Não consigo aprender desde a infância e isso me afetou na vida adulta.

Feita por >Nayra · 9 ago 2024 Dificuldades de aprendizagem

Meu nome é Nayra e desde a infância tenho dificuldade pra aprender e entender tudo que é complexo e tudo que leio, que vejo, e o que escuto, e isso tem me prejudicado na vida adulta, pois hoje eu tô sofrendo com isso porque não consigo fazer nada, não trabalho e nem faço faculdade ou algum curso, desde que sair do ensino médio estou 5 anos sem fazer nada, não leio livro porque sofro tentando entender repito a mesma página muitas vezes e isso me angústia e desisto (coisas simples eu consigo entender), quando criança eu ia pra escola mas é como se a professora e o assunto que ela passava nem existisse, eu não sabia entender o que eles falavam ou até quando faziam perguntas, mas eu por se criança ou adolescente não entendia que havia algum problema em mim, quando eu ia pra escola eu gostava de brincar apenas , observar muitos as pessoas e como elas me olhavam também, e conversar besteira, e quando eu tentava ler algo é como se eu tivesse lendo um papel em branco, então eu desistia de tentar ler e o que me ajudava a passar era a cola, apenas isso, e pontos que os professores davam em cadernos, e só o que me chamava atenção já que eu não conseguia entender nada ou fazer nada era jogar, era a única coisa que eu sabia fazer, apenas jogar jogos no celular até quando eu fiquei adulta já que ademais coisas eu não sabia fazer, desde criança eu era vergonhosa, não gostava que meu vizinhos me vissem ou algumas pessoas, na escola também tinha vergonha, eu falava sim, mas ficava entre falar e ter muita vergonha por que eu não sabia interagir ou o que conversar, desde criança eu desisto das coisas que eu faço, já comecei balé, aula de teclado e natação e todas elas eu desisti de fazer, já tive muitos eventos traumáticos também antes e depois e todas elas me deixaram muito ruim, minha vida nunca foi estável, minha família é bem desestabilizada, quando criança eu era brincalhona mas depois de um tempo comecei a ser muito estressada, hoje eu sinto incômodo com tudo, tudo me estressa, tudo me incomoda, a minha casa me estressa eu não gosto de falar com as pessoas, uma hora eu falo com alguém mas depois não quero mais falar com ela, hoje em dia vivo em casa não querendo sair ou fazer algo porque eu não sei falar com as pessoas, não sei estudar ou fazer algo da minha vida desde criança, tudo que eu começo eu desisto porque eu não entendo nada, não sei criar diálogo com as pessoas e sinto vergonha de falar com elas porque eu não faço nada da minha vida.
Tenho muita sensibilidade emocional, e não sei me explicar, e desde nova não sei estudar ou ler e entender algo e isso tudo me angústia e hoje em dia tô desenvolvendo depressão, porque não saber o que fazer, não quero mais tomar banho, não quero mais falar com nenhuma amiga, porque eu sofro que as pessoas conseguem saber estudar e fazer algum curso, sabem conversar, tem ideias e eu não sei e não consigo nada disso, eu só quero morrer! E o ruim é que pra tu ser sucedida ou conseguir algo na vida tu precisa ler e estudar e ter que interagir com as pessoas e isso eu não sei fazer desde criança. Eu já percebi que eu canso muito rápido mentalmente, fico exausta muita rápido, toda vez que acordo,acordo sentindo algustia porque se eu não consigo aprender, lembrar ou ler algo isso acaba me causando um vazio e sem perspectiva de vida, hoje em dia eu tô esquecendo cada vez mais muitas coisas, tenho problemas de esquecer as coisas que já aprendi

A melhor resposta 10 AGO 2024

Oi Nayra,

Não sei quantos anos você tem, mas compreendi a sua história. Oriento, se puder, procurar realizar Avaliação Neuropsicológica para avaliação da dificuldade de aprendizagem e desempenho acadêmico, da compreensão, linguagem, socialização, interação, sensibilidade a estímulos, irritabilidade e o início de sintomas na infância tendo agravado na vida adulta.

Um diagnóstico adequado permite direcionamento ao tratamento e estratégias individualizadas, considerando alternativas diferentes para o desenvolvimento do paciente.

No entanto, caso não seja possível realizar a Avaliação no momento, não é o fim do mundo. A psicoterapia pode te ajudar descobrindo suas potencialidades, dons e talentos alternativos, além de estratégias para habilidades e comunicação assertiva dentro da abordagem de terapia cognitivo comportamental.

Tenha em mente que cada pessoa é única e você sofre quando se compara com outros padrões. Possivelmente você precisa lidar com cobranças, mas descobrir sobre si mesmo é mais importante do que atender expectativas. O sucesso profissional não se resume em formação em uma faculdade e a aprendizagem não se resume a livros. Você gosta de dança? Arte? Culinária? Você é boa em que? Organização? Aplicativos? Design gráfico?

Busque apoio para o seu desenvolvimento com um profissional de sua confiança e descobrirá novos caminhos. Boa jornada, felicidades!

Também fico à disposição!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

24 respostas

16 AGO 2024

Olá Nayra, tudo bem?
O que você está descrevendo parece ser uma situação profundamente desafiadora e dolorosa, e sinto muito que você esteja passando por isso. Suas dificuldades de aprendizagem, interação social, estresse, e agora depressão estão afetando sua vida de forma muito significativa, e é compreensível que você se sinta perdida e desamparada.
É importante buscar Ajuda Profissional.
Psicoterapia: Um terapeuta pode te ajudar a explorar e entender as raízes das suas dificuldades, e te oferecer estratégias para lidar com elas.
Avaliação Psicológica: Um psicólogo pode realizar uma avaliação para identificar qualquer transtorno de aprendizagem ou outra condição que possa estar contribuindo para suas dificuldades.
Psiquiatria: Um psiquiatra pode avaliar se a medicação pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão e ansiedade que você está enfrentando.
Nayra, você não está sozinha nessa luta, e sua vida tem valor. Os desafios que você está enfrentando são reais e difíceis, mas existem caminhos e recursos que podem te ajudar a encontrar alívio e a desenvolver habilidades que agora parecem fora de alcance. O primeiro passo, buscar ajuda, é o mais importante. Sua capacidade de superar dificuldades e encontrar uma nova direção pode ser fortalecida com o suporte certo.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

13 AGO 2024

Oi Nayra,
Isso pode ser resultado de que está tentando se adecuar ao que os outros querem de ti.
Primeiro, precisa saber quem é você e qual o teu objetivo de vida.
Você não nasceu para ser o que os outros querem; nasceu para se realizar à tua maneira, e ser feliz.
Os outros, mesmo os familiares, a educação quer que você aprenda o que eles ensinam e você se opõe, não lembrando, não gravando na tua memória. Na verdade, você grava, mas "esquece" o que aprendeu e se julga incapaz e deixa a opinião dos outros te afetar.
Você tem habilidades, você tem os teus talentos, mas não estão sendo desenvolvidos.
Faça Psicoterapia para conhecer a si mesma, conhecer e desenvolver teus talentos e viver a vida que você quer viver.
A vida te deu a liberdade de fazer o que você quer fazer... te deu também o poder de escolher novas coisas, caso não goste do resultado das outras escolhas.
Precisa resolver alguns entraves que esteja sentido, como vergonha, julgamentos, medos e outros.
Você está aqui para se desafiar, não é realizar as expectativas dos outros.
Confie em ti, ouse ser o que você quer ser.
Por isso a Psicoterapia para te auxiliar nesse processo.

Abraços.

6349 respostas

12 AGO 2024

Aprendeu e muito, escreve melhor que uns com Doutorado,rs. Brincadeiras à parte, isso de familia desestabilizada pode ser a chave para entender melhor suas questões, talvez falte você buscar a própria identidade, se entender, por dentro. Nunca passou por um neurologista ou psiquiatra para descartar algum outro transtorno e melhor tratar? Agende um horário para falar melhor disso, entender sobre seu funcionamento mental, colocar pra fora suas questões, medos, dificuldades e aí voltar a sorrir...muitas vezes, as pessoas não conseguem avançar simplesmente por não entenderem seu funcionamento, e aí, vão se encolhendo na sociedade, vão se submetendo a tudo, ficando passivas, medrosas, deprimidas. Nós somos luz, e luz tem que brilhar! Pense nisso!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

12 AGO 2024

Olá Nayra! Sinto no seu relato muita ansiedade, baixa auto estima. Cuidado com sua sensibilidade emocional, alimentando apenas os aspectos negativos realmente você pode entrar em uma depressão. Sugiro que busques uma terapia para aprender a gostar de si mesma, o auto amor, auto cuidado auxilia muito na disciplina, persistência e lidar com dias ruins. Não desista, as vezes a solução esta do nosso lado, mas falta estar bem para sentir e conectar-se. Busque auxilio psicológico.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

10 AGO 2024

Bom dia, Nayra! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Você acha mesmo que uma pessoa que escreve um texto desse não aprendeu nada? Claro que aprendeu, mas há questões que precisam ser consolidadas. Por exemplo, estudar, ler, aprender, muitas vezes envolve persistência, muita persistência, repetição, estratégia.
Estou convicto que se alguém de nós, psicólogos, te der a mão, com sabedoria, com acolhimento, empatia e sensibilidade, você modificará a forma de ver a si mesma, de lidar com as situações de aprendizagens, com as situações de trocas humanas.
Para tanto, precisaremos que você venha com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Atenciosamente,