Como descobrir meu caminho?

Feita por >Maria · 13 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Antes da faculdade eu sabia exatamente o que queria ser e onde queria chegar, quando nada funcionou e tomei caminhos diferentes acabei me perdendo, fiz uma faculdade que não gostei, trabalhei na área que não me senti bem, depois começou os problemas e dificuldades, um relacionamento conturbado que hoje apesar de ser a pessoa perfeita para mim, não me faz “acender”, até o país que vivo não parece o correto, fui de férias para um lugar e senti que era lá é onde precisava estar, não sei que sensação é essa, mas é difícil hoje encontrar um caminho e acreditar nele, saber o que quero realmente. Tenho medo de estar procurando pela vida perfeita e ela não existir, de deixar uma pessoa que é perfeita hoje e não conseguir nada equivalente (acredite quando digo que é a pessoa a pessoa perfeita, me trata bem, faz o que quero, compra o que quero, limpa, cozinha, peça na parte sentimental/conversa).. enfim, agradeço a atenção e o retorno

A melhor resposta 14 OUT 2021

Oi, Maria!
Espero que esteja tudo bem
Puxa, que busca existencial, não? Encontrar algo que possamos chamar de "nosso lugar" exige muita luta e muito autoconhecimento, afim de que possamos trilhar algum caminho. Entretanto, vejo que precisamos ter objetivos realistas: o que eu chamo de "vida perfeita"? Vale lembrar que nem a blogueira que viaja pra Cancún todo fim de semana tem vida perfeita, ok?
A grama do vizinho não é sempre mais verde.
Acho que, num processo de terapia, podemos buscar um reconhecimento melhor de onde estamos pra sabermos onde queremos chegar.
Conte comigo se quiser adentrar nessas veredas de autoconhecimento!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

16 OUT 2021

Oi Maria,
Voce não está satisfeita consigo mesma, sento um vazio interior, a vida esta sem sentido.
Descobrir o seu caminho... verifica o que gosta de fazer e descubra os teus talentos... eles existem desde criança, voce trouxe contigo exatamente, através deles, conhecer-se e te realizar profissionalmente. Lembre-se de que a vida sempre está onde tiver alegria, prazer e facilidade. Tudo o resto é imposição do sistema que apenas quer te adaptar a ele.
Os indicativos que estás no teu caminho é a alegria, e realização que sente.
Precisa de auxílo, faça Psicoterapia para conhecimento de si mesma.

5817 respostas

14 OUT 2021

Oi Maria!

Fiquei interessada em saber: o que seria uma vida perfeita pra você?
Se a vida perfeita for uma vida sem dificuldades, com todas as nossas vontades sendo realizadas, sem frustrações, sem medos e decepções, etc, eu sinto informar mas essa vida não existe. Nem pra mim, nem pra você, nem pra ninguém.
E o que você anda buscando por esses caminhos, Maria? O que seria "nada funcionou"? O que significa ter feito coisas que não gostou, que não se sentiu bem? Consegue responder? Como você se sente hoje ao olhar pra esses caminhos?
E voltando a perfeição, o que seria a pessoa perfeita?
Acredito que sejam questões complexas, que podem ser trabalhadas bem melhor em um processo psicoterápico.
A psicoterapia também pode te ajudar nessa busca pelo autoconhecimento, de saber onde você está, onde você quer chegar e o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.

Estou disponível para te acompanhar nessa jornada. Abraço, Maria!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 OUT 2021

Olá Maria!
No começo, a busca pelo sentido da vida pode ser angustiante e dolorosa, mas você já deu o primeiro passo quando percebeu que algo não estava bem e precisava de mudanças.
Pode ser que seu momento de férias te trouxe a tranquilidade em meio a esses sentimentos e dificuldades que relatou...
Em relação a perfeição, precisamos lembrar que essa não existe, ok?
Avalie se é realmente essa postura da pessoa que está com você que te faz bem...
Tente refletir sobre seus desejos, anseios, e o que você precisa nesse momento. A psicoterapia te ajuda com isso, procure um profissional que você se sinta a vontade para iniciar o processo!
Boa sorte!

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto