Eu não sei se ela é pra mim.

Feita por >Kalebi · 28 mai 2024 Abordagem psicológica

Primeiramente gostaria de agradecer quem puder tirar um tempo para responder e desejo a todos um ótimo dia

Nós já nos conhecemos bem, por um tempo considerado na minha opinião, ela é minha melhor amiga, e acredito que n tem ninguém melhor que ela para estar comigo. E tenho certeza que eu a amo e sei que é recíproco...

Mas o que acontece, é que ela sempre foi uma pessoa muito "solta", saí a hora que quer, volta a hora que quer e faz o que quiser e essas coisas. E realmente, não cabe a mim colocar limites nisso. Mas na minha visão, para entrar em um relacionamento algumas coisas precisam mudar... Em questão de farra, é o único ponto que me incomoda. Eu a conheço quando bebe, ela não tende a sair pegando todo mundo, ela é até bem tranquila em relação a isso. Mas pra mim não é algo pra se ter em um relacionamento, eu confio nela, sei que ela não me trairia. Mas por algum motivo eu não gosto da ideia, dessa liberdade...

A melhor resposta 29 MAI 2024

Olá! Espero que também tenha um ótimo dia.

Apesar de não poder responder sua questão inicial, pois acredito que essa reposta não deva partir de terceiros, mas sim de você, posso te ajudar a refletir sobre seus sentimentos! Primeiramente, é importante reconhecer e validar seus sentimentos em relação a essa situação. É natural se sentir desconfortável com certas atitudes do seu parceiro, mesmo que você confie nele e saiba que ele não te trairia.

Uma conversa aberta e honesta com sua parceira sobre seus sentimentos é fundamental. Expressar de forma clara e respeitosa como você se sente em relação a essa liberdade que ela tem em sair e curtir a vida noturna pode ser uma boa forma de iniciar uma conversa, podendo surgir novas reflexões para ambos. É importante também refletir sobre o que você considera importante em um relacionamento e se essa diferença de visões em relação a sair e se divertir pode ser contornada e negociada entre vocês.

Lembre-se de que cada pessoa é única e tem suas próprias formas de se divertir e se relacionar, e é importante encontrar um equilíbrio que seja confortável para ambos. Por fim, se essa questão continuar sendo um problema em seu relacionamento, talvez seja válido buscar ajuda de um terapeuta para ajudar a encontrar soluções e melhorar a comunicação entre vocês.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

18 respostas

4 JUN 2024

Olá, Kalebi.
Um relacionamento amoroso que começa com amizade mostra um aspecto fundamental: o companheirismo. Afinal, o que seria estar com alguém ser que essa pessoa fosse uma companheira (de quem faz companhia, que está junto, acompanha) também? Então, tá aí uma coisa muito bacana sobre vocês.
Dando um passo adiante.
Vocês, enquanto amigas, se apaixonam e pelo visto existe a possibilidade de um relacionamento. Ela do jeito que ela é e tu do jeito que tu és. MAS(!) existe algo que neste momento surge em ti e que diz "para entrar em um relacionamento algumas coisas precisam mudar". Independente de pensar que seria impor um jeito de ser à ela, quero te perguntar: o que surge de insegurança no relacionamento em ti no momento que passas a pensar nela como namorada? O que tem nessa idéia, nessa liberdade, que tu não gosta?
Então, minha cara questionadora do coração, para saberes se ela é ou não é para ti é importante que saibas o que existe em ti que tem medo da liberdade do outro.
Se quiseres encarar essa pergunta de frente, conta comigo.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

81 respostas

4 JUN 2024

Bom dia.
A terapia vai te ajudar a entender melhor seus sentimentos e qual o seu lugar na relação enquanto casal.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

112 respostas

30 MAI 2024

Kalebi
Cada um nasceu para se realizar e ser feliz. A vida te deu a liberdade e o poder de escolha. Sempre pode mudar de escolha na hora que voce quiser. Para a vida, nada é certo e nada é errado, tudo é uma aprendizagem.
Cada um vive a sua vida, governa a sua vida, alguns se tornam donos da sua vida, outros se tornam escravos e dependentes da vontade dos outros, da aprovação e validação dos pais, da sociedade, da educação, da religião...
Voce precisa conhecer a si mesmo e o que está tentando fazer é querer que ela viva da maneira que você quer.
Isso é uma dominação, uma invasão na intimidade do outro.
Você tem a força da vida e a força do sistema. Precisa viver a sua vida e saber lidar com as leis do sistema em teu benefício sem nunca contradizer a si mesmo.
Faça Psicoterapia para se conhecer e expandir a tua visão das coisas.

6190 respostas

29 MAI 2024

Boa tarde Kalebi!

Primeiramente agradeço aqui pela sua coragem em expor sua dúvida e suas angustias.

Escolher alguém para ser parceira no amor requer, antes de mais nada, a consciência de que o outro será sempre como ele é e não como eu quero que ele seja. Portanto cabe a você descobrir se aceita essa pessoa ou não, sem ter qualquer pretensão de querer muda-la, pois não tempos poder de mudar o outro, apenas mudamos a nós mesmos.

É possível que vc esteja nesse. dilema por estar trabalhando com a ideia de namorar uma amiga. É muito bom ter amigos, se vocês se dão bem numa relação de amizade, reflita um pouco se vale mesmo apena mudar.

Existem muitas outras garotas por ai, tenho certeza de que entre elas, existe alguma que esteja mais de acordo com seus valores e princípios. Sugiro que você amplie seus horizontes antes de tomar qualquer decisão.

Tenha uma ótima tarde.

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

29 MAI 2024

Bom dia, Kalebi! Obrigado pela exposição da dúvida. Você é para si mesmo? Isso não pode implicar dúvida. A tentativa de mistura de amiga com namorada, sempre envolve dois papéis, difíceis de separar, geradores de confusão. Sem dúvida nenhuma, amiga é muito mais importante do que namorada. Por que desejar namorar justo a amiga? Vamos amadurecer, ampliar horizontes?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional..