Como eu posso parar com a auto mutilação?

Feita por >Julia · 14 jul 2022 Abordagem psicológica

a um tempo eu comecei com isso e até parei por um mês, mas as coisas na minha vida simplesmente desmoronaram de uma forma terrível e eu voltei a descontar toda minha dor nisto.
eu sei que não é a melhor forma de lidar com a dor mas eu não consigo, você pode me ajudar com alguma resposta ao lidar com essa situação?

A melhor resposta 18 JUL 2022

Olá Julia,
A automutilação não é a solução para seus problemas. Pelo que falou seria interessante que busque ajuda de um profissional da psicologia para te ajudar a entender traumas e gatilhos que te levem a isso.
Também, é bom que você mantenha uma rotina, que faça atividade física, tenha momentos de lazer e faça coisas que goste, para que não fique focada apenas no sofrimento. Sei que pode não ser tão fácil assim, mas ter momentos prazerosos ajudam muito na bioquímica cerebral e a desfocar de certos pensamentos.
Fico à disposição caso tenha alguma dúvida.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

18 JUL 2022

Olá, Júlia!!

A auto lesão é um sintoma que mostra que algo não vai bem e precisa ser mudado, mas por trás disso existem as causas reais do que está acontecendo com você. Pode ser comum que algumas pessoas que vivenciam essa situação sejam pessoas que não se sentem compreendidas, alguns casos não conseguem se expor como gostaria e não se sentem ouvidas. A energia que deveria manejar para o mundo implode em si mesma. Na terapia você pode buscar as respostas dentro de você sobre esse sintoma. Auto lesão é a maneira que encontra para lidar com suas emoções. Você precisa com auxilio de uma psicóloga, manejar suas emoções de forma saudável e compreender como você funciona de maneira geral.

Não hesite em buscar tratamento psicológico para esse sintoma.

Abraço!

Psicóloga Giovana Ferreira. CRP 06/161502.

Giovana Ferreira Psicóloga Psicólogo em Caraguatatuba

4 respostas

16 JUL 2022

Olá Julia.
Focar-se em projetos de vida nos vários Pilares da Vida à sua escolha como área familiar, social, amigos, lazer, estudos, cursos, artes, artesanato, esportes, leituras, trabalho, profissão, espiritualidade, comunidade, exercícios físicos, dança, voluntariado entre outras coisas do seu interesse poderá fazer com que o foco passe a ser outra coisa, pessoa ou sentimento que vai atrair a sua atenção naquele momento e é naquilo que você vai colocar a sua energia, força e atenção. É uma questão de se focar na escolha que você faz antes da dor, nos momentos em que está bem como este que busca ajuda aqui para saber como lidar com a situação. Então você escreve isso num papel e tenha sempre com você como "lembrete", "mantra"criado por você e que é o que você deve fazer nos momentos de dor. Desfocar de você e focar-se em Algo Maior que você, num Objetivo que lhe direcione no sentindo de Ser ao invés de Ter. Sugiro fortemente que coloque também como um objetivo seguir em frente e dar o segundo passo no sentido de pedir ajuda. Escolha um de nós psicólogos aqui no site para fazer terapia e poder "falar" da sua dor e assim aos poucos dividir com o profissional as suas mágoas, desejos, alegrias, tristezas, inseguranças e o que mais for preciso para que se encontre e se conheça em profundidade para que a sua dor possa se enfraquecer ou se dissipar e um dia não mais existir. Fico à sua disposição para mais esclarecimentos.
Maria Nair de Castilho
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 JUL 2022

Oi Julia, boa noite, prazer conhece-la.
Todos esses sentimentos, emoções, dores... são muito desconfortáveis, sinto muito por se sentir assim, veja, muitas questões que vivenciamos em nossas vidas contribuem para tais situações, e também tem possibilidades de fatores biológicos, ou as duas questões juntas, compreender todas essas questões é cuidar das nossas dores, e assim nos fortalecemos, regulamos e estabilizamos emocionalmente e obtemos uma boa qualidade de vida, aconselho a buscar ajuda profissional.
Grande abraço!

Priscilla Daniel Psicólogo em São Paulo

7 respostas

15 JUL 2022

Boa tarde, Julia, como está?
Normalmente nos mutilamos para nos distrair de um pensamento insistente, ou uma dor emocional muito grande. Uma simples questão de foco e atenção.
É preciso um pouco de psicoeducação, aprender a lidar com esta energia ruim que se acumula nos pensamentos e que te fazem se machucar para "aliviar" os sentimentos, ainda que de forma tão imediatista.
A Psicoterapia Breve pode ajudá-la a lidar melhor com estas questões, ajudando a aprender a controlar os excessos de sentimentos e canalizar a ansiedade de forma mais saudável.
Caso tenha interesse em entender um pouco mais sobre si mesma e melhorar esta questão da auto mutilação, fico à disposição. Atendo muitas pessoas com esta mesma queixa, com resultados muito bons.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

15 JUL 2022

Olá Júlia! Obrigado por citar. Certamente precisaremos te conhecer mais específica e profundamente para que possamos construir, com você, resposta mais consistente. A princípio, você precisa de rotina ocupacional adequada. A prática de esportes, turma de colegas e conhecidos, grupos de teatro, estudos consistentes, trabalho ou preparação para o trabalho, de forma séria, participação nos afazeres do dia-a-dia da casa, certamente eliminarão esse tipo de coisa. Acontece que você está imaturamente, tentando pular etapas.
Será bom você aprofundar reflexão com assessoria científica de um psicólogo
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

8607 respostas

15 JUL 2022

Olá, Julia.

Li o que escreveste com muita atenção.
Fiquei pensando como atualmente você tem lidado com esta questão.
Automutilar-se é um tido como um sintoma de uma desregulação emocional...é processual, é multifatorial...e é importante o cuidado.
As coisas para ti não tem sido fáceis...você encontra nesta prática uma maneira de lidar com um sofrimento inicial...Parece culpar-se, pois sabe que não é a melhor maneira...e nos pede ajuda.

Julia, gostaria de sugestionar para ti a procura de um profissional para acolhimento psicoterapêutico...É possível que a partir daí hajam outros encaminhamentos. Confia na possibilidade de evoluir.

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife