Timidez gigantesca e medo de tudo

Feita por >Mascarado leal · 6 fev 2022 Timidez

Oi,boa noite, tenho 26 anos sou tímido não olho no olho das pessoas, ando de cabeça baixa, saio de casa achando q as pessoas estão me observando, sendo q eu sei q elas nem fazem ideia q existo, nunca beijei, nunca tive coragem de chegar em alguém nem q fosse pra levar um não, e sei q o problema não são as gurias, não sou do tipo q coloca culpa nas mulheres, não sou misógino e nem terceirizo culpa sei q é minha insegurança o problema, nem idealizo romance, tenho medo de entrevista de emprego, detesto ser o centro da atenção, tenho um comportamento discreto dócil gentil educado com todo mundo, isso evita q eu chame atenção, tento escapar e fugir de qualquer situação em q eu pense q vou passar vergonha ou vou ser humilhado, essa semana no estágio escutei minhas colegas falando de mim e uma cochichou com a outra q gostou de mim e pensa em investir em mim, era pra eu estar feliz, pelo contrário estou pensando como me esquivar de tal situação, e se chegar em mim e eu não sei o como me comportar e eu passar vergonha? Se isso chegar a acontecer eu nunca mais apareço lá no estágio, mas o q mais me deixa triste, é a dúvida, se algum dia vou deixar de ser o cara mais covarde mais frouxo mais medroso de todos , e o meu problema não é apenas em relacionamento, dia dia pegar um ônibus almoçar em restaurante, ir em shopping é uma tortura pra mim, dica aos leitores, peçam pra mãe ou pai d vcs enquanto adolescente a levarem vcs em um psicólogo caso tenham timidez, e tratem enquanto cedo, pra depois não sofrerem como eu, é terrível e eu não sei o q fazer, estou pensando em ir em um psicólogo (a) pra me tratar e ver o q é o problema, mas tenho medo de tomar a iniciativa de ligar, morro de medo de nunca me curar, o q mais quero é me tratar disso e dar o máximo de mim pra me livrar disso mas tenho medo q não tenha cura.

A melhor resposta 7 FEV 2022

Olá! Imagino o quanto esteja sendo difícil ter que lidar com isso. É preciso fazer uma avaliação para saber se é só uma timidez ou se é Ansiedade Social (fobia social) vou deixar algumas informações sobre a ansiedade social.
A fobia Social ou transtorno da ansiedade social tem como característica se sentir nervoso, tenso ou apavorado em situações onde precise interagir com outras pessoas, sentem medo de serem de ser julgado ou avaliado por outras pessoas, e assim evitam situações sociais, como ir em festas, encontros, comer e falar em público.
A pessoa com ansiedade social costuma apresentar sintomas físicos como tremor nas mãos e por vezes na fala, palpitação, rosto corado, além da preocupação excessiva com as interações sociais e acabam se isolando das outras pessoas o que leva a um sentimento de solidão, incapacidade
É importante ficar atento a forma que a ansiedade social está te afetando e buscar ajuda, evitar as situações podem te trazer alivio imediato mais elas não resolvem e depois geralmente a pessoa se sente pior por ter evitado as situações.
O tratamento para fobia social tem excelentes resultados e aos poucos ele consegue realizar atividades antes impensáveis.
Tanto a timidez quanto a Ansiedade social tem tratamento, não continue com esse sofrimento busque ajuda profissional.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

13 FEV 2022

Olá
Entendo que cada atitude que vamos tomar da um frio na barriga, gera um "e se?". Estar no mundo implica em riscos. Tomar decisões e fazer coisas também. Tudo o que vamos fazer tem sempre 50% de chance de dar certo, por isso nossas projeções pessimistas de futuro nem sempre se realizam.
Além disso, somos completamente livres pra mudar o que vivemos. Não precisamos ser a mesma pessoa para sempre, desde que busquemos alguma mudança.
O que chamamos de "sintomas" é a mera manifestação de que algo não vai bem e precisa de nossa atenção para que mudemos.
Não se assuste com a ideia de buscar um profissional. Lidar com esse tipo de situação faz parte da nossa rotina e não há nada a temer. Escolha algum profissional que você se sinta mais confortável e solicite um atendimento. Ele entrará em contato com contigo e, no caso de terapia online, podemos ainda planejar formas de você se sentir mais confortável, como abrir a câmera quando você se sentir pronto pra isso, etc.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

11 FEV 2022

Olá. Dificil lidar com uma situação como essa sozinho. Importante ter uma ajuda profissional. Então, muitas vezes as pessoas tem. medos devido aos traumas que teve. Trauma não é um evento, mas sim a reação da pessoa frente a esse evento. Muitas vezes, alguém cai da bicicleta e continua pedalando. Outros, talvez não voltará a pedalar novamente após um tombo. No segundo caso é porque o cérebro da pessoa não conseguiu reprocessar o acontecimento. Nós temos, no cérebro, recursos para reprocessar os acontecimentos, infelizmente, nem todos fatos difíceis conseguimos e eles ficam armazenados no nosso cérebro nos atrapalhando. Vc ja ouviu falar do EMDR? É uma terapia que ajuda a reprocessar traumas que o nosso cérebro não deu conta. Provavelmente, isso que está acontecendo com vc deve se ao fato de ter situações da sua vida que não conseguiu processar. Procure ajuda profissional. Eles, pela formação, são capazes de ajudá-lo.

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

7 FEV 2022

Olá, Mascarado Leal...
Então, saia de traz da moita... voce veio aqui viver esta realidade para corrigir coisas, conquistar outras, curar outras... cada um de nós é um ser diferente e cada um tem seus problemas para resolver... que tal nos ajudarmos? Não é só voce que se sente assim, muitos se sentem assim... e a forma como voce coloca é indicativo de que isso não é herança desta existência, possivelmente sejam coisas para serem resgatadas de outra existência; então só tem uma solução: resolver.
Portanto, sem rodeios, sem desvios, sem se esconder... faça Psicoterapia, Terapia de Regressão
Isso tudo tem explicação, nada é mistério... vamos resolver?
Abraços

5822 respostas

7 FEV 2022

Olá mascarado leal, a psicoterapia é extremamente importante para conseguir lidar com a timidez. A timidez envolve diversas questões que estão unidas para produzir a inibição: conjunto de pensamentos negativos sobre si mesmo, ideia de não valer nada, de impotência, de não conseguir bancar o próprio desejo diante do outro, idealizar outras pessoas como se elas sim conseguissem fazer o que você não consegue, incapacidade de arriscar ou de se envolver em situações que fogem ao seu controle, etc. A saída da timidez é, aos poucos, descobrir que o outro não é tão potente ou tão idealizado quanto você quer imaginar. A timidez é uma idealização tão grande do outro que o brilho dele te ofusca, de tal forma que você quer passar despercebido. Entretanto, recua ao menor sinal de que o brilho do outro é só uma máscara. São questões importantes para se trabalhar numa análise, caso deseje acompanhamento, estou à disposição. Grande abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

7 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2022

Bom dia. Cura tem sim. Vc tem falta de habilidade social. O q te dificulta o contato com pessoas. Onde gera a timidez . Não sei sua história de vida. Mas pode ter a ver c sua infância, cuidados de pai e mãe.,,
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 FEV 2022

Olá Mascarado leal, tudo bem? Achei que você foi um pouco duro consigo mesmo nas palavras mas imagino que você esteja cansado desses comportamentos e por isso se trata com tal dureza, eu acredito que a única coisa possível a se fazer, é de fato buscar por ajuda profissional, você está certo em apontar sobre fazer terapia na adolescência mas nunca é tarde para começar, será preciso ter coragem nesse momento e dar o primeiro passo, se dê uma chance. Abraços

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

7 FEV 2022

Olá Mascarado Leal! Grato por escrever. Casos semlehantes ao relatado por você não são tão raros. Na maior parte das vezes, desde que as pessoas venham ao psicólogo com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade, bom vontade, dispostas a trabalho de certa duração, conseguem se melhorar. Cabe, para ilustrar a questão, algumas reflexões:
- Nunca, nem introvertidos, nem extrovertidos, tem garantia de ouvir sim. Será preciso romper essa barreira. Certamente você precisa de um tempo, preparação e estratégia para poder dizer sim a si mesmo e para a outra pessoa. Veja que, conforme você mesmo ilustrou, a pessoa que primeiro te diz não, é você mesmo.
- O treino, a observação da vida, o amadurecimento, com a importante ajuda com estratégia e técnicas científicas que o psicólogo te propiciará, serão elementos para você se permitir a ousadia de interagir melhor e de forma mais rica. A prática de consultório de Psicologia, mostra que a maior parte das pessoas melhoram muito. Atenção: ausência total de timidez ou insegurança, também não é adequado.
Estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.