insegurança no namoro a distancia

Feita por >Saa · 26 out 2022 Abordagem psicológica

Namoro a exatos 8 mêses a distancia, ele veio ao Brasil de ferias e nos primeiros 3 dias dele aqui nos conhecemos e estamos juntos desde então. Fui traida em meu relacionamento anterior, o que me abalou muito psicologicamente, no relacionamento atual ele vive me provando e se justificando para que eu acredite nele, ele trabalha em hoteis com animação, assim acaba conhecendo muita gente e adicionando muita gente tambem, sendo maioria mulheres, e no fim do expediente acaba saindo com colegas de trabalho e alguns clientes quando combinam, e eu acabo cobrando muito, e sufocando demais, tenho procurado melhorar no ultimo mês desde a nossa ultima briga, descobri a uma semana que ele mentiu pra mim, falando que estava em um lugar com certas pessoas e estava em outro com outras pessoas, desde então percebi que precisava dar um espaço pra ele porque ele sempre me fala tudo e me prova e eu sempre desconfio e nao acredito, então acredito que ele já deva estar se desgastando e ficando de saco cheio, tenho levado tudo de maneira mais leve e tranquila, porém, estou enlouquecendo por dentro de tanta desconfiança de tudo e um medo gigantesco de perder ou ser traida, faço acompanhamento com terapia, mas continuo numa insegurança sem fim, e ele vem para o Brasil agora em Janeiro passar 30 dias de férias comigo.

No fundo sei que estou exagerando com tanta insegurança, medo sem motivos, mas nao estou conseguindo me livrar desse medo e insegurança gigantesca.

A melhor resposta 28 OUT 2022

Olá Saa,

Obrigada por nos escrever. Você já começou a identificar o problema, agora só precisa trabalhar para resolvê-lo. Que bom que está em terapia, Saa. Observe como você pode enriquecer sua rotina e ganhar mais autoconfiança. Note que ser traída não depende em nada das suas ações, mas sim da índole do seu namorado e isso você não pode controlar.
Acredito que controle seja agora uma questão central na sua vida e a terapia pode te ajudar muito nisso, reconhecendo o que pode ser mudado e depende de você e deixando fluir o que não está sob seu poder. Aconselho a conversar mais com a sua terapeuta sobre inteligência emocional.

Um abraço!

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 OUT 2022

Olá Saa.
Se você está em tratamento psicológico, converse com sua psicóloga, sobre o que está acontecendo e de tempo ao tempo para ter maior estabilidade emocional.
É importante não ficar fazendo jogos de ciúmes com o namorado, isto não é sadio para um relacionamento, tenha uma conversa firme com ele sobre o assunto para que ele entenda sua posição.
Se você estiver mais aberta ao diálogo, sempre converse com ele sobre os eventos em que ele participa, desta forma vai ter mais informações e poderá perceber que se trata apenas da vida social dele.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 OUT 2022

Olá! Saa1,
Lendo seu relato pude perceber o quanto a insegurança é um fator que está lhe deixando criticamente ansiosa em relação ao seu relacionamento atual, compreendo que essa situação acaba que gerando prejuízos na maneira como você pode agir de forma mais funcional em lidar com medo e a insegurança, até mesmo a ansiedade diante disso, sugiro que você possa trabalhar isso mais ativamente em sua terapia como você mesma relatou que faz acompanhamento Terapêutico, acredito que seu/sua terapeuta poderá lhe ajudar, de forma precisa no que realmente você está tendo maior dificuldade, lembrando que a terapia será sua aliada para você aprender a lidar com essas suas emoções, pensamentos e comportamentos que você precisa melhorar para seu autoconhecimento e promover uma melhor qualidade de vida, evitando assim transtornos emocionais e comportamentais. Deste modo, fico a sua disposição para ajudar a você a lidar melhor com o que trouxe aqui e outras questões que você acredita que sejam necessárias para sua saúde mental, elaborando juntos com um plano de tratamento cientificamente comprovado para você controlar melhor sua ansiedade, bem como técnicas de resolução de problemas para fortalecimento de suas habilidades sociais e evitar crises. Obrigado pela sua atenção!

Edivaldo Alves Leal Filho Psicólogo em Parnaíba

1 resposta

27 OUT 2022

Olá Saa! Obrigado por escrever. Gostaria de de escrever outra coisa, mas não posso falhar com a essência do que acredito. Namoro a distância, em circunstâncias de pessoas amadurecidas, seguras, harmônicas consigo mesmas, é possível, embora frágil, por um tempo mas precisa ser trocado pelo namoro presencial, com convicção. Diante do que você relatou sobre sua história, dúvidas e forma de agir, na verdade, você não está namorando. Você está fortemente influenciada por sua insegurança e pelas pesquisas sobre ele, vivendo a falta de harmonia para respeitar tua individualidade, tuas crenças embasadas.
Você precisa de namoro real, presencial, ao vivo e em cores, como a imensa maioria das pessoas. Namoro virtual apresenta curto tempo de validade, ainda assim, para pessoas maduras, serenas, que o transformarão em presencial. Atenção: namoro presencial, com comunicação a toda hora e desconfiança, também não dá certo.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Amadurecer e desenvolver autoconfiança é essencial. Isso se faz com turma de colegas e conhecidos, com estudos sérios e consistentes, com trabalho sério, com rotina de vida significativa e enriquecida.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Chega de ditadura!

8609 respostas

27 OUT 2022

Se voce já está em atendimento deverá ver e analisar e resolver o problema emocional.
Nada pode fazer com ele. Não tem poder sobre ele, mas pode fazer para si mesma.
Qual a participação sua na traição?
É voce que escolhe os parceiros... porque escolhe justamente os parceiros com tendência a traição?
Quanto mais controle voce quer manter sobre ele, maior é o convite para trair.
Confira isso com a sua terapeuta.
Abraços

5817 respostas

27 OUT 2022

Olá Saa1.
Faça terapia o mais breve possível. Você precisa tratar a Ansiedade para evitar desenvolver transtornos emocionais. Na terapia poderá tratar desses temas de forma abrangente e com a devida atenção que a sua área amorosa merece. Fico à disposição para desenvolver o plano de controle da ansiedade para evitar as crises e métodos eficazes para a resolução de problemas.
Maria Nair
Psicóloga
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba