação com os sintomas que sua esposa apresenta. É preciso uma investigação mais aprofundada, por exemplo, se ela é ou não receptiva nos carinhos preliminares, até onde pode ser tocada e correspondida, como era a relação no período de namoro, etc.
Algumas crenças irracionais sobre sexo (medos, trauma ou abuso quando criança) podem estar causando essa dificuldade e podem ser reduzidas ou extintas no processo de psicoterapia.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

20 NOV 2018

Parece realmente muito difícil. uma relação onde há o amor mas não há uma cumplicidade na relação sexual. Entendo que, o mais difícil é priorizar esse sentimento com a citada necessidade.
Percebo seu esforço e crença nessa relação, apesar de se sentir frustrado em outros aspectos.
Essa falta de cumplicidade o afeta bastante, aparentemente, mas entendo que, se você esta nessa situação a três anos, é por que fez a escolha pelos seus sentimentos por ela.
Talvez a busca de outras alternativas em comum acordo do casal, algo que possam fazer juntos, mas não de forma obrigatória.
Um trabalho difícil de reconquista, por parte dos dois que colocará a importância dos sentimentos de ambos em evidência, possivelmente mostrando possíveis caminhos a serem seguidos.

Way Psicologia Psicólogo em Campinas