Como eu faço para lidar com tanta coisa?

Feita por >Karina · 31 ago 2020 Autoestima

Eu só sei que tudo piorou depois que começou a quarentena. Eu já tinha algumas problemas de timidez, ou ansiedade social (não sei direito pq nunca fui num psicologo), mas depois da quarentena parece que tudo foi de mal a pior. Um dos motivos provavelmente é eu estar trancada dentro de casa com meus pais, os dois são alcoólatras. Eu só sei que esses meses eu ando me sentindo inútil, deprimida, com mais problemas de autoestima do que eu tinha antes. Resumidamente, depois de uma "amiga" comentar minha aparência foi a primeira vez que me cortei. Depois teve mais um e eu nem lembro o motivo, mas lembro que eu me cortar me trouxe um alívio instantâneo. A última vez ocorreu recentemente, quando eu contei que minha amiga estava namorando (um menino) e meus pais ficaram mt felizes, aí eu percebi que eles nunca ficariam assim comigo porque, apesar de eu ser bissexual, não sinto atração romântica por homens (sou menina). Eles sabem que eu sou assim e meu pai já teve varios surtos em relação a isso, me chamando de "burra" ou "retardada". O primeiro, antes da quarentena, eu fiquei com tanto medo de ele me bater que tranquei a porta do quarto. Em um dos surtos eu até sai de casa por algumas horas. Mas nesse dia, depois que eu percebi que eles nunca ficariam felizes de eu namorar uma pessoa, eu me isolei o resto do dia, depois cortei meus dedos, e nao sei bem o porquê. Nesse dia, quando os meus pais estavam bebendo, ouvi minha mae dizer que nunca iria me colocar em um psicologo, porque segundo ela meu avô (alemão) participou da guerra e sofreu muito e, por isso, eu também tinha que sofrer pra "aprender". Ela também chegou a falar algo como ela estava sofrendo e como ela merecia "mão na cabeça" e não eu. Isso me dá um desespero enorme, saber que eu preciso de ajuda e que meus próprios pais nao percebem ou fazem descaso. Ela sabe que eu já me cortei. Às vezes eu tenho certo alívio, mas tudo é muito torturante pra mim. A minha timidez, ansiedade, tudo piorou e eu nao sei como lidar, nao sei nem o que esta acontecendo comigo. Eu também às vezes me sinto muito sozinha, perdida e um lixo. Eu só tenho 1 amiga pra falar sobre isso, mas ela não é boa em conselhos. Então, sei lá, eu resolvi escrever aqui. Eu tenho essa necessidade de me esconder, eu nao quero que as pessoas me vejam até o fim da quarentena porque me sinto feia. E ninguém, a nao ser essa minha amiga, se importa.

A melhor resposta 2 SET 2020

Olá Karina.
Grata por sua pergunta.
As emoções negativas presentes na maior parte do tempo levam à situações de falta de controle e desesperança. Aliviar as tensões de formas negativas como a mutilação pode parecer bom naquele momento mas depois os problemas continuarão lá. É necessário desenvolver habilidades mais assertivas para enfrentar os problemas da vida. Então o melhor quando se tem muita coisa para fazer é começar a fazer aquilo que lhe parece mais fácil. Atividades como caminhar, cantar, ouvir boas músicas, relaxamento, artesanato, cursos online com intuito de gerar renda. Para começar, faça uma lista das coisas que pode fazer e faça uma de cada vez. O importante é a ação de fazer algo produtivo para sua saúde física, mental e espiritual. Ao iniciar e terminar pequenas tarefas e elogiar-se a si mesma pela conquista se sentirá mais capaz. Entre em contato com o Grupo dos Alcóolicos Anônimos (AA) e procure participar das reuniões para familiares. Faça o que puder para ajudar os seus pais. Eles precisam de ajuda.
Mas antes de tudo ajude a você mesma a resignificar acontecimentos da vida, desenvolver a sua auto estima e assertividade. A terapia será de grande valia nesse processo de autoconhecimento.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

1 SET 2020

Olá Karina! Obrigado por participar. De fato são muitas coisas. Será que são as coisas que, sem querer, sua mente seleciona para visualizar? A vida de todos nós é, de fato, muito cheia de coisas, muito rica de possibilidades, potencialidades; é vida muito complexa. Por essa razão, há sempre algo que pode ser feito. Todas as nossas certezas e estados, são provisórios, em constante mudança. Mudança para onde? Eis a questão. Podemos conscientemente conduzir mudanças para ter vida melhor. No seu caso específico, será importante, conhecer mais profundamente a sua história, sua rotina, mais plena possível, de vida, seus sonhos, metas e planos. Para tanto você precisará passar por conduta científica com psicólogo, com abertura mental, disciplina, persistência, esforço.
Estaremos (nós psicólogos) à disposição, para com dedicação e satisfação, te ajudar a reorganizar as coisas.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

1 SET 2020

Boa noite Karina.
Muito importante seu relato aqui.
Agradeço pela confiança.
Sobre o ponto de se cortar importante o quanto antes começar o processo terapêutico para identificar o motivo que a leva a praticar esses atos, a consequência que se tem depois do ocorrido. Trabalhar melhor sua autoestima na terapia para que possa se aceitar e consequentemente ser assertiva nas suas colocações para com sua família e amigos.
Estou á disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

1 SET 2020

Oi Karina, obrigada por compartilhar sua intimidade. Realmente esse momento de pandemia é uma situação nova, e nem todo mundo está conseguindo lidar de forma positiva, e ta tudo bem, é algo que está desafiando muitas pessoas e é essa a sensação que causa, de caos atrás de caos... Dessa forma, algumas questões anteriormente mau resolvidas em sua vida pode está sendo potencializadas. Sobre sua orientação sexual deve ser algo confuso para seus pais e ele ainda não devem saber lidar com isso.. Acredito que ao total, a terapia é ótima para você aprender a lidar com essas questões, são muitas coisas para ser revistas, você aparenta estar vulnerável emocionalmente e com autoestima muito baixa, mas não precisa passar por isso sozinha ! Adoraria estar com você nesse processo, qualquer dúvida estou a disposição.

Psicóloga Brena Fonseca Psicólogo em Barreiras