Eu realmente preciso aprender a confiar nas pessoas próximas a mim

Feita por >Kals1993 · 2 ago 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 27 anos, sempre tive problemas pra ter confiança em alguém, isso me deixa neurótico e matutando muitas ideias que as vezes tendem a ser certas, e as vezes nem tanto, mas isso me consome e complica muitas outras coisas na minha vida, por exemplo: relacionamentos, amizades , trabalho, dentre outros, eu queria saber se eu mesmo posso estar sendo equivicado
Sobre isso ou até por agir desse jeito, ou se realmente eu preciso de um tratamento pra que eu pare de me auto mutilar mentalmente sobre algumas coisas, se puderem me ajudar eu fico grato desde já

A melhor resposta 25 AGO 2021

Olá Kals
As pessoas muitas vezes tem pensamentos distorcidos, isto pode acontecer por diversas razões, tais como: algum fato em sua vida que desencadeou esta falta de confiança nas pessoas, ou pode ter sido aprendido na família. Pelo seu relato isto te traz muito desconforte e você fica com este pensamento recorrente sem conseguir parar de pensar no assunto. Para isso a psicoterapia poderá te ajudar sim, você aprende a ter pensamentos mais adaptados e a desafiar a forma como está pensando.
Lembre-se que ter cautela poderá te ajudar a ser menos vulnerável as pessoas, mas pensar demais sobre confiar ou não nelas, não te impedirá de que algo possa acontecer, e ficar nestes pensamentos recorrentes é como se a todo momento estivesse vivendo o que não quer que aconteça.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 AGO 2021

Acho q a terapia te ajudaria.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2021

Olá Kals, espero que esteja bem!

A nossa mente precisa constantemente de direcionamento, ou seja, nós temos que controlar nossos pensamentos e dirigir nossas ações no dia a dia da melhor forma possível, para que elas estejam alinhadas com nossa motivação interna, com nossos desejos e sentimentos. Quando não aproveitamos nosso tempo adequadamente, dirigindo ativamente nossa mente e nossas ações para aquilo que desejamos, a nossa mente e nossos pensamentos ficam a mercê de qualquer coisa externa e alheia às nossas aspirações.

Existe uma mudança de foco mental real que deve ser aplicada em nós mesmos, que é deixar de focar nos outros para focar o máximo possível em nossas ações. Será que estou agindo de acordo para obter aquilo que desejo para minha vida? Será que sei o que quero para minha vida? Se não sei, fico a mercê de qualquer coisa externa a mim, pois não sei me mover nem usar minha mente satisfatoriamente, pois não sei o que quero.

Veja que você sempre fica buscando algo externo, nas outras pessoas, para balizar seu comportamento, quando na verdade o movimento é o contrário. Você deve olhar para si, primeiramente, entender e sentir o que você deseja, e ai então mover-se para isso, mentalmente e praticante. Repare que em nenhum momento o outro tem lugar de destaque nesse processo, pois o protagonista é você.

Sugiro que você entre o máximo em contato consigo mesmo, para saber quais são seus desejos, o que você quer para sua vida, onde quer chegar, o que deseja estudar e trabalhar, como deseja se relacionar com as outras pessoas, para só então partir para a ação. Esse é um processo mais profundo de autoconhecimento e que lhe trará muitas descobertas pessoais que podem te auxiliar muito o desenvolvimento de sua vida futura.

Um Psicólogo pode te dar um bom suporte nesse processo de autoconhecimento e, se sentir necessidade, você deve procurá-lo.
Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Um Abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

4 AGO 2021

B noite.
Faça terapia. Vai te ajudar.
Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 AGO 2021

Olá Kals1993! Grato por escrever. A confiança nas outras pessoas, começa pela confiança em si. A rigidez faz com que se espere de si e das pessoas, acertos totais, coerências totais. Não há pessoas que náo falham, não há pessoas que não tenham alguma incoerência. Por essa razão todos precisamos ser tolerantes, flexíveis conosco e com os outros. Você, certamente precisa redimensionar a dimensão humana de todos nós, especialmente de si mesmo.
Vocè precisa, antes de qualquer coisa, aprender a confiar emsi mesmo, ver a si, como não tão frágil, ver a si como alguém forte para tolerar e lidar com as incoerências, falhas e contraidições de si e dos outros.
Será muito importante você, com mente aberta, com persistência, com disciplina e regularidade reorganizar tua identidade, tua rotina de vida, teus planos, metas, pontencialidades, com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de políticos falsos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

3 AGO 2021

Oi, Kals.

Esse pensamento e esses sentimentos de que existem sempre alguém confabulando contra você, falando mal de você, etc., pode estar muito associada ao fato de você constantemente desconfiar de você mesmo. No entanto, pensando mais profundamente, se você sempre se viu dessa forma, pode ser que existam dores inconscientes que te impedem de acreditar e confiar nas pessoas.

Honestamente, não consigo pensar em algo que possa te ajudar assim, pontualmente. É um caso que requer acompanhamento psicológico, coisas (dores e angústias) precisaram ser descobertas, entendidas e curadas. Aconselho que procure um profissional e comece a fazer psicoterapia.

Se precisar de algo mais me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

3 AGO 2021

Seria muito importante a compreensão se existe algo a mais nessa sua falta de confiança nas pessoas a sua volta, pode ser alguma experiência vivida anteriormente, falta de vínculo com as pessoas mais próximas dentre outras possibilidades. O pensamento nos leva a divagar sobre muitas coisas e isso é sim importante, mas quando pensamos demais sobre algo e considerando mais os aspectos negativos e sem evidência começamos a acreditar realmente naquilo isso se torna um grande problema que tende aumentar cada vez mais. Sugiro fortemente a procura de um psicólogo para em conjunto com você ir entendendo o que aconteceu para te levar as desconfianças e ressignificar algumas experiências.

Audrey Telma Viegas Faria Psicóloga Psicólogo em São José dos Campos

1 resposta

3 AGO 2021

Normalmente, as pessoas que não confiam em ninguém também desconfiam muito de si mesmas. Seja por contratempos pessoais ou profissionais, essa pessoa não consegue realizar o que quer e precisa, porque não acredita em sua capacidade e se considera inferior aos demais. Felizmente, esse problema pode ser resolvido com a ajuda profissional certa.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto

25 respostas

3 AGO 2021

Ola!!
Nos tempos de hoje é realmente difícil confiar, mas pelo seu relato sua falta de confiança pode estar te atrapalhando é importante analisar isso.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo