Como eu posso estabelecer conexões com as pessoas?

Feita por >Ariane · 8 ago 2023 Habilidades sociais

Ultimamente venho tendo muitas dúvidas não respondidas em relação a isso. Já procurei na internet, assisti vídeos, cogitei até comprar livros, mas ainda não consigo entender como fazer isso. Sou uma pessoa autista, e por isso, essa dificuldade sempre foi uma pauta para mim. Perguntei também para pessoas próximas, mas acho que suas respostas são vagas (coisas como "só acontece"), porque eu não consigo nem mesmo fazer amizades e eu não sei o que eu tenho que mudar para fazer isso. Venho tendo dificuldades sobre isso com a pessoa na qual estou tentando ter um relacionamento, e mesmo tentando conversar, nunca chegamos a um consenso por conta das diferentes perspectivas. Alguém pode me ajudar?

A melhor resposta 12 AGO 2023

Oi Ariane, obrigado por trazer sua dúvida. Não existe uma receita de bolo sobre como se conectar com as pessoas ou fazer amizades. Podemos trabalhar com o paciente o desenvolvimento de habilidades sociais, quando são pessoas que tem dificuldade nessa área e pouco repertório aprendido ao longo da vida sobre como se relacionar com os outros. Mas isso é trabalhado de forma individual, de acordo com cada paciente. Então não existe uma forma que possamos te falar aqui, você de fato precisa iniciar um acompanhamento com um psicólogo para trabalhar isso de forma mais específica.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 AGO 2023

Olá,
Existe várias formas de se relacionar, para que você seja capaz de identificar as possibilidades dentro do seu contexto, precisamos explorar mais o seu mundo e entender a sua história. Estou a disposição para ajudá-la a descobrir essas possibilidades, posso lhe apresentar em um encontro breve on-line como a psicoterapia pode lhe ajudar neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

14 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 AGO 2023

Ariane,
Precisa entender antes de tudo que cada um de nós está nesta existência para se realizar, fazer o seu objetivo de vida, aprender, corrigir percursos, expandir a consciência.
Cada um é diferente do outro, em tudo. A primeira tarefa é você satisfazer a ti mesma, ser feliz suprir tuas necessidades.
Por ser autista te torna mais desafiadora porque o sistema não sabe lidar com autistas; o sistema sabe lidar com os "normais", com os que estão na média; o sistema não sabe lidar com os inferiores nem com os superiores, muito menos com os autistas.
Não se compare com outras pessoas. Voce é você, tem necessidades a serem satisfeitas;
Não espere que outras pessoas te compreendam; procure você entender elas.
Nesta caminhada, encontrará pessoas que combinam contigo, que tornam os contatos, as relações possíveis.
Pode fazer Psicoterapia para se compreender, saber quem é e saber lidar com os outros.
Abraços

5817 respostas

10 AGO 2023

Olá, Ariane!

Podemos partir da sua constatação de ser uma pessoa que vive dentro do espectro autista, a partir dessa linha geral diagnóstica, somada a conhecer sua história de vida, personalidade singular, podemos ir trabalhando o modo para autocompreensão de seus afetos e a comunicação dos mesmos, Ariane.

Fico à disposição para iniciarmos esse trabalho, Ariane, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

10 AGO 2023

Olá Ariane,

Infelizmente não há uma "tática" para isso, mas, vai muito além do "só acontece".

Existem diversas técnicas e treinos de habilidade social para gerar esta conexão. Elas se baseiam em diversas situações e princípios que, mesmo com perspectivas diferentes, é possível chegar a um consenso, como você disse.

Se quiser falar mais sobre, sinta-se à vontade para me chamar.

Estimo melhoras,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

10 AGO 2023

Olá Ariane, espero que esteja tudo bem com você!

As relações interpessoais são muito fluídas e dinâmicas, e muitas vezes podemos ter boas experiências com elas, mas muitas vezes podemos também não ter boas experiências. É importante que compreendamos que todos, nesses momentos, tentam dar o melhor de si nessas experiências de trocas com as pessoas, com aquilo que sabe e que possuem dentro de seu repertório de vida. Por isso, tenha sempre em mente que é indicado você buscar dar o melhor de si nesses momentos, sem se preocupar tanto como está sendo percebida pela outra pessoa. Quando você encontrar alguém que se comunique bem com a sua postura, e sua forma de interagir, você vai perceber e sentir a reciprocidade. Um processo de psicoterapia pode te ajudar a desenvolver habilidades que podem ser úteis em interações com outras pessoas, e também desenvolver seu autoconhecimento, para que você tenha mais possibilidade de se relacionar com pessoas que possam te trazer benefício e satisfação. Por isso, se houver possibilidade, inicie um processo de psicoterapia com um profissional de Psicologia. Acredito que isso te trará inúmeros benefícios, e pode te auxiliar muito no desenvolvimento de suas relações. Iniciar uma interação com alguém pode ser muito fácil e natural, e rapidamente isso pode se desenvolver para um bom encontro, um bom contato, e uma boa experiência. Não deixe de interagir, coisas boas ainda vão surgir em sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

9 AGO 2023

Olá Ariane! Obrigado por escrever. Não pense que não estou levando em conta o que você escreveu. Apenas estou te indicando caminhos:
- Evitar telefone, evitar livros, evitar vídeos, evitar internet e tudo o que não for com pessoas diretas.
- Procurar pessoas, envolver se com grupos de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, praticar esportes coletivos de contato, vivenciar grupos de: teatro, escola de circo, estudos, arte, cultura, serviços comunitários, ficar o máximo possível em ambientes públicos e éticos.
- Contar com a assessoria científica inicial de um psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.