Como termino um namoro a distância?

Feita por >João · 29 mar 2018 Terapia de casal

Namoro há cinco anos e quero terminar meu relacionamento a distância, mas não consigo.

Minha namorada é muito apegada aos pais e ao lugar onde mora. Eu tenho um bom emprego e não pretendo me mudar. Há alguns meses dei um ultimato e ela concordou que em médio prazo sairia da casa dos pais pra vir morar comigo.

Só que ela na prática não está fazendo nada pra se mudar de verdade. E eu comecei a questionar muito meus sentimentos e cheguei a conclusão que não a quero mais.

O caso é que agora como termino da forma menos traumática possível? Ela está passando por outras dificuldades e eu tenho um pouco de dó. Eu gosto muito dela ainda pra querer que ela sofra.

Quando dei o ultimato ela estava na minha cidade, o problema é que, embora tenha aceitado bem a conversa na primeira hora, ao longo do dia que continuamos juntos até ela voltar pra cidade dela ela foi ficando triste e acabamos brigando feio. Penso que terminar na minha cidade pode ser uma situação chata por causa disso, fora que ela vai ver minha família o que torna tudo estranho.

Quando estou na cidade dela fico na casa dela junto com os pais, e penso que a situação ficaria mais chata ainda.

Penso que a melhor forma seria eu ir até a cidade dela, sem avisá-la, e só lá ligar pra marcar e conversar em algum lugar, e aí sim terminar. Isso seria correto? Ou seria cruel?

Eu peço que por favor não respondam com "procure um psicólogo que vai poder orientá-lo..." sim, todos sabemos, eu já estou sendo acompanhado por um profissional, mas penso que seria bacana ler outros pontos de vista. Eu acho que continuar o namoro seria arrastar um sofrimento, mas não quero machucar demais uma pessoa que amei tanto.

A melhor resposta 30 MAR 2018

Olá João. Vejo que você está determinado em terminar o namoro, só está em dúvida em escolher a melhor forma e momento. Acredito que não existe melhor momento ou lugar e que o mais importante é que você seja sincero. Penso que alguns sinais já estão claros- brigas e ultimato que são indícios de que o relacionamento não está satisfatório.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

4 ABR 2018

Quando se quer realmente terminar um relacionamento se termina e pronto, simples assim. Você parece que não quer terminar, está apenas insatisfeito com a situação. Acho que você deveria conversar com ela e expor seus sentimentos de insatisfação e determinar o que realmente deseja no relacionamento. Se é que você já sabe o que quer. Quando souber, tome a atitude e tudo ficará bem.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

31 MAR 2018

João, entendo seu receio, entendo que queira evitar um sofrimento, mas o sofrimento é dela, qualquer separação por menor que sej causará sofrimento. Entendo que você deve se respeitar e respeitar suas conclusões, siga em frente.
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo