Como eu posso tratar e me curar da insegurança?

Feita por >Sr. Da Lua · 24 fev 2023 Autoestima

Bom, quando pequeno sempre tive um problema muito grande com a timidez, mas quando fui crescendo deixei isso pra trás, e hoje sou muito mais aberto a pessoas, consigo brincar junto dançar também, e tudo mais, porém eu entrei num relacionamento, esse que durou quase 4 anos, nao vou muito entrar em detalhes, mas em resumo, eu vivi uma dependência emocional gigantesca todo esse tempo, e acabei passando por situações que eu nunca aceitaria, mas aceitei, tentei sempre ser a melhor pessoa, e com isso acabei recebendo apenas criticas, e acredite, foram muitas, sobre o modo como me visto, sobre meu beijo, meu corpo, minha voz e quase tudo que tu puder imaginar, o relacionamento chegou ao fim em dezembro de 2022 de uma forma tão traumática que mesmo, após isso, eu passei pelo estagio normal do "luto" fiquei mal, mas ai o tempo foi passando e eu consegui melhorar sorrir de novo e tudo mais, logo chegou o carnaval agora, e eu fui pra acabar de vez vom esse peso que estava sobre mim, eu achei até estranho pq n me acho isso tudo mas despertei o interesse de algumas varias mulheres durante a festa, dancei junto, sorria e brincava, sempre rolava o clima, mas na hora de beijar, eu so conseguia lembrar da voz da ex falando as coisas ruins sobre mim, e eu travava, gelava, ficava sem jeito, as meninas por algumas vezes entendiam mal, como se eu não estivesse interessado, mas eu estava, porem não conseguia passar dali, não tinha confiança no meu beijo, não tinha confiança em nada na verdade, chegava ate a duvidar se estavam mesmo interessadas em mim ja que eu era tão "esquisito" como a ex dizia, e assim foi todo o carnaval, eu não consegui passar disso. Conversei com um amigo, e ele disse que tratamento com hipinose provavelmente daria jeito, mas eu queria saber qual seria o tipo de terapia mais eficiente pra esses casos, porque eu sinceramente acabei voltando a ficar mal depois disso tudo.

A melhor resposta 27 FEV 2023

Olá, Sr. Da Lua!

Consegui acompanhar sua exposição, sua demanda, e te digo que eu como profissional e a abordagem que me embasada (dá um Google aí haha Psicologia Analítica) podemos te acompanhar nesse processo de transformação, mudança, então não creio que outras abordagens sejam menos eficazes que a Psicologia Analítica. Diria que sua demanda, sua questão, é trabalho com sua personalidade integralmente, com isso, talvez todas as (sérias) abordagens podem te ajudar sim; o diferencial sempre será a/o profissional que te acompanhara nesse processo, mais precisamente esse encontro paciente-psicóloga(o), se esse encontro encontrará uma boa dinâmica interpessoal.

Fico à disposição para conversarmos sobre suas questões!
Abraço!

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

27 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 FEV 2023

Olá Dr. Da Lua! Obrigado por escrever. Você precisa de confiança profissional, de respeito, de empatia, de esforço científico. Certamente o trabalho científico com psicólogo mais eficiente será aquele no qual você esteja com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade e disponibilidade, ao mesmo tempo conte com um psicólogo cientificamente consistente, empático, acolhedor.
O profissional consistente e sério é muito mais importante do que sua linha de trabalho. Cabe observar que hipnose não é uma linha de trabalho, e não se usa indiscriminadamente, sem a devida avaliação prévia. Pode, muitas vezes, ser ineficaz ou piorar.
Estaremos a disposição para trabalho mutuamente comprometido.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8654 respostas

25 FEV 2023

É claro que voce se sente mal porque precisa curar seu emocional.
Voce está fazendo as coisas para os outros e não para voce mesmo.
Voce funciona orientado pela mente, pela aprendizagem que teve: ser bom para os outros, se dedicar a fazer boa figura aos outros, a ser valorizado pelo outros, tudo pelos outros, tudo para os outros...
Enquanto permanecer baseado onde outros te alienaram, só vais ter um processo de autodestruição e perda progressiva.
Precisa fazer Psicoterapia

5826 respostas

25 FEV 2023

Olá, querido
Pessoalmente acredito mais nas evidências que um processo de terapia tem como ganhos do que uma hipnose. Acredito que, numa terapia, podemos explorar sobre a forma como essa relação te afetou, pensando em como esse passado esbarra no presente, além de criar linhas possíveis para que você caminhe para novos rumos daqui pra frente por escolha própria, não por alguém "orientando" isso por você, como é o caso da hipnose. Em resumo, num processo de terapia apostamos mais na sua autonomia e na sua liberdade de escolha, por isso, diante do seu relato, penso que seria uma opção muito interessante para o seu caso.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha