Gostaria de descobrir o significado dos meus desenhos quando criança

Feita por >Cazé · 29 jun 2022 Psicologia infantil

Meu nome é Carlos, hoje tenho 43 anos, mas quando eu tinha uns 10 anos de idade. Tinha obsessão em desenhar caveiras, serpentes, cruzes. Tinha verdadeiro fascínio pelo símbolo do Nazismo. Eram desenhos repetitivos, colava essas figuras na parede do quarto. E na porta havia um pôster com nome sepultura. Gostaria muito saber pq eu sempre desenhava essas coisas, pq isso tanto me fascinava? Mais ninguém da minha família tinha esse comportamento. Meu pai era militar e minha mãe professora. E cresci sendo o único da família que gostava de rock, único que usou drogas, sempre alguma coisa que era errada estava no meu caminho. Hj graças a Deus me livrei disso. Mas será que os desenhos que eu fazia tinha a ver com o tipo de vida levei depois que cresci?

A melhor resposta 11 JUL 2022

Boa noite Carlos,

Posso te dizer que, os desenhos, os simbolos podem dizer muitas coisas, revelar o que está no inconsciente, e é importante a sua busca por compreender, entender seu comportamento através de desenhos que você fez aos 10 anos, mas não posso responder a sua pergunta, "Mas será que os desenhos que eu fazia tinha a ver com o tipo de vida levei depois que cresci?", pois é individual e pessoal a maneira que você entende e nomeia seus desenhos, simbolos, e os liga a cada acontecimento da sua vida, só você sabe.

Apesar de alguns simbolos ter um significado universal como por exemplo: "cruzes", que remete a religiosidade, no entanto para você pode ter outro significado.

A interpretação do desenho pode ser realizada em terapia por você mesmo, no setting terapeutico, você vai analisar passo a passo desenhos e simbolos, sugiro ainda que no verso de cada desenho coloque data e hora e, escreva após sua analise o que vier a mente no momento, pode ser uma frase, memórias afetivas, uma história, qualquer coisa, após leia e reflita.

Espero que encontre a resposta para a sua pergunta. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 JUL 2022

Olá Cazé.
Primeiro é importante perceber em que contexto você estava inserido no momento em que tinha obsessão pelos desenhos que possuía, quais pensamentos, quais filmes e desenhos assistia, quais tipos de amizades você tinha, e daí trazer os motivos e significados destes desenhos para aquele momento da sua vida.
Você pergunta se estes desenhos tinham a ver com a vida que levou. Tudo isto só é possível com análise da situação, porém é possível que as influencias que tinha na época te levaram a ter fascínio por estes desenhos e a ter se envolvido com rock e drogas. Cada um escolhe o que quer assistir, além dos amigos que quer ter, embora alguns podem ser manipulados, portanto você pode ter tido escolhas nesta direção porque havia naquele momento influências a sua volta para isso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 JUN 2022

Olá Cazé! Obrigado por se manifestar. Pode ser fascinante procurar desvendar as razões daqueles comportamentos, mas será necessário que você se submeta a procedimento metódico com a ajuda de um psicólogo, por algum tempo. Caso os dados daquela época não possam ser vinculados de maneira consistente com as razões da época, no mínimo, você se conhecerá melhor hoje, com ser histórico em construção.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são altamente falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

8667 respostas

30 JUN 2022

Olá, Carlos
Os desenhos infantis não possuem uma correlação direta com seus significados. Eles são íntimos e pessoais, são construídos com o tempo e com reflexões. Para pensar isso, é necessário o acompanhamento com um psicólogo que respeite essa individualidade e a singularidade do teu processo.
Entretanto, talvez uma forma de pensar sobre isso seria vendo quais significados esses símbolos tinham para ti naquela época. Como você se sentia quando desenhava? Alguns elementos que você citou (drogas e rock) podem ter sido vistos como movimentos e quebra e ruptura tradicional da adolescência, por exemplo.
Boa sorte ao explorar isso com um profissional, que o encontro de vocês seja muito rico
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha