Como aprender me posicionar e falar de uma forma que as pessoas entendam?

Feita por >Girassol · 5 jun 2024 Habilidades sociais

Sempre que falo algo percebo que as pessoas entendem de outra forma e fico super nervosa e tento explicar o que eu quis dizer mas parece que a pessoa não entende. As vezes fico surpresa quando a pessoa me fala algo que é diferente do que falei e diz que eu que havia dito.
E ocorre o tempo todo, não estou sabendo me posicionar em relação à isso. O que devo fazer?

A melhor resposta 25 JUN 2024

Olá, Girassol, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Problemas de comunicação podem ter mais de uma causa, Girassol, e você diz que você geralmente acaba sendo mal interpretada; talvez seja proveitoso que você inicie o processo de psicoterapia para que possamos juntos examinar o que está acontecendo, tanto relativo à sua forma de se expressar, a maneira que você externaliza uma opinião, percepção, entendimento ou desejo, quanto como possivelmente as pessoas em seu entorno te enxergam, que possíveis imagens que elas tem de quem é a Girassol.

O fenômeno encantador da flor girassol é que ela dirige sua "face" para o sol em sua fase de crescimento — talvez seja isso que você precise fazer neste momento para aprender qual é sua autêntica forma de estar e se comunicar com o mundo, tanto a conexão com as pessoas, o mundo exterior, quanto com seu mundo interior, a conexão com seu íntimo.

Girassol, realizo o atendimento on-line, fico à disposição para iniciarmos esse processo de autoconhecimento, aceitação e transformação.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

6 JUN 2024

Bom dia, Girassol! Obrigado pela pergunta. Amadurecer, treinar, treinar,... treinar, amadurecer,... amadurecer. Essa pergunta se responde com treino, persistência para toda a vida. Será preciso dimensionar das coisas das quais não seja inevitável fugir. Precisamos fugir, por exemplo, do vício em telas (tv, celular, videogame), precisamos fugir do álcool, isolamento social e demais drogas. Precisamos nos aproximar de pessoas éticas e saudáveis, estudos sérios e consistentes. Precisamos aprimorar e aprofundar trabalho.
Tenha a ousadia de enfrentar os desafios da vida, especialmente, treinar falar o que pensa, com a devida calma, preparação e verdade interior. Não se abale pela discordância dos outros, mas também não despreze os fundamentos que fazem com os outros discordam.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

6 JUN 2024

Girassol...
Gostei do nome Girassol

6349 respostas

6 JUN 2024

Olá Girassol.
Fazer terapia para desenvolver uma forma de comunicação mais eficaz ajudará muito para você resolver os problemas que vem enfrentado. Se muitas pessoas diferentes não entendem o que você fala realmente você precisa aprimorar a sua assertividade nessa área.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba