Namorada sendo fria

Feita por >Mafeoli · 3 ago 2023 Terapia de casal

A alguns meses atrás descobri que a minha vida bagunçada tinha nome, TDAH. Tenho muita dificuldade em tomar remédio e seguir certinho o que minha psiquiatra receita. Sai de um relacionamento de 3 anos onde eu tinha muita dependência emocional e minha ex me humilhava muito e era ruim pra mim... Terminou comigo por umas 8x e sempre eu que corria atrás, eu fiquei depressiva por causa desse relacionamento. Até que consegui me libertar, mas carrego comigo inúmeros traumas. Principalmente medo do abandono, medo de ser trocada ou de algo do tipo. Estou a alguns meses namorando uma moça, que é maravilhosa comigo... Me trata super bem e me aceita como sou, nos meus momentos de crise de ansiedade, ela faz questão de reforçar que sempre estará ao meu lado. Conheci ela pelo Tinder e tudo aconteceu numa naturalidade que eu nunca tinha experimentado na vida. Ela tem dois filhos, está separada desde janeiro e resolveu assumir pra família os seus sentimentos por mulheres que carrega desde sempre. Ela também carrega traumas, gatilhos e tal. Nos damos bem, as crianças me adoram graças a Deus. Estava tudo bem, mas eu tenho dificuldade em ouvi-la quando ela fala de um ex para mim, fico com ciúme e fico estranha do nada, mas quando eu estou fazendo o mesmo, ela sempre me escuta. Tenho dificuldade em conversar pois no meu antigo relacionamento a gente só discutia. Então sem motivo nenhum eu falei em terminar com ela do nada, apenas por meus pensamentos estarem me sabotando, falando que ela poderia me abandonar e eu deveria fugir disso. Mas logo em seguida me arrependi e pedi desculpas pra ela, porém ficou chateada obviamente mas continuamos super bem, porém este fds novamente falei a mesma coisa... Mas a reação dela foi pior, ela está magoada comigo e disse que eu cutuquei feridas dela, despertei medo e insegurança que eu estava quase curando dela. Que já é a segunda vez que eu falo em terminar do nada, sem ao menos dar motivos e que ela não sabe se consegue demonstrar sentimentos por mim, sendo que tem aquele medo do abandono, que a qualquer momento eu posso falar em terminar. Eu não sei o porquê fiz isso ou falei isso, eu a amo de todo o meu coração mas não controlei meu impulso, minha imaturidade. Estou desde domingo me sentindo culpada. Nós não moramos na mesma cidade, mas todo fim de semana ficamos juntas e então conversamos pelo whatsapp durante a semana. Ela está fria comigo, não está demonstrando da mesma forma que estava a uns dias atrás e eu estou com o coração apertado, mas disse pra ela que terei paciência, que vou amolecer o coração dela com atitudes positivas e vou procurar melhorar como pessoa e nunca mais falar bobagem sem pensar. É muito difícil lidar com frieza, tenho trauma disso na minha vida, não sei o que fazer... Só sei que amo ela e os filhos dela, não quero perde-la, pois orei a Deus para encontrar uma pessoa como ela em minha vida. Mas a frieza dela me machuca e ela me disse que talvez eu não suporte isso por muito tempo, porque ela não está conseguindo demonstrar os sentimentos que sente.

A melhor resposta 4 AGO 2023

Olá Mafeoli! Obrigado por escrever. Pelo seu conteúdo você precisa de ajuda para estruturar tua identidade, para consolidar tua personalidade. Perceba que você não namora consigo mesma, não fica tranquila, harmônica consigo mesma. Essa tranquilidade interna é condição necessária para namorar outra pessoa. Oito separações pode ser sinônimo de nunca estar plenamente juntas. Relacionamento a partir de Tinder geralmente implica pobreza de interação e insuficiência de pesquisa e de amadurecimento das etapas necessárias, anteriores ao relacionamento.
Por fim TDAH é tanto um diagnóstico muito questionável, quanto variado. Não explique tuas dificuldades por ele.
Será enriquecedor organizar essas coisas que pontuei.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

4 AGO 2023

Boa noite, Mafeoli
Lamento sua tristeza neste momento.

Em seu relato encontramos uma cadeia de ações que levaram a este resultado.
Você, por medo do abandono tentou "fugir" do relacionamento para não ser largada, o que ativou um gatilho em sua namorada, que passou a ser fria, ativando seu gatilho de abandono.

Acredito que a melhor ação que você poderia tomar neste momento é a de tentar se acalmar e entender que ela foi tocada numa ferida aberta (assim como você, por consequência desta infeliz cadeia de eventos).
Entenda que ela está sofrendo, pois, "do nada" se viu diante de um rompimento injustificado.

Assim que vocês se acalmarem, terão a chance de conversar e se entender.

Desejo que tenha muito sucesso com isso.

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo